quinta-feira, setembro 1

(SO)ARES

Há quem reconheça nos ares efeitos extremamente benéficos!
Mas ares há muitos!!
São os ares do campo, os ares da praia, os ares simpáticos, os ares tristes,...... e até há um que é, um ar que lhe deu!!
Vem isto a propósito duma candidatura ontem anunciada para candidato a P.R. dum Senhor
(So)ares!
Este Senhor é uma figura das mais distintas da história de Portugal, que a ele muito fica a dever! O seu longo, muito longo percurso, um percurso de 82 anos, está recheado das mais variadas tomadas de posição, fundamentalmente a nível político, tendo por vezes criado situações de "ar controverso"!
Com é uso dizer-se" já fez de tudo um pouco"!
Foi fundador do PS, foi Deputado, esteve na UE, e já foi Presidente da República por dois mandatos depois de ter sido Primeiro Ministro!
O que mais falta a este Senhor para ser reconhecido como um dos políticos de maior prestgío no nosso País?
Não falta mesmo nada! Não lhe falta "ar nenhum"!
Então porque se candidata a P.R. quando deveria, isso sim, gozar o resto da vida que lhe falta de forma calma, "apanhando bons ares", gerindo a Fundação Mário Soares, contribuindo com toda a sua vasta experiência política para "dar um ar da sua graça" junto do seu partido?!
Alguém entende porque faz isto Mário Soares?
Para unir o seu partido? Julgo que não!
O que se passou com Manuel Alegre vai criar "maus ares no P.S."!
A clivagem está feita e há militantes e simpatizantes do Partido da Rosa que não aceitam esta situação! O apoio do PS a esta candidatura é, a seu ver, uma má estratégia!
Para unir os portugeses? Julgo que depois das eleições não pode ser apelidado de o Presidente de todos os portugueses! Será de cerca de 50 % dos portugueses!
Para credibilizar a política e os políticos? Julgo que já é tarde! O Povo sabe bem do "ar empertigado" dos plíticos, antes de eleições e depois destas..
Dar esperança aos portugueses que estão tão desiludidos ao ponto de já terem baixado os braços e considerarem-se vencidos! Também não me parece que este político consiga semelhante milagre!
O quê mais? Alguém me diz?
Quanto a mim só há duas situações que levaram o Dr. Mário Soares a avançar com a sua candidatura!
Ou entende que mesmo com a sua idade é o único militante do seu partido com perfil para voltar a ser P.R., e a ser esta situação é bem elucidativo a falta de valores dos quadros do PS,
ou, a sua avançada idade poderá ter-lhe retirado alguma clarividência, o que o leva a tomar posições menos acertadas, e se fôr esta é grave termos um P.R. nesta situação!
Que me diga quem souber!
Votem mal, Votem...

16 Comments:

Blogger Canis Lupus Horribilis said...

Os eleitores não votam mal, simplesmente votam!
Não se lembrando que o seu voto tb conta!!!
O Soares é aquilo que o povo gosta, muito barulho, umas graçolas, atitude de convencido, enfim barulho e muita luz! Mas, completamente vazio de ideias, a ver vamos.
Abraço Pecaas.

E, eu que estava totalmente arredado de questões políticas, não é que o homem me irritoude tal forma, que vou voltar!!!

12:17 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Oh Pecaaas.....
Respingo do seu texto, que deixe-me felicitá-lo está perfeito, o ultimo paragrafo pois acho que o essencial estará aqui.
Assim, e quanto a mim o que falta neste momento a este candidato, é a clarividência para perceber que a agua não passa duas vezes debaixo da mesma ponte. Julgo mesmo que deveriamos fazer uma petição on line para lhe comprar um chapeu, pois parece-me que terá apanhado demasiado sol na moleirinha durante o mês de Agosto na Praia do Vau.
Agora mais a sério, falta-lhe poder e isso é qualquer coisa que quando se tem dificilmente se abdica dele.Não será o mesmo ter as mordomias de em ex-qualquer coisa. Apesar do demasiado, acho eu, desvelo com que a Republica trata os ex detentores do cargo de P.R. Este creio ser o cerne do problema e que leva este ancião a fazer esta triste figura.
Depois tambem creio que o PS fez o melhor que podia e queria ou seja, atira todas as responsabilidades para cima dele. Se ganhar será a "paz dos anjos", se perder "tudo fizeram para ganhar, e não haveria melhor candidato que unisse a esquerda". O filme será mais ou menos assim.
Abraços

12:35 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Oh Pecaaas....
"Convencidos da vida há-os, afinal, por toda a parte, em todos (e por todos) os meios. Eles estão convictos da sua excelência, da excelência das suas obras e manobras (as obras justificam as manobras), de que podem ser, se ainda não são, os melhores, os mais em vista.
Praticam, uns com os outros, nada de genuinamente indecente: apenas um espelhismo lisonjeador. Além de espectadores, o convencido precisa de irmãos-em-convencimento. Isolado, através de quem poderia continuar a convencer-se, a propagar-se?
Para quem o sabe observar, para quem tem a pachorra de lhe seguir a trajectória, o convencido da vida farta-se de cometer «gaffes». Não importa: o caminho é em frente e para cima. A pior das «gaffes», além daquelas, apenas formais, que decorrem da sua ignorância de certos sinais ou etiquetas de casta, de classe, e que o inculcam como um arrivista, um «parvenu», a pior das «gaffes» é o convencido da vida julgar-se mais hábil manobrador do que qualquer outro."
-Alexandre O'Neill, in 'Uma Coisa em Forma de Assim'

12:44 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Votem mal, mas votem...Eu aos 30 já tenho a descrença total nos politicos deste país...O que reserva o futuro?

Bjks

2:11 da tarde
Blogger Francis said...

"Os politicos não se devem agarrar aos cargos" - " é mau para a democracia" - " As pessoas devem ter o bom senso de saber quando se retirar"
São palavras de Mário Soares.
Penso que a minha opinião está dita.
Um abraço.

3:38 da tarde
Anonymous Anónimo said...

É por demais óbvio que foi (ainda) o apelo do Poder que atraiu Mário Soares a candidatar-se à P.R. pela 3.ª vez e após o interregno de dois mandatos, mesmo, depois de o próprio ter afirmado que se retiraria da vida política activa (o que de resto nunca chegou a fazer...); mas muito mais óbvio é que o "sistema" não foi capaz de "gerar" nenhuma personalidade forte para as próximas presidenciais. Assim, temos o que o sistema permite: um "dejá vu", pobre, pobre, pobre.... (outro abraço) :)

3:46 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Pois eu não concordo com o post e com os comentários anteriores!

Não sendo grande adepto desta candidatura (faz-me pena a "necessidade" destes regressos), depois de ouvir o discurso de candidatura de ontem fiquei a pensar: já há muito tempo que não ouvia da boca de um político nada de tão coerente (aparte o volte-face não me candidato, candidato-me,) directo e eficaz.

Nas segunda frase já dizia ao que vinha -Aceito candidatar-me a Presidente da República-, defendeu-se bem (e marcou pontos) na questão da idade e expôs a sua posição: apoiado pelo PS mas não do PS (Soares é por si só uma instituição), para unir os Portugueses (vamos lá a ver se consegue), a favor da União Europa, contra a Guerra do Iraque, a favor da interculturalidade, do respeito pelo outro (independentemente da etnia, cultura e opção sexual), de um Portugal emigrante e imigrante, de uma política para as pessoas e não para a economia...

Já não estávamos habituados a um discurso tão claro (a Fátima Bonifácio fala de campanhas eleitorais baseadas em mentiras explícitas desde Durão na Pública deste domingo)...Depois disto, quem gosta, gosta, quem não gosta vota noutro (e a partir daqui pode-se começar a discussão).

Mas como dizia, o problema é a idade: sendo Soares um rapaz novo não há por aí mais rapazinhos (para aí com uns 60 aninhos) capazes de falar tão claro... Serão estes políticos espécies em vias de extinção?

Mal vamos nós quando, um senhor com muito menos neurónios a funcionar que a maioria dos seu compadres, faz um brilharete destes e até corre o risco de ganhar as eleições...

4:07 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Qualquer dos comentários ao post está carregado de razão!É pena é que não haja mais ninguém.....
"Portugal está vazio de tudo"
Pedro

4:13 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Oh André....
Mas diga-me lá uma coisa, você já viu alguem caçar moscas com vinagre? Então será que não reparou que tudo o que o ancião disse é mesmo aquilo que o povo (e você incluido parece-me) gosta de ouvir? Mas estava à espera de quê? Que ele disesse a verdade? Que quando se apercebeu que finalmente havia mais alguem no partido, digo " O poeta", que o poderia fazer esquecer, lhe saltou a tampa e o destempero? Que confirmasse perante todos que a amizade já não tem valor? Que aquilo que se diz hoje, amanhã já não faz sentido? Que na politica por ele praticada vale tudo? Ainda se recordam dos acordos de Alvor????
André, não seja naif...
Abraços

4:55 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Sou pouco naif (infelizmente) e Soares tb. E o Manuel Alegre sofreu com isso. O que lhe foi feito não se faz a ninguém...

O que Soares disse muita gente não gosta de ouvir, até discorda profundamente (homens ao beijos no meio da rua, a Europa a mandar na gente). Mas não diz (politicamente) uma coisa hoje e outra amanhã... O que é completamente diferente de "avanço, não avanço" Se á alguem que tem mantido a coerência politica é ele...
Mas já estou farto de falar nele, a mim procupa-me mais os outros que não existem (porque Soares, apesar de não ser passado tb não é futuro)

5:05 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Soares coerente? Disse que nunca mais voltaria à política e agora aí está! Coerente é que ele não e!

5:31 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Da Politica nunca ele saiu, o facto de ele ter regressado às eleições (e a ultima foi para o Parlamento Europeu, não há muito tempo) deve-se talvez ao facto de nós confundirmos politica com eleições, não participarmos nela e depois queixarmo-nos dos outros que andam para aqui a "arrastar-se"...O nosso défice democrático não se demostra através da idade dos nossos políticos, demosntra-se na falta de participação politica dos cidadãos...

8:25 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Falta de participação!!! É isso mesmo!Qualquer pessoa de bem não entra na política, que é, salvo raras excepções, sinónimo de golpes e jogos de toda a maneira!

9:05 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Ainda a propósito deste assunto, gostei do artigo de opinião de Luís Delgado no DN de hoje, pelo que transcrevo a última parte:
"Foi um falso tiro de partida. Como mensagem-chave, Mário Soares quis transmitir uma palavra de optimismo, de esperança e de combate ao estado depressivo nacional. Era uma boa ideia, mas que não se adapta aos portugueses de centro urbanos, e de classe média, que decidem a vitória. O optimismo de Soares só serve um país em crescimento, sem grandes aflições, e que viva num clima favorável. Tudo ao contrário do que é a nossa vida. E é isso, em rigor, que o vai levar à derrota onde Soares é visto como um bonacheirão despreocupado, Cavaco transmite a intuição de saber o que está mal, de ajudar qualquer Governo e de estar preparado para o que aí vem. É a diferença entre a derrota e a vitória. Só é pena que não exista uma alternativa..."

12:19 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP http://www.purwaterfilters2.info/Penn-state-mens-basketball-team.html 50 gallon bradford white water heater burling coat factory http://www.lipitor-sexual-side-effects.info/hand-lettering-wedding-invitations-calligraphy.html arizona wedding invitations

9:29 da tarde
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! kia dealer the 183 location institute of finance management ifm courses cartridge high inkjet printer quality Silencer car alarm manual Followup levitra link optional post url Chronic fatigue syndrome provigil cellular phone plans fiber optic light kit for hot tub License plate frames ventura ca Search pornstars vids Lutron circuit breaker panel kia sorento test inkjet cartridges 3 for 1 Pictures of black sexy teens girls antidepressant zoloft Black nylon stretch pants with control Botulinum a toxin E eean au eaa eo aiun merchant account Betty lou 1926 wrist watch

3:30 da manhã

Enviar um comentário

<< Home