sábado, julho 29

30ª. Feira do Livro de Faro

Começou ontem, no jardim junto à doca, no mesmo local onde há poucos dias esteve a Feira do Artesanato, a 30ª. Feira do Livro de Faro! Numa primeira análise, direi que estamos muito mais virados para os "bonecos" que para os livros. Muito poucos visitantes e destes, muito poucos interessados, ao contrário da Feira do Artesanato...
Parece que o "Zé Portuga" não é muito virado para estas coisas da literatura!
Literatura para quê? Temos "A Bola" que é o jornal mais vendido no país!?
Afinal, lê-se muito em Portugal!
O conteúdo? O que é que isso interessa? Lê-se "...o mister,....o drible,...,o Karagunis,...os pitons,...a rapaceca,...o ofside(?),...o corner,...o sprint,...o doping,..."mas o que é um facto é que se lê!
E temos que ler todo aquele palavreado em letras pequeninas que os contratos de crédito a que somos obrigados a recorrer apresentam!
E os montes de publicidade que nos enchem as caixas do correio! Aqui, é verdade que as letras são "garrafais" mas, lê-se!
E lemos "o monte de tarjas" que estão espalhadas pela cidade, propagandeando seja o que fôr! Lemos e decoramos, pois acontece que estas ficam lá esquecidas por muito tempo!
E temos que ler as facturas da àgua, da luz, da renda de casa, da prestação do automóvel, do infantário do miúdo, do extracto do cartão de crédito, das legendas dos filmes.....mas lê-se!
E para ler tudo isto, "ninguém nos ensinou"! As circunstãncias obrigaram-nos a saber ler todos estes "diários" !Assim, parece-me é que para ler todas as "outras coisas", que são lindas, que nos "adormecem" as preocupações, que nos fazem sonhar em vez de nos trazerem insónias, que alimentam o nosso ego, algo falhou na nossa formação! Faltam-nos hábitos de leitura! E isto também se ensina! A começar nas escolas!
E será que as actuais crianças, estão a ser formadas de modo a que quando forem adultos não se irão limitar a ler "ABola"? Parece-me que nesta matéria nada mudou..... Posted by Picasa

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parece-me que vem aí a «obrigação» de os meninos das nossas escolas primárias começarem a ler num horário criado para o eefeito ou qualquer coisa assim. Mais vale tarde do que nunca. De pequenino se torce o pepino. O engraçado é que há ainda um bom número de escritores que vendem bem emPortugal e com bastantes semanas nos "tops". Mas a gente chega às feiras e é aquela pasmaceira. Uns olham e outros nem sequer o fazem porque fácilmente desviam o olhar para outras coisas de importância nenhuma. Quanto aos gaiteiros é realmente triste dar gaitadas para o pessoal que às vezes não as merece. Se for nome sonante, o pessoal aparece, mas se for amador o olhar é de perfeito desprezo, salvo algumas excepções claro. UM abraço do António da Louletania.

6:12 da tarde
Blogger Ash said...

Pois... e há a de Vilamoura ao mesmo tempo, quem é que vai a Faro tendo em Vilamoura "chic"?... Infelizmente é assim.

Beijinhos

4:18 da tarde
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! payday loan Card bus graphics adapter saunas Beach and tennis club Flat panel monitors lcd Duplicate freezer

6:49 da manhã

Enviar um comentário

<< Home