sábado, maio 28

Crónicas a Esmo

Recebi do Autor e passo a transcrever:


MANEKEN PISS

Por António Belchior

O homem político é de ferro !
Presume-se que feito naquele material dos canivetes suíços que trazem gravada a cruz branca em fundo vermelho e bem escarrapachada a marca do aço: “Vitoria inox “! Lindos …
O problema desses canivetes são as peças.Primeiro que se encontre a lâmina, aquela que corta mesmo e a direito, é um nunca mais acabar de ferrinhos, pinças, abre-latas, limas de unhas e outras peças de primeira necessidade, além de umas outras ferramentas que ninguém sabe para que servem, a não ser para fazer volume, enfeitar com ar de seriedade e tornar o preço mais alto.
Todos trazem a tesoura corta-fitas, isso não falta.
Mas de vez em quando sai um canivete “matraquilhado”.
Chega até a ter bússola para a pessoa não perder o Norte e ficar desnorteada, mas a lâmina, a tal que corta a direito, ou não existe ou vem destemperada e em ziguezague.
Nesses casos, a curvatura da lâmina faz com que corte sempre de modo a deixar a fatia grossa do lado de cá e a côdea do lado de lá.
É o caso do homem político, com muito bom aspecto por fora, mas a laminazinha marota escondida entre toda a camuflagem brilhante e inútil que exibe.
Por isso, a fábrica dos canivetes suíços está em risco de falência por falha grave na linha de produção.Já quase ninguém compra o Vitória Inox, perdeu a fiabilidade e sendo assim, fancaria por fancaria compra-se o canivete na loja do chinês, que nem sequer pede cartão de eleitor e Bilhete de identidade para empacotar a mercadoria.
Nesses ao menos, toda a gente sabe que a lâmina se dobra e acomoda conforme as necessidades, que se adapta a multifunções, e que apesar de ferrugenta aceita uma demão de polimento pré-eleitoral.
É portanto um canivete político,
E são esses canivetes que prometem e desprometem, que sofrem de amnésia selectiva para os compromissos apregoados e apregoam ter feito o que nunca fizeram: gestões competentes e honestas para com o eleitorado.
Felizmente em Faro não temos esses problemas.A esclarecida gestão do actual autarca premiou-nos com uma dívida tal que a cidade já não tem crédito, mas em compensação deixou uma obra emblemática: A Rotunda da Fonte Rachada.
Consta até que os ingleses vão demolir Piccadilly Circus e substitui-la por uma vitoriniana rotunda, passando a praça a chamar-se Vaginal Circus !
Em minha opinião, o mínimo que a Cidade poderia fazer seria um monumento de agradecimento, com as feições e postura do homenageado, do tipo do famoso menino do xixi, o Maneken, em Bruxelas.
Mas com a água ligada, senão ainda parece que o boneco está a fazer outra coisa …
Nomeie-se pois a comissão !!!

Maio/2005