terça-feira, junho 13

Os Cafés de Faro

Duante décadas os cafés das cidades, vilas e aldeias eram "as salas de visitas"locais! Em todo o Algarve existiam "referências". Em Loulé foi durante anos o "Café Barreiros", juntamente com o "Café Avenida" e "O Calcinha" ! Em Olhão era "A Chaminé"! Em Tavira era "O Arcádia", em Albufeira foi "O Bailote", em Portimão "A Casa Inglesa", e deixei propositadamente para o fim, os cafés de Faro!
Sem dúvida que "O Aliança" foi o mais marcante na sociedade farense! No tempo em que o Algarve comercializava frutos secos, era lá que às quartas-feiras funcionava " a bolsa"!
As "damas" de Faro era lá que íam tomar o seu chá! Os "intelectuais" também reuniam ali as suas tertúlias!Era ponto de encontro, (hoje seria "meeting point"), da "gente bem" de Faro! E era com orgulho que era mostrado aos visitantes! Diga-se que o espaço era "nobre" e que ainda hoje, com algumas beneficiações, não envergonharia ninguém!
Mas, também "A Brasileira", "O Acordeon", o "M 7", "O Antão", "O Carminho" e indiscutívelmente " A Gardy",também eram pontos de encontro habituais de todos os farenses, uns mais pretenciosos que outros....
Depois, em finais da década de 60, começaram a aparecer os "cafés de bairro"e a pouco e pouco a grande maioria de todos nós, deixámos de ir "às grandes salas" e começámos a ficar no café perto de casa! Foi assim morrendo lentamente o salutar convívio que se fazia naquelas casas!
É o preço da evolução.......
Mas, e o porquê de vir aqui falar dos cafés de Faro???
Pois bem! É que há um que pela sua "fauna e flora"se diferencia de todos os outros!
O nome, nem sei! Mas fica ali frente ao Cemitério dos Judeus, julgo que ali jé é Estrada da Penha, muito perto da farmácia e frente ao parque de estacionamento! Mais simplesmente, fica quando vamos da Rotunda do Hospital para o Estádio de S. Luís!
Aquilo é que é um café "sui generis"! A clientela é do melhor! Tudo gente boa, trabalhadora, sem vicíos, um exemplo! E lá também funciona uma "bolsa"! Todos os dias e a qualquer hora! Não é de frutos secos mas de "material bem mais pesado e valioso"!E não se venda às arrobas como faziam os negociantes de frutos secos, mas às "doses e às gramas"!
"Um autêntico cartão de visita da cidade!" Os frequentadores são "gente de outro planeta" com hábitos especiais, alérgicos à agua, pelo que não se lavam, defensores dos ambientes e recusando-se lavar a roupa, pois os detergentes infiltram-se e contaminam os lençóis de àgua,
usam uma linguagem que a grande maioria dos portugueses não entende, até porque uma parte é em código, gente que pratica exercício físico, sobretudo com o braço direito num movimento que nós identificaríamos como "estender a mão", enfim, "uns exemplos"!
E pelos vistos "já teve a vistoria e aprovação das forças vivas e autoridades da cidade de Faro"!
Um vulgar farense não pode, por exemplo, ter em casa um macaco! As autoridades e a legislação não o permitem! Não sei bem porquê, pois acho que até "somos familiares"! Mas, o dono daquele café pode lá ter "todos os animais" que ninguém faz nada! Deve ter uma autorização especial....
E mais, é que "aqueles senhores" até têm farmácia de borla, que até está ali ao lado! E se estiverem "aflitos" vão ao "Café Metadona" onde são servidos e não pagam.....Pagamos nós!!!
Saber que os diabéticos pagam da sua algibeira algum material para se tratarem e que "estes senhores" o têm à borla dá que pensar.....Não acham?
Mas, então, o que fazer com o dito café e a sua "mui nobre clientela"?
Responda quem souber.........

9 Comments:

Blogger Miguel said...

Pecaas,

Um flagelo cada vez maior e sem soluções aparentes á vista!

Aqui por Loulé e Quarteira, também existem os "cafés metadona"!

Sem as devidas preocupações das entidades competentes, o que se pode fazer!!??

Felicito-te pela coragem na denuncia deste grave problema!

Um grande abraço,

Bjks da matilde

2:25 da tarde
Blogger DE-PROPOSITO said...

Um tema interessante para meditar, meditar. Parabens pela coragem do texto e pela denuncia. Que disse eu, desculpa. É claro que não há denuncia nenhuma. Quem zela por nós (e é pago para isso, embora mal pago suponho), sabe muito bem da sua existencia.
Um abraço
Manuel

3:07 da tarde
Blogger GTL said...

Olá, vou tentar responder ao que sei:

1.º O tal café chama-se "botinas" ou pelo menos assim é conhecido nas lides do Tribunal;

2.º A Policia até faz investigações mais ou menos demoradas que terminam com a detenção de muitos dos frequentadores do botinas e muitas vezes do próprio dono do botinas;

3.º Tais detidos vão a julgamento, uns ficam presos e outros saíem em liberdade (atenção que o consumo de droga deixou de constituir crime, passando a ser penalizado o trafico para consumo);

4.º o dono do café botinas sai em liberdade porque afirma que no seu café não é vendida droga e que não vai discriminar "os pobres diabos", e o que fazem fora do café não é da sua conta.

Conclusão: o café continua o mesmo mas os clientes vão rodando consoante o entra e sai da cadeia ou de centros de reabilitação.

O processo já transitou em julgado, logo não há segredo de justiça a preservar, também não há sigilo profissional a salvaguardar porque não estou a identificar o meu patrocinado, pelo que nada mais se trata do que pequenos esclarecimentos feitos à luz de um julgamento que até foi publico.

O que acho de tudo isto?
Vocês não querem saber,

Fui, MDB

4:37 da tarde
Blogger Hotel Estoi said...

Ò pessoal, a situação está identificada e no que toca a denúncias é todas as semanas.
Estou de acordo com a/o gtl, com umas ou outras variantes, mas no essencial é isso.
Ponham uma coisa na cabeça: a polícia da cidade tem todos os 'spots' identificados; Não actuam porque não querem. Segundo o que a própria policia diz, não lhes interessa prender os últimos da pirâmide. Investigam esses indivíduos, numa tentativa de chegar aos ‘peixes graúdos’

8:05 da tarde
Blogger Hotel Estoi said...

A propósito da reunião familiar dos Cabeçadas que se realizou no Algarve, ocorreu-me associá-la a uma ideia que tive ao ler o post em questão; Em tempos, costumava vir para a Ilha de Faro passar férias, um camarada d’armas chamado Tozé Cabeçadas que morava na Amadora. Penso que possa ser da sua família. Gostava que, em caso afirmativo, me conseguisse o seu contacto, pois era como se fosse um ‘brother’ para mim.

8:17 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Ainda hoje quando vinha do serviço o motorista comentou isso. E o prédio verde que fica ao lado da Vodafone, na esquina? É vê-los entrar...

11:13 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Meu Caro:
Em Portimão a situação é similar, no supermercado da droga ( O Palácio), todos os dias se transacionam doses e doses, de vez em quando a polícia actua, mas tudo volta ao mesmo, e quem vive nas redondezas é testemunha de uma série de "zombies" que se arrastam à procura da droga...
Agora cafés especialistas, aqui ...não!

11:13 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Mas que soluções apresenta o senhor? Parece-me que a sua opinião é um pouco redutora e preconceituosa. "Animais" ? Que animais? Considera diferentes aqueles que, drogados pelo futebol e pelo álcool, chegam a casa e exercem violência sobre mulheres e filhos? Em que mundo vive o senhor? Apregoamos a liberdade mas somente quando as opções por ela apresentadas se encaixam no conceito de uma suposta "normalidade"?
Saiba o senhor que estas pessoas que designa de animais são ainda humanas e que as soluções para este problema são um pouco mais complexas do que fechar simplesmente um café onde se vende droga. É que, do ponto de vista sociológico, é sempre preferível que se encontrem confinados a um único espaço do que dispersos sem possibilidade de controlar a sua actividade. Por vezes, descermos do nosso pedestal intocável, de certezas inabaláveis, revela-se bem mais profícuo do que pairarmos com laivos de superioridade por realidades que, na sua complexidade, desconhecemos.

V.B.

2:41 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Transportation services ace northwest moving message boards online pharmacies

6:33 da manhã

Enviar um comentário

<< Home