quinta-feira, julho 27

Lei das Finanças Locais

Hoje não se fala se outra coisa!
Lá diz o ditado:-"Em casa sem pão, toda a gente grita e ninguém tem razão"! Aqui parece-me é que todos os autárcas têm razão para "gritar"!
É sabido que as Câmaras e Juntas de Freguesia sempre lutaram com uma enorme falta de recursos financeiros! Fazem o que podem e "vão tapando os olhos ao Zé Povinho"!
Também é verdade que há casos gritantes de má gestão, para não dizer "roubalheira"!
E também há Câmaras que estão de tal maneira endividadas, como é o caso da de Faro, que já não têm qualquer hipótese de obter linhas de crédito!
Resumindo, "não há papel" para as autarquias, ou melhor, "há menos papel"!
E se antes este facto era mais que suficiente para (in)justificar o que não se fazia, agora é só ouvi-los a dizer "não temos dinheiro"!
É verdade que "não se pode meter tudo no mesmo saco"!
A Câmara de Alcoutim nada tem a ver com a de Loulé, por exemplo!E se o ministro diz que "as mais ricas vão ter que ajudar as mais pobres", vamos ter que, vão virar todas pobres! Será?
Uma coisa é certa! Cada região tem as suas particularidades! O distrito de Beja é uma realidade bem diferente do de Faro! E dentro de cada distrito continuam a haver mais particularidades. O concelho de Albufeira nada tem a vêr com o de Aljezur.....Portanto, cada caso é um caso e esta legislação parece ter levado isso muito pouco em conta!Assim, esperam-nos piores dias e quando reevindicarmos seja o que fôr, a resposta aí estará:- Não há dinheiro!
Vamos agora ver a qualidade dos gestores que estão à frente das várias entidades!
É porque com muito dinheiro, até eu era capaz de ser um bom presidente de Câmara!