segunda-feira, agosto 22

Portugal a arder

Julgo que ninguém consegue passar alheado à situação alarmante que Portugal atravessa!
Falar dos incêndios é repetir o que já foi dito no ano passado, e hà dois anos e assim sucessivamente...e, provavelmente será outra vez no próximo ano!!
Porquê???
Será que somos assim tão burros que não aprendemos a lição?
Infelizmente sou obrigado a dizê-lo, porque é verdade!! Somos burros!
Afinal o que é preciso para haver incêndios? Floresta, mato, terreno propício, etc..
Isso Portugal tem!!!
E o que é poreciso para combater esses incêndios??
Bombeiros em quantidade e qualidade que não temos!
Equipamentos que não temos!
Limpeza dos terrenos/matas que não fazemos!
Combate e investigação séria aos incendiários que não fazemos!
Meios de detecção que não temos!
E continuaria com uma série infindável do que não temos ou não fazemos......
1.Os bombeiros.
Merecem toda a nossa admiração e respeito!Temos visto o seu trabalho e nas condições em que o fazem, até ao ponto de morrerem "em combate"!
Mas, não podem fazer mais!!! Os quadros das corporações de bombeiros estão sempre abaixo do indicado para a sua àrea de acção! Se juntarmos a isto o facto de a grande maioria das corporações serem de Voluntários, cuja formação é a possível e que vivem do voluntariado, temos então a frente humana de combate aos incêndios!
Muito fazem os nossos bombeiros!
2. Material rolante (auto-tanques,viatura de primeira intervenção, etc.)
Basta ver e ouvir a TV para nos apercebermos da falta que há de viaturas! Dizia ontem o Cmdt duma corporação que está no terreno, que levaria toda a noite a dizer o que faltava na sua corporação! E as imagens corroboram isto! Há viaturas com quase 20 anos!!!Outras há que para nada servem no combate a estes incêndios florestais!
E não há porquê? Não há verbas!!!É sempre a mesma resposta!
Mas há verbas para mudar as viaturas das administrações de tudo o que são E.P., há dinheiro para comprar submarinos, (que nos fazem uma falta enorme), há dinheiro para pagar a administradores e directores de serviços, que já estão reformados e acomulam vários ordenados, há dinheiro para deslocações oficiais camufladas de férias, há dinheiro para tanta coisa e não há para adquirir viaturas para os bombeiros!Quantos milhões irão custar os incêndios que estão a assolar Portugal?
3.Outro material.
Todos sabemos que uma das melhores "armas" para combate a incêndio florestais são os meios aéreos! Onde o homem não chega....
E o que é que Portugal tem como meios aéreos para combater os incêndios? Nada!!
Mas temos alguns aviões e temos na Base Aérea do Montijo, equipamento de combate a incêndios que popderia ser montado nos aviões da FAP e que lá está abandonado! Portanto, ter isto ou nada é o mesmo!
Preferimos pagar balurdios de dinheiro a empresas privadas que alugam esse material!E esse alugar tem custos directamente proporcionais às horas de Vô0!Pois é, interessa estar no ar....
4.Diversos.
Sabem que em determinadas situações se fizermos uma limpesa a um terreno somos passivos de ser multados? É preciso uma autorização....
E sabem que há muitas pequenas parcelas de terreno cujos donos não têm a miníma capacidade financeira para poderem pagar uma máquina para fazerem a limpesa?
E sabem que temos as cadeias sobrelotadas de presos que nada fazem e que podiam atempadamente ajudar a precaver os fogos?
E sabem que temos um exército que não serve para nada numa intervenção militar, mas pode servir em acções de limpeza das matas?
E sabem que somos o país da Comunidade Europeia que tem a maior percenteagem de àrea ardida?
E sabem que temos que mendigar à Europa o envio de aviões para ajudar a combater o fogo?
Este , e os outros Governos, têm que de uma vez tratar deste assunto com seriedade!
Vamos deixar-nos de projectos megalónomos para o Aeroporto da OTA e do TGV!
Somos pobres! Não o podemos esconder! Mas não podemos àrmar-nos em ricos!! Temos primeiro que resolver os reais problemas do país!! Só depois podemos "olhar"para projectos de vulto que nunca podem ter uma prioridade face a problemas como este!
Votem mal,.votem..

13 Comments:

Blogger Português desiludido said...

Sem dúvida! Eu aflorei o assunto que deve ser visto por outros prismas, e o ordenamento florestal é um deles!

8:19 da tarde
Blogger Vagabundo said...

Pois é amigos, é com muita mágoa que estamos neste estado mais um ano.

9:49 da tarde
Blogger Português desiludido said...

É mais uma vertente do problema!

10:16 da tarde
Blogger Miguel said...

Plenamente de acordo!

Se todos nós sabemos isso, PORQUÊ que não se faz NADA!!!

Bjs da Matilde

10:53 da tarde
Blogger WatchMan said...

Sou leigo neste assunto mas não me parece que o avolumar de meios de combate a incêndios seja a melhor forma de os combater.
Equipar um só bombeiro para combater incêndios florestais custa cerca de 300 cts.
Uma das coisas que os bombeiros mais precisam é de meias, que praticamente se esfarelam dentro das botas desadequadas que usam.
Algumas corporações notoriamente de vocação florestal teem investido ou recebido equipamentos de ambulância ou de combate urbano, pois são mais "visíveis" ou dão mais a ganhar no "defeso" dos fogos
Pagar o combate, quando se pode pagar um décimo pela prevenção é (7 letras começa por burr e acaba em ice)
Ter helis e canadairs custa todo o ano e não apenas durante os dias de inferno.
Todos os anos há incêndios, mas quando se refloresta não se criam aceiros, não há linhas de água, nem sistema de alarme rápido, logo há (começa mer e acaba em da, com 5 letras...)
Enfim... TEMOS de fazer qualquer coisa e para com isto. JÁ!

12:55 da manhã
Blogger Mikas said...

Há dois anos atrás apssei pela experiência de ter o fogo bem eprto de minha casa, quando uma grande área do barlavento algarvio ardeu. Durante uma semana o céu não mostrou o sol, e respirava-se cinza. Foi difícil, ver os bombeiros a dormir breves horas na relva em frente ao quartel, aglomeravam-se muitas corporações, oriundas de todo o país. A população deslocou-se até ao quartel, cada um dava o que tinha, em géneros. Cada carro de bombeiros que regressava ao quartes por qualquer razão, tinha um prato de comida quente à sua espera, o quartel não parou, 24h/24h. Foi a única coisa que me comeveu positivamente,a entreajuda, desde os mais novos, até àqueles que com muita dificuldade prestaram a sua dificuldade da forma que podiam.
Hoje vejo as notícias e vêm-me as lágrimas aos olhos, anos de trabalho perdidos, casas destruídas, áreas de beleza rara, de um verde admirável, que levarão anos, décadas, a voltar a ser a sombra dakilo que eram.
Não vejo melhoras, pelo contrário, tudo parece piorar. O fim ainda parece longe.
Que venha o inverno, a chuva, para que o verde renasça, e com ele a esperança.

3:57 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Enquanto os interesses económicos e materiais prevalecerem sobre a moral dos homens,vamos continuar a assistir a catrástofes como esta.
Parabéns pelo teu blog.
Daisy....

10:13 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Palavras para quê... foi tudo dito
Bjcas

3:19 da tarde
Blogger Der@ said...

... o abandono físico e moral do nosso país.
O resto tem sido tudo dito.

7:21 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Enquanto a chuva não vemj e o verde não refloresce, reflita-se sobre o estado de espírito dos Portugueses! segundo um estudo, publicado hoje, no C.M. (realizado por Americanos), somos o País mais infeliz da europa (ainda) dos 15!!!! ... Poder-se-à, por aí, explicar tantas ignições???? .... A palavra aos psicólogos clínicos :))) MAR

9:02 da tarde
Blogger Gasel said...

Mas o reordenamento florestal mexe com os interesses com os interesses de centenas de milhares de pessoas: a propriedades rurais/florestais estão completamente pulverizadas por milhares de herdeiros.

1:56 da tarde
Blogger Unknown said...

Pedro,

Discordo contigo em várias coisas :

1 - Bombeiros, estão na generalidade mal preparados fisicamente, pois muito do tempo que deveriam passar a cuidar da sua condição física, em especial no inverno quando há muito menos necessidade da sua intervenção, preferem outras ocupações ...
Quanto ao número, acho que acima de tudo há que pensar em esquemas tipo a reserva da guarda costeira americana e não em aumentar o número para teres muitos individuos a ganhar sem nada fazer durante 7 ou 8 meses do ano, é preferível ministrar cursos a pessoas e depois durante a época de fogos requisitar essas pessoas do que estar a aumentar os custos em permanência ...
quanto à falta, não sei se com uma melhor organização, não se chegaria à conclusão que não fazem falta mais, apenas estão mal organizados e distribuidos ...

2 - Material rolante, é verdade que muito é antigo, mas muito não funciona porque não há o mínimo cuidado com manutenção ... Como em tudo há prioridades e se o MAI andou nos últimos anos a investir fortemente em aumentar o contingente de carros para a BT, em especial subarus impreza disfarçados,já para não falar do enorme aumento do efectivo de polícias quer psp quer municipais, o dinheiro do MAI não pode dar para tudo ...

3 - A vantagem do aluguer em detrimento de possuir é que não suportas custos de pessoal e de manutenção ao longo de um ano ...

4 - Prevenção - tenho ouvido muitos iluminados a começar no Compaio e a acabar no Anacleto a façar em intervenções do Estado de carácter expropriativo ou de acções coercivas ... Ainda o ano passado eu me lembro de terem existido grandes incêndios em que os proprietários privados, que se dedicam à exploração de madeiras acusavam o estado de não tratar as florestas públicas ou sob administração de entidades públicas em contraponto com as deles e de ter sido essa falta de limpeza que aumentou a intensidade dos incêndios ... Ou seja, o Estado tem que primeiro dar o exemplo antes de querer tirar o que é dos outros e isso mais uma vez é algo que o estado não faz porque não consegue gerir os seus recursos (quer o Estado Central quer o Estado Local) para fazer as suas funções, pois ultimamente o estado apenas parece que serve para empregar pessoas ...
quanto a pores presos ou militares a fazerem limpeza de matas, tens que perceber uma coisa, que quando se fala em limpeza de matas e protecção florestal tal não se limita a apanhar o lixo ou o pasto ... Mais do que partir para um planeamento centralizado que os estatistas tanto gostam de como deve ser feito o ordenamento florestal, as pessoas têm que perceber que a limpeza das matas é um bem público em que se quer que apenas um agente seja onerado com os custos mas que os benefícios são para muitos agentes, ou seja a acção dos proprietários têm externalidades positivas para o país, o que implica que devem ser compensados por tal e não taxados para o fazer ... é que temos actualmente um mecanismo que é exactamente contrário aos incentivos que existem ... Se todos beneficiam do teu trabalho de limpeza porque é que em vez de todos pagarem o custo, só tu é que pagas ?

5:52 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Gostava só de acrescentar que em termos de visão politica, o TGV e a OTA irão ser determinantes, económica e socialmente para o nosso pais.

9:35 da tarde

Enviar um comentário

<< Home