quarta-feira, maio 31

Atenção aos produtos que compram...

MAIS UM PRODUTO A EVITAR PARA A NOSSA BOA SAÚDE!
Devem procurar o nome do composto em inglês: Sodium Laureth Sulfate.Aos produtos abaixo identificados juntam-se o gel de banho da Sanex, os sabonetes líquidos do Carrefour e Feira Nova (produtos brancos) e o shampoo da Dove. Verifiquem se entre os ingredientes do champoo que usamhá uma substância chamada "Lauril Sulfato de Sódio" ou LSS. Esta substância faz parte da composição da maioria dos champôs pois os fabricantes utilizam-na por ela produzir muita espuma a baixo custo. No entanto o LSS é usado para lavar chão de oficinas (é umdesengordurante). Verifiquei que o champô Vidal Sassoon não tem LSS, mas outras marcas como: VO 5, Palmolive, Paul Michell, Organics, Revlon Flex, Dimension o novo HernoKlorane champô, e muitas, muitas outras, contêm estasubstância.Ligou-se para um destes fabricantes,e foi-lhes dito que eles estavam a usar uma substância cancerígena. Eles concordaram com a afirmação, masdisseram que não podiam fazer nada pois precisavam dela para produzir espuma.A pasta dentífrica Colgate (bubbles) também contém LSS. Várias pesquisas têm mostrado que nos anos 80 a probabilidade decontrair cancro era de 1 em 8000 e nos anos 90 era de 1 em 3, o que é bastante grave.Espero que tomem esta advertência com seriedade e a partilhem com as pessoas que conhecem, talvez possamos parar de "espalhar" por aí o"vírus" do cancro, evitando comprar champôs que contenham o LSS-Lauril Sulfato de Sódio, até que os seus fabricantes tomem a providência de substituir este componente por outro que não prejudique a saúde dos seusconsumidores.Por favor passem esta informação para o maior número possível de pessoas que isto não se trata de uma corrente, mas de uma preocupação com a nossa saúde."
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
Dra.Catarina Roriz

10 Comments:

Blogger Pete said...

Vou passar a informação e obrigado pela dica.

Um Abraço,

Pedro Gonçalves.

10:22 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de saber qual é o departamento da Dra. Catarina Roriz na FCT UNL.

11:37 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Lamento informá-lo de que esta informação é falsa e alarmistica e apenas mais uma piada de mau gosto, a circular na internet desde 1998, e agora também em português...

Para os factos reais consultar
http://www.snopes.com/inboxer/household/shampoo.asp

Antes de espalhar "mitos urbanos" de teor alarmista, recomendo sempre a consulta do site "www.snopes.com". É incrível a quantidade de lixo que recebemos e em que teoricamente deveriamos acreditar...

Cumprimentos

1:26 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Happyguy: apoiado!

Não há pachorra para tanta treta.

Verifiquem primeiro antes de andar a espalhar boatos!

4:28 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Exactamente... verifiquem primeiro... O que é que o meu nome faz aqui... Não sou nenhuma Doutora e anda por aí nos blogs assinado Dra. Catarina Roriz... Quem é essa? Agradeço ao "dono" deste blog que apague o meu nome do blog e também que apague este comentário. Obrigado!!!

2:29 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos,

O responsável por este blog está a prestar um muito mau serviço à comunidade ao difundir este tipo de "urban legends" que um simples telefonema para a Faculdade de Cìências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa ajuda a desmontar, dado que não existe ninguém nos quadros daquela instituição que dê pelo nome de Catarina Roriz (com ou sem Dra.).

Abraços,

Carlos Bispo
(podem confirmar a minha identidade através do google)

1:24 da tarde
Anonymous Anónimo said...

A Internet é um mundo onde circula muita informação mas, infelizmente, bastante contra-informação.
Esse "alerta" acerca do Lauril Sulfato de Sódio (LSS) não passa de um "hoax" (boato).
O Sr. Pedro Cabeçadas devia seleccionar o material que divulga no seu blogue, senão sujeita-se a transformá-lo num autêntico contentor de lixo virtual.
Procure informar-se primeiro acerca do que é o LSS e porque é usado em detergentes e produtos de limpeza pessoal.

Cumprimentos

12:20 da tarde
Blogger Ofir said...

POIS, informen-se: Através de um parente confirmei que na verdade o dito LSS (Lauril Sulfato de Sódio) é um produto potencialmente cancerigêno. A pessoa em questäo, técnico de um laboratório, referiu que embora no seu trabalho näo realizem manipulação de produtos há muito que deixaram de utilizar o LSS, por ser potencialmente perigoso.

11:02 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Sr Ofir, não se importa de dizer o nome do laboratório onde trabalha o seu parente? Por acaso eu sou Bioquímico trabalho no laboratório da Universidade Nova de Lisboa, não há cá nenhuma Catarina Roriz e o lauril sulfato de sódio só é potencialmente cancerigeno quando em concentrações superiores a 50%, não é possivel utilizar essas concentrações nos champôs e afins pois deixariam de lavar, mas o ar que respiramos e muitos dos corantes das gomas que circulam livremente no nosso país são-no e ninguém se preocupa com isso.

7:42 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Em relação ao poste de:
....Anónimo said...
Sr Ofir, não se importa de dizer o nome do laboratório onde trabalha o seu parente? Por acaso eu sou Bioquímico trabalho no laboratório da Universidade Nova de Lisboa, não há cá nenhuma Catarina Roriz.....

Sr. Anónimo said... Faz-me muita confusão que as pessoas venham colocar seus comentários sob a capa de anónimo. Claro, elas lá sabem porquê???
Mas em relação ao assunto, eu fui igualmente apanhado pela situação informativa e reagi, acho que normalmente como qualquer comum dos mortais. Só que agora, com esta informação entre anónimos ainda fiquei mais confuso. Conheço uma Senhora que presta suas funções na Universidade Nova de Lisboa, e foi ela que me transmitiu a notícia. Logo aceitei como fundamentada, pois se ela lá trabalha, sabe concerteza quem é a Sr. Dr.ª em causa. Tenho no entanto a ideia, que o nome mencionado é um apenas um anexim para usar sem ter de estar sujeita a ser constantemente interpelada, isto porque vi já num artigo de uma revista com este nome a assinar um artigo; peço desculpa mas de momento não consigo relembrar o nome da revista, sei apenas que trata essencialmente de assuntos relacionados com ciência.
Quanto à sua posição pessoal, que respeito, eu fico sempre pensando em outras afirmações peremptórias em relação a outros produtos em que inicialmente os mesmos gozariam de uma credibilidade de inócuos, mas que anos mais tarde se revelaram não ser assim tão inócuos mas até bastante agressivos quando não até muito perigosos, (lembro o hexaclorofene, talidomida, etc.,)
Não sou um anónimo e se me quiser contactar... faça o favor...
José Costa de Almada, serico115@hotmail.com

11:19 da tarde

Enviar um comentário

<< Home