domingo, setembro 3

Manifestação no Guadiana

ALCOUTIM - Para quando o fim do isolamento?
Vai realizar-se a 9 de Setembro, Dia de Espanha das Festas de Alcoutim, pelas 18,30 horas , uma manifestação no rio Guadiana, com barcos portugueses e espanhóis, a favor da construção da nova ponte internacional entre Alcoutim e Sanlúcar do Guadiana.
A manifestação é convocada pela Associação Transfronteiriça ATAS, com o apoio activo, do lado de Portugal, do Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, do Presidente da Assembleia Municipal, de Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, das estruturas concelhias do PSD, PS, CDU-PCP, da Associação Alcance, do GD Alcoutim e de outras associações do concelho Alcoutim e, do lado de Espanha, com o apoio activo do Alcaide e Ayuntamiento de Sanlúcar assim como de vária instituições associativas da localidade.
A Ponte Alcoutim-Sanlúcar é uma velha aspiração das populações portuguesa e espanholas, desta zona da fronteira, que a favor dela têm desenvolvido, especialmente a partir de uma manifestação no rio em 1999, numerosas acções, como entrevistas com autoridades de Portugal e de Espanha, exposições, abaixo-assinados e manifestações diversas.
A decisão de construir a ponte foi aprovada pela República Portuguesa e o Reino de Espanha na Convenção de Albufeira, Cimeira Aznar-Gueterres, em 1998.
Em 2001-2002, foi realizado um Estudo Prévio (incluindo um estudo de impacto ambiental e social), pela empresa Gird/Cenorplan, que definia a localização da ponte e as suas características essenciais, que não teve seguimento da parte das autoridades portuguesas e espanholas.
Sabe-se que na última reunião da Comissão Mista Luso-Espanhola de Pontes, realizada em Madrid, em 26 de Abril de 2006, esta ponte foi incluída na agenda, tendo a delegação espanhola ficado de indagar a posição da região autónoma da Andaluzia sobre a matéria.
Entretanto, na sequência de um grave acidente rodoviário que, no dia 18 de Julho, encerrou durante horas a circulação na Ponte Ayamonte-Monte Francisco, levantou-se um verdadeiro coro de responsáveis institucionais e empresariais algarvios a exigir a construção da Ponte Alcoutim-Sanlúcar, como alternativa indispensável à única ponte internacional do Baixo-Guadiana.
São estas as condições que os organizadores e apoiantes da manifestação do próximo dia 9 de Setembro consideram propícias para fazerem ouvir a sua voz em Lisboa, Madrid e Sevilha, em prol de um empreendimento essencial para o desenvolvimento de uma das zonas mais deprimidas da fronteira de Portugal e de Espanha. (In AlgarveDigital)