sábado, junho 11

A Galinha dos Ovos de Ouro

O Turismo, como todos sabemos, é a "Galinha dos Ovos de Ouro do Algarve"!
Claro que isto é figurativo pois " a Galinha anda há muitos anos doente e os ovos, de ouro já pouco têm"! Mas, é efectivamente a actividade principal do nosso Algarve e que gera verbas de muito peso que sustentam tudo o mais! Também é verdade que a "maior parte dos ovos não fica cá e vão alimentar outras bocas", mas mesmo assim, os poucos ovos que cá ficam é que fazem andar o nosso Algargve!
Quer isto dizer que se "matarem a galinha" o que é que vamos fazer? Se no actual estado das coisas vamos sobrevivendo, se a matarem....
Tudo isto para falarmos doque se passou ontem em Carcavelos e já hoje em Quarteira!
A gravidade dos acontecimentos requer das autoridades um tratamennto imediato e eficaz! Vamos esperar que o Algarve não seja já hoje notícia nas televisões europeias e que essa notícia não tenha repercurssões negativas no fluxo túristico para a nossa terra! O Governador Civil do Distrito tem que, com o carácter de muito urgente, reunir com as autoridades e planear e fazer activar acções que garantam que o que se passou não possa voltar a acontecer! O Algarve tem vindo aos poucos a perder competitividade, em termos de destino túristico! Porquê? Por muitos motivos, certamente! O principal será provávelmente o preço mas há muitos mais, até porque "os poucos ovos de ouro que a tal galinha doente ainda produz não são "estrelados" na terra que a alimenta"! Numa região onde a pesca "foi enterrada", a agricultura foi "encaixotada em estufas", a indústria só tem um nome -turismo, onde "só produzimos sol, areia e mar, se o turismo morrer, com ele morre a galinha que já está doente e morremos todos nós"!
Em Quarteira parece que os autores do acto vieram de Lisboa para uma festa na Kadock e depois foram para a praia continuar a "festa"! Mas se são de Lisboa ou de Canas de Senhorim, ou da Eritreia é o que menos interessa! Não vamos "tapar o sol com uma peneira e ficarmos pelo..." é malta de fora"!Também cá, temos "operacionais" capazes de fazerem o mesmo ou pior! E se "vira moda" vamos ver acontecer todos os dias e com os "operacionais" a dizer "eu fiz melhor que tu"!Todas as associações ligadas ao turismo têm que exigir do Governo garantias que isto não volta a acontecer! Estão em risco os nossos empregos, o nosso futuro e dos nossos filhos! Não podemos ficar "de braços cruzados"! Se houve "movimentações" quando se falou de portagens na Via do Infante, o momento agora é bem mais grave! É necessária uma "manifestação geral" em todo o Algarve! A "minha manifestação" começou aqui e agora mas espero que rápidamente passe para a rua, frente ao Governo Civil!

8 Comments:

Blogger Francis said...

Não acho que a galinha esteja doente embora acredite que muitas coisas devem ser melhoradas e que não devemos apenas "confiar" no Turismo.
Quanto à questão dos assaltos, infelizmente não se trata apenas dum problema estrutural mas também social. Temos de nos perguntar quem são estes jovens, de onde vêm e que valores lhes são transmitidos. por fim, o código penal português tem, de uma vez por todas, de ser revisto!

11:42 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Quanto ao estado de saúde da "galinha" permito-me descordar..
O problema social é uma realidade mas parece-me que pouco se tem feito! Os problemas crescem, não regridem!O código penal há muito deveria ter sido revisto! Mas os anos passam e....

2:47 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Também reparei no que aconteceu em Quarteira e pareceu-me que houve um pouco de histeria em massa face aos acontecimentos de carcavelos, pois ninguém conseguiu apurar que aquele grupo iria praticar realmente crimes. Creio que se agiu antes por racismo e temo que futuramente um grupo de 5 ou 10 negros passem a ser considerados criminosos ao abrigo de uma qualquer lei de Pré-Crime. Temos de ter atenção...

11:22 da manhã
Blogger Canis Lupus Horribilis said...

Têm todos razão. É difícil isso acontecer. Não deixa de ser verdade que os problemas não podem ser vistos de forma sintética, porque a sua origem é na maioria dos casos profundamente complicada, mas entretanto temos que tomar medidas e pressionar o poder, senão corremos o risco de nos tornarmos um país, onde o respeito e as regras são um simples tapete!

2:17 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Estou de acordo e o assunto de Quarteira foi empolado! O que é certo é que a imprensa internacional já fala no assunto...

2:20 da tarde
Anonymous Anónimo said...

E ninguém pode parar a impresa!! É um grande negócio sem dúvida. Tem a ver com a memória comum, se aparecer no telejornal existe, se não não existe.

5:23 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Tal como se previa a imprensa internacional deu relevo ao "arrastão" em Carcavelos! A BBC fez mesmo uma reportagem com o seu correspondente em Portugal!O fluxo turístico para o Algarve é, em cerca de 70 %, Inglês...Esperemos que não haja consequências!

10:57 da tarde
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. Hub caps mazda 626 1998 nexium netdoktor 106 peugeot modifications Jbm compactflash Recipes for nexium patients amateur girls fort walton beach mazda cisco training Crvedilol fluoxetine interaction Toxic fumes from color laser printers Best price flat panel monitor

1:53 da manhã

Enviar um comentário

<< Home