sábado, maio 28

Sócrates "dixit"

José Sócrates no Debate Sócrates–Santana Lopes, 3-2-2005, SIC e Canal 2


"Eu não estou de acordo que se baixem os impostos (...). Mas também não estou de acordo com a subida de impostos, não estou! Porque isso também já foi uma receita do passado. Isso já foi feito no passado e não produziu bons resultados. Eu não acho que os problemas das contas públicas em Portugal se possam fazer à custa da economia, fazendo… Lançar impostos, neste momento, no meu ponto de vista, criaria ainda condições para um arrefecimento ainda maior da economia portuguesa. Ora eu acho que esse não é o caminho"

Palavras para quê???

5 Comments:

Blogger Francis said...

Dejá vu, Dejá vu... Vira o disco e toca o mesmo.

9:50 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Um Estado vive de impostos (directos e indirectos). Face a um déficit de aprox 7% e a um compromisso que obrigatoriamente se tem que respeitar (pacto de estabilidade económica na zona euro)não basta estimular a nossa "culturalmente selvagem economia" das PME, que estão habituadas a fugir subrenaturalmente aos impostos.É necessário sim, aumentar a receita do Estado e esperar que os Portuguesinhos ganhem juizinho e deixem de dar palmadinhas nas costas aos conhecidos amiguinhos que se gabam de fugir aos impostos e que paralelamente EXIGEM regalias sociais ao Estado e que este, face a estas situações Bola de Neve, deixou de ter capacidade de fazer face.

11:55 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Caro Nuno.Estou de acordo com o que diz mas não acredito que o deficit tenha chegado onde chegou, instantaneamente!É problema que vem de longe e com vários responsáveis! Mas, uma coisa é certa! Sócrates prometeu e não cumpriu! Mais, já que "tinha que cortar", e com isso perdendo muita popularidade, que fosse até ao fim! Ficou muito por se fazer!

1:01 da tarde
Anonymous Anónimo said...

De certo que a actual situação económica não surgiu de forma instantânea e que existem vários responsáveis por ela, porém devemos deixar de olhar para o passado, pois muitas decisões e caminhos tomados (que acredito parecerem certos na altura), foram provados errados, porém nada podemos fazer para alterar o passado, nem seria relevante fazê-lo. Relativamente à atitude de Sócrates, não creio que seja errada, pois ao mesmo tempo que aumenta os impostos está a criar um sistema contra a evasão fiscal através do levantamento do sigilo bancário e do fim das pensões vitalicias dos politicos, bem como simultâneamente procura estimular o investimento económico, coisa que antes nunca ninguém teve a coragem de fazer. Não se pode ir até ao fim de forma abrupta, pois criar-se-ão rupturas. Uma coisa é certa, Sócrates não conseguirá fazer nada sozinho, temos de mudar a nossa cultura e apercebermo-nos de uma vez por todas que a situação é grave e deixar de acreditar que virá um messias resolver a questão, pois até nisso a História provou que não existem Messias. Em suma, não tenho acções do Governo, porém tenho-as no País, por isso digo que devemos começar por nós próprios. Cumprimentos

4:19 da tarde
Blogger Português desiludido said...

O final do post diz tudo e sobre isso estou indicutivelmente de acordo!Mas, quando se vai começar a fazer alguma coisa para mudar a nossa cultura?Quando se fará alguma coisa para aumentar a produtividade do sector público e também do privado??Há tanto para fazer....

12:14 da tarde

Enviar um comentário

<< Home