sábado, agosto 13

Tens vergonha de ser Farense?

Estão espalhadas por Faro umas tarjas a perguntar:-" Tens vergonha de ser Farense ?"!
Eu, e falo só por mim, tenho muito orgulho em ser Farense! Posso não o ter em relação ao que em Faro se passa, mas sou muito Farense e pretendo "ajudar" no sentido de que cada vez mais os Farenses se orgulhem de o ser!
Mas, voltando às tarjas, eu não sei se a pergunta é dirigida aos sócios e simpatizantes do S.C.Farense, e se assim fôr, entende-se porquê, ou se é dirigida genéricamente a todos os Farenses e e relativamente "ao estado de sitío" em que Faro se encontra!?
Quanto ao SCFarense, e é com muita mágoa que o digo, só há uma solução! Única e exclusivamente a extinção! As penhoras são tantas que qualquer Euro que entre é logo "abafado"! E agora há um novo dado relativamente ao clube! Todas as direcções, de 94 em diante, estão a ser oficiadas fiscalmente para pagarem as dividas, relativas ao seu exercicío, que, se não forem liquidadas irá provocar penhoras aos bens pessoais desses dirigentes!
Estão em causa centenas de milhares de contos....
Se, por outro lado as ditas tarjas são dirigidas genéricamente aos Farenses, julgo que muitos há com vergonha relativamente ao que em Faro se vai pasando!
Alguém gosta de ver Faro com tantos problemas de trânsito e estacionamento? Concerteza que não!!Minimizou-se um pouco o problema com o Parque de Estacionamento da Pontinha "obra da anterior Câmara"!
E o que dizer à habitação social? Há quatro anos muito se prometeu mas até hoje nada se fez! Quem se orgulha desta situação? Concerteza que ninguém!!
E como vivem os Farenses mais idosos ereformados? Que actividades foram criadas para "alegrarem" os seus últimos dias? Nenhumas....Alguém se orgulha com esta situação?
E quanto à cultura o que tem sido feito? Quase nada! E, se não tivesse aparecido "a coisa", diga-se FCNC, os Farenses andariam autenticamente metidos num "deserto cultural"!
Valha-nos o Teatro Municipal que "o anterior executivo fez"!!
E o que foi feito pela Juventude Farense? Práticamente nada! Vegetam por aí os jovens, que, face ao vazio de Faro, entram muitas vezes por caminhos tortuosos!Alkguém se orgulha?
E que dizer sobre a saúde? Alguém sabe de alguma coisa que tenha sido feita? Nada!
E os transportes públicos? Dificulta-se o estacionamento na baixa de Faro e não se arranjam alternativas para os Farenses aí acederem! Não pode haver orgulho destas situações! , isso sim, vergonha!!
Muito mais havia para dizer sobre promessas que foram feitas aos Farenses e que não foram cumpridas! E esse incumprimento é certo que envergonha os Farenses!
E o que fazer?? Mudar!!
Mudar o quê?? Quem gere os detinos da nossa terra!
Está no fim dum exercicío e nada fez, antes pelo contrário!
Vamos então dar a oportunidade a outro que será "julgado" no fim do mandato!
Compete-nos a todos, Farenses, tudo fazer para que tarjas como as que por aí andam não voltem a aparecer!
Queremos que num futuro próximo as tarjas digam sómente "Orgulhamo-nos de ser Farenses"!
Pedro-13/8/05

12 Comments:

Blogger Gasel said...

Visão sombria, visão sombria... mas não deixa de ser verdadeira :)

Uma nota de um forasteiro: desde q aqui cheguei, há 17 anos, sempre me pareceu q Faro é uma das cidades (das q conheço bem) em que a noção de "bem" público está mais ausente e em q intervençaõ municipal está mais limitada. Extremando, acho q nunca existiu uma verdadeira "consciência" pública mas sim uma boa soma de "interesses" privados

2:57 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Se bem me lembro, a queda vertiginosa no nosso S.C.Farense deu-se, a partir do momento em que lá se introduziram pessoas com interesses politico/partidários, e outros.
É por demais evidente, e mantém-se actualmente.

Estou convencidíssimo de que situação se deve a uma estratégia atempadamente delineada, para acabar com o SCF.
Aliás, o próprio Pedro assimilou a ideia, e sugere essa "pena capital" para o mais emblemático Clube do Algarve.

Alguém deveria ter actuado atempadamente, e não o fez. Havia que adiar, adiar, e deixar o "fruto amadurecer" até que caísse naturalmente. Já caíu !!!
Como diria "O outro", já há alguns bastardos satisfeitos.

Agora mesmo, com essa de "Tens vergonha de ser Farense?", que surgiu "ingénuamente" com a intenção de agitar a Cidade e as Entidades para a situação do Clube, já se verifica ma "colagem" política inadmissível (quanto a nós).

Mas, descansemos. O "Algarve (De)United" aí está. De profundas raízes regionais, e desencandeando paixões por toda a Região, passará a ser o grande emblema do Algarve... (Conforme préviamente planeado).

Jorge Califa

12:49 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Será que há alternativa para o Farense? Não contesto em nada o post de Jorge Califa mas não encontro é saída para a situação! E o que é isso de Algarve United?
É um projecto que na minha perspectiva "não tem pernas para andar"!Porque não um Farense Sport Clube? O que sobressai é Farense...

1:19 da manhã
Blogger Miguel said...

Muito bem Dito!
Estou contigo, Pecaas!

Bjs da Matilde

2:29 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Haja ou não Futebol a Cidade essa tem que funcionar. Dar vida ao moribundo em nome de bairrismo é hipotecar futuro, ou o mesmo que dar Futebol a quem tem fome!

3:38 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Como vês,Pecaas, a política e a demagogia brotam em toda a sua plenitude, no post de António Almeida.
Trata-se do SC FARENSE, e do modo de interessar entidades privadas na sua reabilitação. Mais nada...

Jorge Califa

4:43 da tarde
Blogger Sputnik said...

Não sou farense e como já a referi noutro post a inicio não gostava de Faro...mas aos poucos e poucos este povo foi me cativando e agora gosto muito.Tanto que neste momento estou a organizar um evento cá na Madeira para divulgar o Algarve...contem comigo para lutar por um ALgarve (Faro) melhor:)
bjs
Marisela

9:18 da tarde
Blogger Luisa Hingá said...

Pedro concordo com o que escreveste. Só que segundo me consta falta o principal.....euros... e seja qual for a cor politica não podem fazer muito...
Dizes: Valha-nos o Teatro Municipal que "o anterior executivo fez"!! Para quê??????? já vá havia dois, pequenos, eu sei, mas com pouca frequência de pessoas...
Quanto aos jovens... Já foste à biblioteca? quase não falam dela e é espectacular...e desporto há também...

12:10 da manhã
Blogger Luisa Hingá said...

vá=há

12:10 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Eu não digo que não há! julgo é que é insuficiente!E "é preciso dar vida" aos espaços criados!O desporto, em termos de formação, que eu saiba quase não existe!A Biblioteca é excelente mas há que criar hábitos de leitura na juventude!Parece-me que os problemas são tratados de "ânimo leve"!Não há políticas definidas nas várias vertentes da sociedade!
É a minha opinião....
Pedro

2:51 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Fazer da vida um acto de cultura; exigir a compreensão dos factos que nos afectam; exercer a liberdade de comunicar; discutir ideias para saber mais sobre os assuntos; praticar a tranquilidade de ouvir o outro; cultivar a modéstia própria de quem se constrói.
Outras actitude viradas para a partilha e cooperação interpessoal ou invés de criar "casulos" nas habitações, também podem contribuir para ser melhor consumidor de cultura, uma parte disto pode ser construída na Escola, mas tem que ser alimentado no dia-a-dia de cada cidadão e praticado na família.

7:28 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! When do i stop taking lexapro Golf galaxie new dodge bdsm Drug meridia new obesity san diego cosmetic dentistry Medical case management training Virginia tech roller hockey Listed homeowner insurance companies in usa

6:57 da tarde

Enviar um comentário

<< Home