quarta-feira, agosto 2

"Lutando", com 37º centígrados...

Hoje, por questões profissionais, desloquei-me a Martinlongo! Para quem não sabe é uma aldeia do concelho de Alcoutim, já muito perto da "fronteira" com o Alentejo! É uma terra sem "cursos" nem recursos, no tal sudoeste algarvio.....
Previa-se um dia quente! Saí de Faro e "apontei" à Via do Infante, até Castro Marim. O termómetro do carro indicava uma temperatura exterior de 28ºC. Não estava mal! Em Castro Marim tirei o "azimute" para norte, em direcção a Beja, e aí, o termómetro, resolveu "saltar" para os 31ºC., talvez "sintonizando" com a fama da capital do Baixo Alentejo! "Já no Inferno se diz:- se aqui está calor, como estará em Beja?!"
Ah! Faltou dizer que este "barão" foi sempre com o ar condicionado ligado! "Mordomias" de alguns...."Por mares raramente navegados, orientei-me para Vaqueiros! Aqui, o raio do termómetro resolveu "saltar" outra vez, agora para os 33ºC. Seguindo um mapa que não tinha, deixei o alcatrão e "enfiei-me" para dentro do mato! Precisava localizar uma máquina agrícola que estava a trabalhar por ali! Ouvido à escuta, para ouvir o trabalhar da dita e olhos bem abertos para ver a nuvem de pó! "Lá está ela!"Com muito cuidado, porque carro de cidade não se entende com caminhos rurais, lá me fui dirigindo para o local onde a máquina estava a trabalhar! Não sei bem porquê, o raio do termómetro resolveu dar outro "salto"!Agora marcáva 35ºC. E eu sempre com ar condicionado! Finalmente lá cheguei ao corgo onde me esperava "o herói"! Abri a porta para sair e o que me apteceu foi fechá-la e voltar para trás!"Porque é que havia entrar no inferno se nem sequer ainda fui julgado?" Lá fora, tal qual "cavaleiro com armadura em cima do seu cavalo", o operador olhavá-me, provavelmente pensando:- O que será que este "artista" quer? Antes de sair do carro ainda joguei o olho ao termómetro:- 37ºC.
Cheio de coragem, quase parecendo um bombeiro entrando num prédio em chamas, lá saí e aproximei-me do "cavaleiro"! Grito para lá, grito para cá, mas não nos entendiamos! O motor do "cavalo" abafava--nos! "Desliga"! Ah! Agora sim! O silêncio! Qual silêncio? "O crepitar do calor que vinha da máquina bloqueáva-me os sentidos"! "O calor derretia-me os neurónios"! Querem ver que estou mesmo às portas do inferno? Parei!! Por uns segundos pensei:- És um felizardo, nasceste com o ....virado prá Lua! De que te queixas? Ar condicionado em casa, no carro, no escritório, horas de trabalho normais, com fins de semana, feriados e pontes,13º. mês, subsídio de.....e de.... , farmácia e médico à porta, restaurantes, espectáculos, e mais um infindar de "prazeres"! Então,"acordei" e estendi a mão de menino da cidade para aquele homem que desde as 7 da manhã manejava o seu "cavalo" debaixo dum calôr tórrido e com uma "lareira aos pés"!
Foi "em sentido" que falei àquele "herói"! Há no mundo vidas duras....
Esta é a minha homenagem ao Amigo Jorge e a todos os Jorges de todo o mundo!!!

6 Comments:

Blogger Carla said...

e dizem que o calor a partir de hj vai aumentar... :(
beijos

12:23 da manhã
Blogger GTL said...

Ah valente...

Homenagem merecida, bjs

MDB

12:05 da tarde
Anonymous Anónimo said...

e não afereceste uma bejeca ao homem .

um abraço
J. Seita

8:23 da tarde
Blogger Português desiludido said...

alfazema, eheheheheh
Devia ser ainda efeito do calor chamar sudoeste ao nordeste!!!
É que há tempos coloquei um post sobre o TAL NORDESTE!
Por aqui continua a animação! Esta noite é no CheSsenta.
Bj e bfs
Pedro

1:04 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Joaquim Rita.
Não foi só uma, não! Foram muiiiiiiiiitas.
abr
Pedro

1:05 da tarde
Blogger Português desiludido said...

GTL - gente totalmente livre?Pelo menos nos pensamentos.
Bj e bfs
Pedro

1:07 da tarde

Enviar um comentário

<< Home