terça-feira, junho 7

Aí estão os incêndios !!

Ainda o verão não chegou e já começaram os incêndios! E, pelo que a imprensa nos diz, a estratégia de combate, ainda não existe!! Na Assembleia trocam-se "galhardetes" com a oposição a atacar o ministro e este a dizer que "não é bem assim"!
Uma coisa é certa!! Quem acaba por sofrer são sempre os mesmos! São aqueles que cada àrvore , cada palmo de terra, são uma parte de si próprios ! E quando alguma coisa arde, morre um pouco de cada um!
Há quem divida o Algarve em barlavento e sotavento! Há depois uma outra versão que diz que o Algarve está dividido em:- barlavento, sotavento e Loulé!
Pois eu, há muitos anos, fiz a minha divisão:- a norte da 125 e a sul da dita!
Com esta divisão sempre pretendi enaltecer as gentes do interior algarvio, e com especial incidência as do interior do nosso concelho! São como o medronho que lá se faz! São puras! Beber um medronho aqui em Faro é como tomar uma purga! Saiu bom da origem mas foi ficando adulterado quanto mais se aproximava da "civilização"! Conheço bem o interior algarvio, e conheço muito bem todo o interior do concelho de Loulé! Há uns anos cmprei uma casita na "Corte Buxo", freguesia de Alte, e "é para lá que corro quando a civilização me atormenta"!
Essa casa comprei-a a um SENHOR das Barrosas, Sr. Pompeu Cavaco! Costumo brincar dizendo que conheço todos os Cavacos famosos do Algarve! O Sr. Pompeu Cavaco, já falecido, seu filho que ficou célebre pela negativa com todos os problemas que teve com a Justiça e A. Cavaco S. de Boliqueime! Mas, comentário à parte, estou ligado ao interior algarvio e às suas gentes! Gente Pura,Gente Boa! Sei doque vivem e como vivem! Sei a dôr que lhes provoca o ficarem sem aquele sobreiro ou aquela azinheira!Todos sabemos como foram "castigados" no ano passado!
Será que "o quase nada que lhes ficou" é para arder este ano??? Receio bem que sim! Quando até o Serviço Nacional de Incêndios e Protecção Civil é chefiado por alguém que lá vai parar por questões políticas, está tudo dito! Lugar Político! E, infelizmente, isto é verdade para quase tudo!!! E assim vai continuando a arder este País!

6 Comments:

Blogger lottemay.beedell said...

tens de ir até ao Alentejo... aí sim reina a gente boa :) riso

10:49 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Collie! És alentejana? Eu conheço bem o Alentejo e passo lá alguns dias, 3 ou 4 vezes por ano! Vê lá que até casei com uma alentejana....

10:54 da tarde
Blogger Francis said...

Quando estive na tropa. Durante umas manobras militares, o Capitão disse-nos assim:
-Além em baixo estão os nossos carros de combate.
Olhei e como não vi nada em redor, perguntei:
-onde, Capitão? Não vejo nenhum!
-Ò Furriel, claro que não vê nenhum! Eles só existem no papel!

10:58 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Um ministro angolano veio a Portugal visitar um ministro português que lhe fez uma recepção de gala na sua casa! O angolano indagou o português como é que um ministro em Portugal tinha posses para ter uma casa daquelas, ao que o portugues disse:-vê ali aquela auto-estrada? Vejo! pois foi a adjudicação dela que me permitiu arranjar esta casa! Tempos depois vai o português a Angola retribuir a visita! Grande palacete e pergunta invertida! Como é possível você ter um palácio destes? Vê ali aquela auto-estrada? Não, não vejo! Pois, mas devia estar lá...

11:06 da tarde
Blogger Gasel said...

Pecaaas... a época de incendios é com a época balnear: tem data marcada para começar, só que às vezes os afogamentos e os incendios têm o mau hábito de aparecer mais cedo e nem 1 aviso se dignam a mandar.
Por agora, aqui a serra parece aida resistir. Por qt tempo, 15 dia>? 1 mês?... aposto que até 15 de agosto mt já terá ardido.
Na minha terra, deve ser mais cedo: dizem q já está em alerta "vermelho". Este ano o resto do parque naturla de S. Mamede deve ir à vida...
E já me informei: conheci bem o teu irmão. Agora já não vejo à mt tempo!
:)

9:34 da manhã
Blogger Montenegro said...

Incêndios, infelizmente, há todos os anos... quer seja por descuido, quer seja por causas naturais (que também há)...
Mas os que custam mais são os casos em que são causados por piromaníacos que, quando são apanhados, verificam-se que são malucos e voltam cá para fora... ou então quando são empresários sem escrupulos, que querem baixar preços de terras e/ou madeiras... nestes dois ultimos casos, prisão com eles, já!!!!!!

10:30 da manhã

Enviar um comentário

<< Home