quinta-feira, maio 18

Breve História de Cabo Verde

Arquipélago que pertenceu a Portugal desde sua descoberta, como ainda hoje pertencem os arquipélagos de Açores e Madeira, tornou-se independente em 1975 e hoje é uma república parlamentarista.
Foi descoberto em 1460 por Portugal, que encontrou as ilhas desabitadas, começando a colonizá-las por meio do sistema de Capitanias Hereditárias dois anos mais tarde, trazendo escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar (cana sacarina). Com a prosperidade, vieram os piratas, que atacaram as ilhas inúmeras vezes durante os séculos seguintes. Abolido o tráfico de escravos em 1876, o interesse comercial do arquipélago para a Metrópole decresceu, só voltando a ter importância a partir da segunda metade do século XX.
Cabo Verde é uma república democrática parlamentarista, com regime multipartidário. O governo é baseado na constituição de 1980, que institui o regime de partido único, revisada em 1990 para introduzir o multipartidarismo) e em 1992 para conformá-la na totalidade com os valores da democracia multipartidária. As eleições são presidenciais (para eleger o Presidente da República) e legislativas (para eleger os deputados nacionais), que são eleitos para mandatos de cinco anos. O presidente do partido com maioria na Assembléia Nacional (Parlamento) é empossado como Primeiro-Ministro. Apesar de ainda não haver ocorrido, há a possibilidade de o Presidente da República ser de um partido e o Primeiro-Ministro de outro.
O Presidente da República, a Assembléia Nacional e o Conselho Superior da Magistratura Judiciária (esses também eleitos pela Assembléia Nacional) participam na eleição dos membros do Supremo Tribunal da Justiça.
Site sobre Amílcar Cabral

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

7:41 da tarde

Enviar um comentário

<< Home