segunda-feira, abril 4

"Vendo pelo mesmo preço que comprei!"

Recebi um mail que transcrevo......

http://www.observatoriodoalgarve.com


Lider do PS constrsi hotel de charme e viveiro de rosas tranginicas.
01-04-2005

Deu entrada hoje, 1 de Abril, na Cbmara de Faro, um pedido de licenciamento de um projecto da empresa Pink Wawes, Inc uma sociedade ansnima da qual o accionista principal e presidente do conselho de administragco i Miguel Freitas, engenheiro agrsnomo e presidente da Federagco do Algarve do PS, para a construgco de um hotel de charme, e de um viveiro gigante para a reprodugco de rosas transginicas, situado na Conceigco de Faro, paredes meias com a propriedade familiar de José Vitorino, presidente da autarquia.
O empreendimento Pink Wawes, vai ocupar um total de 40 hectares, de acordo com o projecto a que o Observatsrio do Algarve teve acesso, propue-se desenvolver um conceito de turismo ligado à exploração de estmmulos sensoriais, seguindo as novas tendjncias do turismo de emogco.Neste caso, estão em causa o olhar e o olfacto uma vez que o complexo implica a componente de exploração de cerca de 30 mil roseiras, manipuladas para provocarem um grande impacto colorido na paisagem e um intenso perfume onde se acentuam os tons rosa e se evitam todas as nuances amarelas e ocre.
Trata-se de um tipo de roseira estudado para as condições climatéricas do micro clima da campina de Faro, que sercão posteriormente exportadas para o mercado internacional de flores, através de uma holding sedeada na Holanda, segundo fontes da autarquia, que ja deu parecer positivo ao pedido preliminar apresentado pelo investidor.
Contudo, o projecto nco obteve ainda a desafectação dos terrenos incluidos na Reserva Agrícola Nacional RAN como de classe A, para a construção do hotel de 16 quartos, 10 vivendas unifamiliares, um Spa e um Centro de Aromaterapia, assim como as estruturas adstritas aos viveiros para a exportação das roseiras transginicas, disse ao Observatsrio do Algarve o director Regional de Agricultura - DRA.
Paula Brito estranha o parecer positivo da autarquia quando a DRA ainda nco se pronunciou, sendo vinculativo o parecer daqueles os servigos.
O director regional da DRA mostra-se disposto a pedir o embargo do licenciamento, baseado na importância agrícola dos solos a ocupar.
Acresce o facto de este projecto violar o Plano Director Municipal de Faro, que classificou a zona da Conceição como de ocupação agrícola, não prevendo assim o desenvolvimento de projectos turísticos.
Confrontado pelo Observatsrio do Algarve, Miguel Freitas não se quis pronunciar sobre a matéria, mas também não desmentiu ser o principal accionista da Pink Wawes.
O político, quando instado a esclarecer questões como a utilização da agua da rede para a rega dos viveiros, e ainda a localização do empreendimento próximo da zona de protecção de um aquífero subterrâneo, agora a ser de novo explorado para consumo público devido à seca, comprometeu-se a explicar todas as medidas minimizadoras previstas no empreendimento quando o Estudo de Impacto Ambiental -EIA estiver concluido.
No sentido de esclarecer esta aparente inversão de prioridades, isto é, o licenciamento do projecto antes da desafectação dos terrenos e da conclusão do EIA, o Observatório do Algarve contactou a tutela, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional C.C.D.R..
Tanto o seu presidente, Campos Correia, como a vice-presidente Valentina Calixto, escusaram-se a prestar declarações, remetendo para o gabinete de Francisco Correia Ministro do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, cujo porta-voz informou estar o governante a estudar o processo.O Observatório do Algarve vai seguir os desenvolvimentos deste processo.