sábado, fevereiro 11

Alcoolismo e Juventude

Porque me aflige a forma como a nossa juventude "lida" com o alcóol, as tristes figuras que faz e a forma como provocam a bebedeira alterando "shots" com cerveja até "agarrarem a bzana", deixo aqui um artigo que encontrei e que, apesar de um pouco longo, nos interessa a todos:- Jovens,"Cotas",Pais, Filhos....
Alcoolismo
O consumo excessivo e prolongado do álcool provoca os seguintes efeitos sobre o organismo humano:
-Acção sobre o tubo digestivo e estômago: as mucosas do tubo digestivo e estômago ficam em contacto directo com o álcool. Este contacto, sobretudo se exagerado e frequente, provoca irritação da mucosa gástrica, que pode degenerar em inflamação e ulceração, devido ao álcool provocar aumento de secreção gástrica e pancreática. O álcool ingerido em concentrações elevadas diminue as secreções, ou inibe a transformação dos alimentos.
-Acção sobre o fígado: o fígado fica igualmente em contacto directo com o álcool, visto que é neste órgão que começa a sua transformação. A acção nociva do álcool produz a "cirrose alcoólica" no decurso da qual as células do fígado vão desaparecendo progressivamente para serem substituídas por tecido escleroso.
-Acção sobre o sistema nervoso central: o álcool perturba o funcionamento normal do sistema nervoso central. A sua acção é a de um anestésico. Esta depressão gradual das actividades nervosas, devida ao álcool, atinge os centros nervosos pela ordem inversa da sua evolução, quer dizer, começando pelos centros que comandam a capacidade de ajuizar, a atenção, a autocrítica, o autodomínio, a locumoção, para terminar naqueles de que depende a vida orgânica. Num primeiro estado, o indivíduo, após ter bebido alguns ml de álcool, parece ter comportamento normal, mas observado atentamente, apresenta reflexos cuja rapidez e precisão estão um pouco diminuídos. A alteração dos centros inibidores aparece num segundo estado. O indivíduo experimenta uma sensação de bem-estar, de euforia, de excitação, por vezes com uma quebra variável do controle que normalmente exerce sobre as suas palavras, sobre a sua coordenação muscular e locomotora e sobre as suas emoções. Num terceiro estado acentuam-se estes sintomas, havendo uma imprecisão dos movimentos, descontrole nas frases que diz, no andar, na audição e na visão. Num quarto estado, uma intoxicação mais profunda do sistema nervoso segue-se à embriaguez, após um período em que se agravam os seguintes sintomas: alucinação, excitação motora desordenada, perda da sensibilidade e da consciência. Sobrevem um sono com perturbações da respiração e da circulação, seguida de coma alcoólico que pode ser mortal. As quantidades de álcool que podem provocar estes estados sucessivos variam de indivíduo para indivíduo.

O alcoolismo é uma doença
Porque é que o alcoolismo é uma doença física? O alcoólico sofre de uma péssima alimentação e má nutrição; deficiência em vitaminas, dispepsia, hepatopatia, desidratação. Apresenta além disso sintomas nervosos diversos; tremuras, cefaleias, alteração da memória.
Porque é que o alcoolismo é uma doença psíquica?
Porque o alcoólico tem necessidade de álcool para aceitar a realidade;
Porque tem tendência a fugir às responsabilidades;
Sofre de angústia, é agressivo, resiste mal às frustrações e às tensões;
Porque nele o nível de consciência, enquanto racionalidade tende a baixar, levando-o a uma conduta impulsiva.
Porque é que o alcoolismo é uma doença social? É o aspecto mais aparente do alcoolismo:
Negligência perante a família;
Divórcios numerosos entre os alcoólicos;
Frequentes perdas de emprego;
Perdas dos velhos amigos que continuem sóbrios;
Problemas financeiros... recurso às organizações sociais;
Agressividade perante a sociedade;
Dificuldade em colaborar numa obra comum.
Porque é que o alcoolismo é uma doença moral?
Porque o alcoólico esquece normalmente a sua vida espiritual;
Porque não respeita as suas obrigações perante a família, os colegas de trabalho, a sociedade;
Porque perde todo o senso moral.

Tratamento
Se o alcoólico é um doente, é necessário persuadi-lo de que a sua doença se pode tratar. Evitemos, portanto, considerá-lo como um viciado ou um fraco de espírito. As repreensões, o ridículo, os sermões, as atitudes protectoras, só fazem com que ele continue a beber. Há, sobretudo, que ajudá-lo a eliminar ou minimizar as causas que o levaram a encontrar lenitivo na bebida. Existem várias instituições onde as pessoas com problemas de alcoolismo podem encontrar ajuda médica ou psicológica específica, e outras em que podem desfrutar de convívios ou reuniões de entre-ajuda (alcoólicos anónimos).
O PROJECTO VIDA é o programa nacional de combate à droga. Promove:
a prevenção do consumo de drogas;
o tratamento e reinserção social dos toxicodependentes;
o combate ao tráfego de drogas.
A Linha Vida, integrada no Projecto Vida, é um serviço telefónico, gratuito e confidencial, à tua disposição para te informar e aconselhar sobre problemas de toxicodependência. Funciona de 2ª a 6ª feira, das 10h às 24h pelo tel. 1414. O PROJECTO VIDA também tem, para quem deseja aconselhar-se por escrito, o e-mail linhavida.lx@ipdt.pt ou o site www.projectovida.pt (clicar em "contacto"). Existem muitas outras instituições vocacionadas para a prevenção e tratamento da toxicodependência.
Se tens problemas neste domínio:
fala com os pais;
fala com o teu namorado(a);
fala com o teu director de turma, se estiveres a frequentar a escola;
consulta o teu médico de família;
procura um Centro de Atendimento de Toxicodependentes (CAT) ou um Centro de Atendimento a Jovens (CAJ - IPJ);
procura uma ajuda especializada: um psicólogo ou um psiquiatra.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabens! Lembrar tudo isto, nao faz mal, nem mesmo aos nao alcoolicos.

7:34 da tarde
Anonymous Anónimo said...

MT BEM!É BOM LEMBRAR ISSO DE VEZ EM QUANDO!

3:31 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Olá!

Parabéns pelo tema em discussão!

O Alcoolismo começa em qualquer indivíduo que tem intenção de beber pouco, um ou dois copos, depois... bem depois não se consegue controlar, tornando o hábito contínuo e levando-o a perder a sua liberdade para o acto de beber.
Confrontado com a situação é-lhe difícil pará-la, acarretando-o para situações de vida difíceis, quer a nível profissional quer a nível familiar.
O Alcoolismo tem cura mas tem de existir a vontade para o fazer, pois a vontade de parar é o primeiro passo para que se possa tratar.
Dói-me ver jovens muito novinhas completamente embriagadas deambulando pelas ruas e até afrontando quem passa, causando figuras tão tristes.

Beijinho
Guida Rego

4:14 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Very nice site!
Wedding graphics for invitations center gate fold wedding invitations home humidifier made Fluoxetine photos gt500e convertible Free digital print 20 Canvas seat cover suppliers south africa Acuvue 2 rebate contact lens order contacts online Contact lens discounted price Audi car Cars and planes wedding invitations Pornstar sophia ferrari motorcycle wedding invitations wedding rehersal invitations on line Cordon bleu cooking school paris cisco ase Low dose chemotherapy for metastatic breast cancer Seeded wedding invitations unique picture wedding invitations

8:39 da manhã
Anonymous Anónimo said...

muito boa a reportegem,
o blog está de parabéns.

3:46 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Grata pela ajuda.

Margarida

10:46 da manhã
Anonymous Anónimo said...

poxa estou precisando muito da ajuda de alguem e lendo esses artigos eu me sinto mais seguro estou em um buraco sem fundo...
nao tenho como sair...
me ajudem por favor....
adorei tudo que escreveram está me ajudando muito...
só queria entender porque a bebida me consome tamto?
valeu...

12:22 da tarde

Enviar um comentário

<< Home