domingo, abril 23

Dia do Livro

Dia do Livro e do Direito de Autor
Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Uma data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro.
Durante esta 9ª edição, estão a ser desenvolvidas várias actividades e iniciativas comemorativas um pouco por todo o país. O movimento de «bookcrossing» de Portugal vai distribuir gratuitamente livros de autores nacionais em locais públicos, tais como bancos de jardim e paragens de autocarros. O dia de hoje vai ainda ser assinalado com sessões de leitura em várias bibliotecas nacionais.
Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro. Este ano o programa para a promoção do livro escolhido foi o de Antuérpia, que lhe valeu a nomeação de Capital Mundial do Livro 2004.
Andreia Parente e Carla Sousa
P.S. Só uma curiosidade :-O livro português mais vendido a partir do ano 2000 é "O Equador"( Oficina do Livro) de Miguel de Sousa Tavares
 Posted by Picasa

2 Comments:

Blogger Kalinka said...

Passando por aqui, ao acaso, gostei de ver, que homenageia grandes escritores e relembra-nos que hoje é o Dia Mundial do Livro.
Assinalando algumas iniciativas que estão a ser programadas para este dia, que, por acaso, está um belo dia de Primavera.
Tomara muitas pessoas possam aproveitar ao máximo estas iniciativas. Bom domingo.

5:44 da tarde
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. Tamiflu pakistan Medicina zocor en espaaol street drug that contain butalbital Ionamin and meridia are both commonly used as Accessory honda ridgeline truck incorporate a c corporation

11:17 da tarde

Enviar um comentário

<< Home