domingo, abril 30

Zé Maria (ex Vitor Jara) é o animador de serviço esta noite, em vésperas do Dia do Trabalhador, no "CheSsenta Bar"! Eu dou uma ajudinha...
 Posted by Picasa

Carta da mãe alentejana...

Mê querido filho,
Ponho-te estas poucas linhas para saberes que estou viva.
Escrevo devagar por que sei que não gostas de ler de pressa.
Se receberes esta carta, é porque chegou. Se ela não chegar, avisa-me que eu mando-te outra.
Tê pai leu no jornal que a maioria dos acidentes ocorrem a 1 kmde casa. Assim, mudámo-nos para mais longe.
Sobre o casaco que querias,o tê tio disse que seria muito caro mandar-to pelo correio por causa dosbotões de ferro que pesam muito. Assim, arranquei os botões e puse-os no bolso. Quando chegar aí, prega-os de novo.
No outro dia, houve umaexplosão na botija de gás aqui na cozinha. O pai e eu fomos atirados pelo ar e caímos fora de casa. Que emoção: foi a primeira vez em muitos anos que tê pai e eu saímos juntos.
Sobre o nosso cão, o Joli, anteontem foi atropelado e tiveram de lhe cortar o rabo, por isso toma cuidado quando atravessares a rua.
Na semana passada, o médico veio visitar-me ecolocou na minha boca um tubo de vidro. Disse para ficar com ele por duas horas sem falar.O teu pai ofereceu-se para comprar o tubo.
Tua irmã Maria vai ser mãe, mas ainda não sabemos se é menino ou menina, portanto não sei se vais ser tio ou tia.
O teu irmão António deu-me muito trabalho hoje. Fechou o carro e deixou as chaves lá dentro. Tive que ira casa, pegar a suplente para o abrir. Por sorte, cheguei antes de começar a chuva, pois a capota estava em baixo.
Se vires a Dona Esmeralda, diz-lhe que mando lembranças. Se não a vires, não digas nada.
Tua Mãe

Desculpem-me os alentejanos de quem gosto muito e admiro! Isto, óbviamente, é uma brincadeira......

sábado, abril 29

181. Nas minhas pesquisas musicais encontrei o "grande" Astor Piazzolla a interpretar Tristeza Separaciones p1.wma ! É um tipo de musica e interpretação que dispensa qualquer comentário...
JAGUAR XK. Um "apartamento com rodas"!
 Posted by Picasa
Ontem fizemos a apresentação deste "belo exemplar"! Estou a falar do automóvel, seus mal intencionados...
 Posted by Picasa

quinta-feira, abril 27

"Maldito" fim de mês !

Cá está novamente o fim do mês!!!
Para variar "a pressão" sob ao máximo pois há que cumprir objectivos!
Sabem que há países onde os gestores de negócios (nome fino dado a um chefe-de-vendas) é considerada uma profissão de desgaste rápido?!
Mas, estamos em Portugal, e cá é como é !
Pior um pouco pois hoje, o Sr. Sócrates, veio anunciar novas medidas mais penalizantes para as reformas antes dos 65 anos! Assim, "já me estou a ver de cadeira de rodas" a dirigir as equipas de vendas!
O que me aborrece é que tenho em tempo de descontos, incluindo o tempo de tropa em Moçambique em zona de intervenção, nada mais nada menos que 39 anos de descontos!!!
Em contrapartida, vejo políticos, deputados, administadores de Empresas EP´s, e similares, reformados com meis dúzia de anos de carreira e com reformas milionárias!!!!
Mas a estes trabalhadores o Sr. Sócrates não altera o plano de reforma! Porquê??
Comemorou-se há pucos dias mais um aniversário do 25 de Abril!
Quanto a mim faz falta um 26 de Abril para acabar de fazer o que o 25 não conseguiu !!!
Há situações de extrema injustiça que foram pura e simplesmente esquecidas (propositadamente?)!
Os deficientes das FA, os espoliados do Ultramar, os reformados com pensões de miséria, as expropriações selvagens,.....
Muito do 25 de Abril ainda está por fazer!!!

Questão de Cerimonial

Um fuzileiro naval, todo vaidoso, em uniforme de gala, chega a uma farmácia e pede à empregada uma camisinha preta .
Ela admirada diz: - Camisinha preta??? Nós não temos camisinhas na cor preta. Aliás, o senhor desculpe a curiosidade, mas para que quer o senhor uma camisinha preta?
- É que a minha sogra morreu, diz o fuzileiro e eu quero fazer amor com a minha mulher, mas quero demonstrar , pelo menos, algum sinal de luto.
- Puxa vida, exclama a rapariga, nunca tinha pensado nisso.
Mas o senhor faz o seguinte:-" use uma normal a meio pau que é a mesma coisa!"
O QUE A CRISE PROVOCA....

 Posted by Picasa

quarta-feira, abril 26

180. Compositor e intérprete já com uma longa carreira luis_represas_perdid..> é em Portugal um nome de peso e tem no tema "Perdidamente" um dos seus maiores exitos!

terça-feira, abril 25

 Posted by Picasa
179. "A comemorar Abril" fica aqui uma das músicas que é "um ícon da revolução":-pedra_filosofal.wma . Tema de António Gedeão a quem Manuel Freire "deu a voz"!
Indiscutívelmente um dos temas mais marcantes da época!

segunda-feira, abril 24

Notificação a falecido.....

Clique na imagem para ampliar!
Posted by Picasa

25 de Abril é no CheSsenta

Hoje, mais doque nunca, é noite de CheSsenta!
Para comemorar a data nada melhor que a música de Zé Maria!
Quase posso dizer que as músicas são a pedido....
"Seja bem vindo quem vier por bem..."

25 de ABRIL, SEMPRE!

178. Em tempo de comemoração do 25 de Abril deixo aqui o tema Musical de Zeca Afonso, "Grandola Vila Norena" , que foi a senha final para o avançar dos movimentos militares que libertaram Portugal!
Posted by Picasa

"Os Caixotes Vitorianos"

Uma "revolução no Faro este" provocou uma reviravolta tão grande que acabaram por se perder alguns posts! Tentei refazer o mais possível e "Os Caixotes do Sr. Vitorino" voltam aqui para quem quiser fazer sugestões sobre o destino a dar a tão belos" exemplares de design"!
Conforme a fotografia mostra, ainda há muitos que não arranjaram sítio para "estacionar"! Estão no estaleiro da Câmara, no Cais Novo, mas no exterior! Provávelmente não cabem, lá dentro! Peço desculpa a todos que aqui tinham colocado um comentário e convido a voltarem a fazê-lo, talvez se encontre uma solução para "parquear" os ditos cujos... Posted by Picasa

domingo, abril 23

Aniversário do 25 de Abril

177. Quando começam as celebrações de mais um Aniversário do 25 de Abril, venho aqui deixar um tema que me é extremamente grato!
Interpretado por Paulo_de_Carvalho_E_Depois_do_Adeus.wma fica para a eternidade ligado à História de Portugal! Foi a primeira senha que iria accionar toda uma movimentação militar que acabaria com um regime de 50 anos de opressão!
Emitida pelo Rádio Clube Português com o locutor de serviço João Paulo Diniz foi para o ar às 22h55 da noite de 24 de Abril!
Mais tarde seria o "Grandola".......
Para os interessados, hoje, a partir das 21h30 na Sociedade Recreativa Artistíca Farense, haverá "Música de Abril" com Zé Maria, ex-Brigada Vitor Jara!

Acabaram com a nascente

É verdade! Acabaram com a nascente que "há meses brotava àgua, regando o alcatrão da rua" cá do bairro! Eu não quero acreditar que esta intervenção tenha alguma coisa a ver com o que aqui "postei" ontem sobre o assunto!
É certo que quando aqui coloco um assunto que acho deve chegar a determinadas pessoas, eu envio um convite via email para uma visita ao "Faro este" ! Também é verdade que esse convite chega à vereação da Câmara, incluindo o Presidente e o Vice...
Não interessa! O que é certo é que a fuga foi resolvida e de forma extremamente rápida! Não levou mais que uma hora! Quantos metros cúbicos de àgua se teriam poupado se esta intervenção tivesse ocorrido há dois ou três meses???
Resta-me sómente aconselhar os "bloggers" a "postarem" nos seus bloggs o que achem estar mal e a necessitar intervenção!
Quem sabe "alguém" com responsabilidades na matéria receba o recado... Posted by Picasa

Dia do Livro

Dia do Livro e do Direito de Autor
Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Uma data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro.
Durante esta 9ª edição, estão a ser desenvolvidas várias actividades e iniciativas comemorativas um pouco por todo o país. O movimento de «bookcrossing» de Portugal vai distribuir gratuitamente livros de autores nacionais em locais públicos, tais como bancos de jardim e paragens de autocarros. O dia de hoje vai ainda ser assinalado com sessões de leitura em várias bibliotecas nacionais.
Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro. Este ano o programa para a promoção do livro escolhido foi o de Antuérpia, que lhe valeu a nomeação de Capital Mundial do Livro 2004.
Andreia Parente e Carla Sousa
P.S. Só uma curiosidade :-O livro português mais vendido a partir do ano 2000 é "O Equador"( Oficina do Livro) de Miguel de Sousa Tavares
 Posted by Picasa

sábado, abril 22

Nascente de àgua em plena rua

A àgua é um bem que todos devemos preservar o melhor possível, pois como aconteceu recentemente, se bem se lembram, "ìamos morrendo à sede"!
De ano para ano a problemática da àgua vem assumindo cada vez mais importância!!!
É um bem tão essencial que há teorias que "uma 3ª. Guerra Mundial poderá acontecer pela luta pela àgua"!
Mas, estou eu aqui a meter àgua porquê?
É porque aqui no meu bairro "temos uma nascente em pleno alcatrão"!!!
Na fotografia que aqui coloco pode ver-se que a rua está seca mas lá está "a tal nascente"!
Claro que não se trata de nascente nenhuma mas sim duma rotura que HÁ MESES provoca o "fenómono"!
Alguns residentes já deram informação quer à Câmara , quer aos Serviços Municipalizados, agora com o nome de "Fagar", mas tudo continua na mesma!
E sabem quem está a pagar a àgua que se está a perder?? Não sabem??Pois claro:- É o Zé!!
E assim "este petróleo" está a atingir valores que já pesam no orçamento dos farenses, valores estes que acabam por ser inflacionados pelas perdas de àgua que a rede apresenta! Alguém tem idéia da àgua que se perde? Disseram-me que 40% da água que Faro consome, se perde! Será?
Fica aqui o alerta e vamos ver se alguém faz lguma coisa!
Ah! Já agora "o fenómeno" passa-se na Rua Cmdt. José Nunes da Cruz .... Posted by Picasa

Estacionamento

ASSIM SE ESTACIONA EM FARO... Posted by Picasa

José Mário Branco no Teatro Lethes.

176. José Mário Branco.mp3 esteve ontem em Faro onde deu um concerto no Teatro Lethes que esgotou, pois há muito já não havia bilhetes, pois foram muitos e muitos os que quiseram ouvir uma das "figuras" da música potuguesa!
Interessante foi que após o espectáculo muitos dos espectadores foram parar ao CheSsenta onde o Zé Maria, com a minha singela colaboração, interpretava musicas do grande Zé Mário Branco!
Fica aqui um tema menos divulgado mas com o mesmo nível de todas as suas musicas, o fado "Alfacinha".

Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes.
Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.
Dia da Terra: "É preciso que todos colaborem"
Feliz Dia da Terra! Das Palavras às Acções... Posted by Picasa

sexta-feira, abril 21

Justificar as faltas no CheSsenta

175. Cancion funebre para el Che Guevara
Depois de algumas faltas aí está mais uma sexta-feira para ir até ao CheSsenta Bar!
Entre as músicas que por lá marcam a noite o "Hasta Siempre"é quase um hino!
Descobri entretanto a "Canção Funebre para Che Guevara" que desconhecia!
25 de ABRIL

 Posted by Picasa

quarta-feira, abril 19

Trânsito exemplar

Nós portugueses temos aqui um exemplo como devemos circular, ordeiramente, com civismo, cumprindo as regras de trânsito....
É só clicar http://youtube.com/watch_fullscreen?video_id=RjrEQaG5jPM&l=133&fs=1&title=India%20Driving
para recebermos a lição......
174. TheFado of Coimbra [Ocora] - Balada Da Despedida
Hoje o tema musical é uma estreia! É verdade!
Pela primeira vez o Fado de Coimbra chegou ao "Faro este" na voz de Fernando Soares! O tema é bem conhecido "Balada da despedida"!

Curiosidade

Na quarta feira , 4 de Maio, 2006, 2 minutos e 3 segundos depois da 1:00 AM da manhã, as horas e o dia serão assim:
01:02:03 04/05/06
Isto nunca mais vai acontecer na sua vida..

terça-feira, abril 18

O CANTE ALENTEJANO

173. Somos filhos de Casevel.mp3
Continuamos no Alentejo a ouvir o cante "Somos Filhos de Casevel" e deixo um texto que apesar de longo merece ser lido!

O CANTE ALENTEJANO
01-10-1985No Baixo Alentejo há um cante tradicional específico daquela região, que se chama cante alentejano. O que é o cante alentejano? Como se canta o cante alentejano? O que canta o cante alentejano? Donde veio o cante alentejano? É a estas perguntas que nós vamos tentar responder, embora sinteticamente. - Padre António Alfaiate Marvão
O que é o cante alentejano – O cante alentejano é uma polifonia simples, a duas vozes paralelas, à terceira superior. Como polifonia, vamos situá-la na época em que a polifonia tinha o primeiro lugar na mmúsica, toda ela vocal, a que se deu o nome de MILÉNIO VOCAL, uma polifonia sem instrumentos, que aparecem no período do Renascimento, no século XVI.

O cante alentejano é composto de modas, nas quais sobressaem, nalgumas delas, dois sistemas musicais inteiramente distintos: o sistema modal e o sistema tonal. O sistema modal, em uso durante toda a Idade Média, o sistema tonal, já fruto do Renascimento, no século XVI. O sistema modal grego, adaptado e modificado por S. Gregório, era composto dos modos Dórico, Erígio, Eóleo, Lídio e Mixolídio.

Os modos tinham sete notas, cujos semitons variavam na escala, ao contrário das nossas escalas, cujas melodias giram sempre em volta da tónica e da superdominante, segundo o tom é maior ou menor.

Os vestígios dos modos que mais frequentemente nos aparecem nalgumas modas alentejanas são do Eóleo, nas modas “Toda a bela noite eu estive” e “Ai ai”.
Do Mixolídio nas modas “Meu lírio roxo” e “Água leva o regador”.
Do Frígio no cântico ao Deus Menino de S. Matias.
No Lídio na moda “O Sarapateado”, de Santo Aleixo da Restauração e na moda “Ó abre-me a porta”.

Estes restos do sistema modal encontravam-se, em muitos casos, nos finais das modas ou dos estribilhos.

As principais características das modas alentejanas são as seguintes:

(a) Serem todas em tons maiores;
(b) Terem algumas o soluço eclesiástico, ou pausa para respirar, no meio da palavra;
(c) Terem algumas o acorde de tritono, que Arnol Schomberg baniu da harmonia ao inventar a dodecafonia seriada.


Como se canta o cante alentejano – Os cantadores, geralmente homens do campo, cantam em grupo, divididas as vozes em três naipes: o Ponto, o Alto e as Segundas vozes. A função do Ponto iniciar a moda, retomada depois pelo Alto, e em seguida pelas segundas vozes, constituindo assim o coro. A função específica do Alto é preencher as pausas com os “vaias”, no fim das frases musicais, excepto na última – assim uma espécie de Ponto na 1ª vez.
Podemos dividir o cante alentejano em três tipos de música: as modas lentas, as modas coreográficas e os cantes religiosos.


O que canta o cante alentejano – As modas alentejanas cantam-nos o Alentejo, com todas as suas belezas e a vida dos alentejanos. Há modas para todas as épocas do ano – a sementeira, com a moda da “Lavoura”, que yem o seguinte verso:

Já morreu o boi capote
Camarada do pombinho
Quem não for capaz que não bote
Regos ao pé do caminho

Da monda, com o “Manjerico folha recortada, da ceifeira, da apanha dos legumes, do casamento”, com a seguinte letra,

Marianita és baixinha
Ai, roja a saia pela lama
Ai, tenho to dito mil vezes
Ai. Levanta a saia Mariana

das sortes que diz assim,

Senhora do Livramento
Livrai o meu namorado
Para que ele seja livre
Ai, Meu Jesus
Ai, Meu Jesus
Dessa vida de soldado
Dessa vida de soldado

Da vida militar que diz assim,

Lá vai o combóio, lá vai
Lá vai ele a assobiar
Lá vai o meu lindo amor
Para a vida militar

O cante alentejano tem o sentido do amor, da saudade e da tristeza, embora associados também a outros motivos. Das 206 modas do Cancioneiro Alentejano, 114 falam do Amor. Por exemplo as modas “Lindo Amor”, “Ao romper da bela aurora” e “Ribeira vai cheia”, etc.
Das restantes 92, a maior parte canta a saudade. Por exemplo “O Meu Baleizão”, “As cobrinhas de água”, “Já morreu quem me lavava”, etc. 6 modas cantam a morte e 17 cantam a tristeza. Cantam a morte as modas “Lindo Amor”, “Solidão” e “Já morreu quem me lavava”. Cantam o sofrimento as modas “Anda cá senta-te aqui”, “Ó Maria Rita” e “Suspiros ais e tormentos”, etc.


Donde veio o cante alentejano – A hipótese mais significativa é a que nos aponta a vila de Serpa como terra onde se organizou o cante Alentejano, pelo seguinte. As escolas de polifonia clássica do século XV, em Évora foram frequentadas por alguns frades da Serra de Ossa. Alguns destes mesmos frades foram mandados para Serpa onde fundaram o convento dos paulistas e Escolas de Cante Popular. Deve ter sido dessas escolas que saiu o cante alentejano. O cante alentejano tem princípio, meio e fim, pelo que somos levados a crer que os autores das modas alentejanas tenham pessoas dotadas de conhecimentos musicais suficientes para as inventar. Estas escolas de canto popular, fundadas pelos frades paulistas da Serra de Ossa, teriam a sua origem aí pelos fins do século XV, na transição do Milénio Vocal para o Renascimento.
Assim definido, o cante alentejano representa a cultura popular tradicional do povo do Baixo Alentejo, de um extraordinário, com a sua identidade própria, as suas características específicas e a sua peculiar interpretação. Esta cultura mergulha as suas raízes no sistema musical medievo, numa perfeita simbiose de modas e de tons, fruto da evolução da música no período renascentista. Esta cultura traduz a perfeita imagem do povo alentejano, no seu quotidiano, durante séculos, e que se mantem viva, em toda a sua beleza sentimental e nostálgica, que embalou, a sua gente, a fez trabalhar, cantar, chorar, sofrer rezar e morrer, numa epopeia bem digna da pena de um novo ainda que rústico épico.




OS CANTARES DE PORTEL
Ao folhearmos a 1ª e a 2ª série dos Cantos Populares de Portel, recolhidos pelo Sr. Artur Duarte, músico da marinha e publicados pelo Sr. J. ª Pombinho Júnior, edições de 1948 e 1949, respectivamente, constatamos que alguns daqueles cantos tem estruturas musicais do tipo modal, como nalgumas modas alentejanas.

Por exemplo na 1ª série os cantos “Laranja da China”, “Aldeia da Laranja” e “Que levas na garrafinha”, são desse tipo de música. Os finais desses cantos, o primeiro em Fá Maior e os outros dois em Sol Maior, terminam respectivamente em Dó e em Ré, sem a preparação necessária para a modulação ao tom vizinho, mas utilizando as formas de modo Eóleo. Na 2ª série, o canto de passar da Ribeirinha, tem também uma terminação modal e não tonal. Trata-se, pois, nestes casos, de um grupo de modas que passaram para Portel, talvez através da Vidigueira, de Cuba ou de Viana do Alentejo nas romarias à Senhora de Aires, ou dos frades paulistas da Serra da Ossa, que abriram escolas de cante popular em Serpa, no Baixo Alentejo, onde provavelmente teve origem o cante alentejano.

Até à Serra de Ossa ainda se podem ouvir os lindos corais alentejanos. Depois, os adufos e os pandeiros acompanham a música Regional do Alto Alentejo, que se caracteriza especialmente nas “saias”, que se destinguem em velhas e novas, aiadas, puladas e com estribilho. As “saias” novas são ou eram cantadas em Elvas no S. Mateus, pelos grupos de Campo Maior, Borba, Vila Viçosa e Amandroal, em despique.

Ora Portel, influenciado pela música coreográfica do Alto Alentejo, que se caracteriza especialmente nas “saias”, como já referimos, principiou ultimamente a juntar às vozes dos cantadores alguns instrumentos, com ritmos novos, coisa que nunca se viu até ali nas músicas alentejanas. E o pior é que Beja foi-lhe no encalce e afinou pelo mesmo diapasão, juntando-lhe ao canto e aos instrumentos, vozes femininas, em interpretações por vezes bizarras, pouco de harmonia com o tradicional cante alentejano. Há quem goste e quem não goste, pertencendo a este último grupo aqueles que ainda sabem distinguir entre uma cobra e um lagarto.

É claro que não é com duas cantigas azougadas que se muda a face da terra, que continuará a girar sempre à volta do sol.

O contrário seria a destruição do nosso planeta e dos seus colegas vizinhos e não sabemos se de mais alguns.

Não é tarefa fácil destruir a alma de um povo, por mais tentativas que se façam para o conseguir. Ela permanece sempre através de tudo, especialmente nas suas tradições. Ali deixa o homem e a sociedade que ela formou, bem vincada, a sua personalidade, a sua razão de ser e de viver. O Alentejo será sempre reconhecível através das suas velhinhas, nostálgicas e encantadoras modas, de cantadores bem unidos nas vozes, nos corpos, nos sentimentos e na vida.

Padre António Alfaiate Marvão,
Congresso Sobre o Alentejo - Semeando Novos Rumos,
Évora, Outubro 1985, I Volume, Págs. 104 a 107
Edição da Associação de Munícipios do Distrito de Beja

segunda-feira, abril 17

172. E Tao Grande O Alentejo
Depois de uns dias no Alto Alentejo, em Estremoz, regressei ao Algarve e posso dizer que "É tão grande o Alentejo" que é o título da moda que estamos a ouvir, com Dulce Pontes "encostada" a um grupo de cante alentejano!

Já deixei o Alentejo...

 Posted by Picasa

sábado, abril 15

Ainda a Feira em Estremoz

Em complemento ao post anterior, venho deixar mais alguns apontamentos que achei "dignos" de vir aqui parar!
Assim, os vendedores de filmes em DVD dão-se ao luxo de colocar etiquetas a dizer "estreia"!Mais ainda! Alguns DVD têm impresso nas capas a data em que serão lançados em Portugal.....
Quanto aos CD's "estão a perder terreno muito rápidamente" e são poucos os feirantes que os têm. Mas, mesmo assim lá estão "António Carreira de braço dado com o Tino de Rãs, tal e qual o grupo musical "Os Paralelos do Ritmo" que por mais que toquem nunca se encontram!"
Outra situação digna de registo é que os feirantes "tiram fácilmente a pinta dos clientes...." e, por sua vez, criam três grupos de compradores:- o local, o de fora e o estrangeiro, argumentando de diferente maneira com cada um.Com o local usam uma argumentação comercial/convencional!Par o de fora já usam termos pomposos mostrando a sua capacidade e conhecimento! É ouvilos a falar de Rochas, Dior,ou Channel...:- " Ó patroa olhe que esta mala é Luis Viton"!Quanto aos estrangeiros a linguagem textual é que manda misturada com uns "termos em portinhol" !
Esqueci-me também de vos falar de um "espaço comercial" que lá estava, onde um marroquino exibia frascos de perfume de origem e qualidade duvidosa! Disseram-me que muitas vezes eles dão a apreciar um e vendem outro que não tem nada a ver....Será? É que assim vou começar a chatear-me quando me chamarem marroquino!
Outra situação que apreciei foi a actuação das compradoras aconselhadoras! Estão duas senhoras lado a lado a verem o mesmo artigo e uma diz:-"Olhe, com um top por baixo para não se ver o soutien fica muito bem! Replica a outra que, no verão só com o dito soutien mas sem alças fica a matar....." Acho que vou convidar a Fátima Lopes para aparecer na feira de Estremoz....
Mas, feira sem uma tasca para tomar qualquer coisa, não é feira! Lá estava também uma viatura adaptada a bar onde havia de tudo um pouco, até café! É ali que se juntam os "padrinhos," enquanto a família vai trabalhando, tipo D.Corleone!E, ficando ainda com mais "algumas cenas em stock para aqui postar , deixo-vos livres para voarem para outros ninhos"!

A Febre de Sábado em Estremoz


Quem não conhece Estremoz não pode avaliar o que aqui se passa aos sábados de manhã!
"Uma autêntica febre de sábado" !

Vou tentar "fazer-vos a fotografia" do que se passa nesta linda terra desde o romper do dia até à hora do almoço!

Todas as semanas, aos sábados de manhã e frente à Câmara Municipal, sendo o trânsito cortado nessa artéria para o efeito, tem lugar o mercado! Quem lá vai encontra as coisas mais variadas, nomeadamente em produtos alimentares caseiros e biológicos! São os pequenos agricultores locais que se apresentam a vender os seus produtos! Há desde galinhas e similares, enchidos,queijo,frutas e legumes,algum artesanato local,....e tudo produtos de qualidade (e sem IVA)! É um mercado quase silêncioso onde "entre a oferta e a compra não há distâncias"! Mais à frente explico o que quero dizer! Muito cedo os agricultores/produtores, armam a sua "baíuca" e ali esperam pelos "clientes"! Os produtos são expostos no chão, óbviamente dentro de embalagens, o luxo é abaixo de zero, a contrastar com a qualidade! Mas, por detrás deste mercado funciona, sempre, uma feira de velharias onde aparecem os artigos mais diversos que se possa imaginar! Desde um velho baralho de cartas que há muito não sabe o que é o "sabor do pano verde", discos em vinil com mais de 50 anos onde a agulha do gira-discos "há muito deixou de passear", livros bem gastos pelo tempo e "pelo desgaste provocado por muitos olhos", arte sacra cuja proveniência é sempre duvidosa, provávelmente com "origem no assalto" a algumas igrejas, chaves e fechaduras que há muito deixaram de fazer o que lhe competia, "apresentando-se ali de portas abertas", camas de ferro bem antigas, pintadas ou por pintar, onde quase sempre o tema predominante das pinturas são as flores,, e que também elas não são há muito"abrigo de corpos cansados"....e tudo o mais que se possa pensar! Mas todo este negócio é feito calmamente, sem muito barulho, com os vendedores a serem chamados pelos clientes, em vez de eles os chamarem para venderem os seus produtos, "perante o olhar do belo castelo lá no alto" que todos os sábados vê repetir-se este ritual"! Ali "preside a oferta" e quem quiser alguma coisa que pessa! Vale a pena visitar Estremoz aos sábados de manhã!
Mas, a pouco mais de 2 Kms de distância, o negócio é outro! Na zona industrial decorre a feira que "é um flagrante contraste com o mercado"! Dezenas de toldas ou barracas, barulho que melindra os timpanos, megafones a trabalhar, "aliciamento" permanente de quem lá vai, num mundo que quase nos faz lembrar as medinas de Marrocos! Se no mercado impera "a oferta silenciosa", na feira é ver quem faz mais barulho e consegue "impingir" o que tem. São toldos em continúo, onde atrás está sempre uma carrinha que é não só para transportar os artigos mas é também a "residência móvel" dos feirantes! Estes são na sua grande maioria de etnia cigana,que dominam o comércio das confecções, aparecendo alguns indianos e marroquinos mais virados para "as tecnologiasde ponta e àudio"! Disposto num quadrado com com algumas dezenas de metros em cada lado, formam um corredor onde passam os clientes! O slogan mais apregoado é :- "Tudo a 5 € !" Tudo a 5 €"! Repete-se metro a metro, de feirante em feirante e é alto e bom som "gritado" pelo "dono da casa" empunhando um potente megafone! À volta todo o "staff" vai "puxando" pela clientela! Os produtos são de qualidade da "treta"! Camisas "Lacoste" , óculos "Carrera", ténis com o logo da "Nike", langerie "fitafor" e mais não sei.......! Os preços são "uma agradável surpresa" e os respectivos preçários vão mudando conforme a hora vai passando! Com uma velocidade relâmpago" sai um digito e entra outro ", assim que o vizinho dá o ponta-pé de saída"! Aí o slogan pode mudar para"duas peças 5 €" ou talvez até três..... Portanto, para comprar mais barato, quanto mais tarde melhor! E há lá de tudo ou quase! Só não percebo é porque os chineses não estão presentes neste negócio!? Será que poderia fazer despoletar uma "guerrilha étnica"? Responda quem souber!
Mas o que é certo é que eu já corri não sei quantas lojas de chineses à procura de um carregador de isqueiro para o meu télélé e fui encontrá-lo na feira de Estremoz! Com os tais 5 comprei um! E esta, heim?! Mais alguma coisa fica por dizer mas não quero abusar da paciência de quem vem ao "Faro este"! Não sou defensor de "posts" longos que muito dificilmente conseguem manter o interesse do leitor até ao fim!
Assim, fico por aqui! Bom fim-de-semana desde Estremoz.
Pedro


sexta-feira, abril 14

Desde Estremoz

A gozar ums mini-férias em Estremoz, e adoptando uma "dinâmica de acordo com a das gentes boas desta terra" aqui estou, devagar, devagarinho a interrogar-me sobre o porquê de aqui se trabalhar hoje, sexta-feira Santa, e na próxima segunda-feira estar tudo fechado e as pessoas irem comer o borrego para o campo!
Vou tentar saber a origem desta tradição que julgo ser em todo o Alto Alentejo e não sómente em Estremoz!
Aqui deixarei o resultado da pesquisa! Boa Páscoa!

quinta-feira, abril 13

171. hendel_aleluia.wav
De partida para o Alto Alentejo(Estremoz), em tempo de Páscoa venho aqui deixar "Aleluia" de Hendel que é "um hino" para os católicos e uma obra de arte para os restantes!
Boa Páscoa !

quarta-feira, abril 12

Santa e Boa Páscoa para todas(os).
Pedro
170. Encontrei esta música e o comentário que acho interessante! Espero que agrade!
ROSA ZARAGOZA. EL ESPÍRITU DE AL-ÁNDALUS.
Las canciones de este disco, tienen en su mayoría un contenido religioso, son canciones de las tres religiones que hubo en la península...Creo que la espiritualidad es la energía positiva que se necesita para equilibrar la violencia y el materialismo del mundo. Pero en la espiritualidad de la que hablo está integrado, y no puede separarse, el cuerpo humano porque espiritual es también (al menos para mí) jugar, bailar, cantar, comer, beber y reírse y por supuesto sentir y disfrutar el placer de amarse. Siempre me ha parecido que el máximo placer físico estaba muy cerquita de la elevación mística. Siento que soy heredera, solo por el hecho de haber nacido aquí, de todas las cosas positivas de estas religiones judía, cristiana y musulmana; prefiero no hablar de las intolerancias, tabúes, violencias, parafernalias vacías, riquezas, dogmas, el miedo y el integrismo que en las tres encontramos, gracias a las personas que desvirtuaron su origen ... He intentado cantar estas canciones con el mayor respeto y con el mayor placer.
Rosa Zaragoza

SAÚDE:- A PREVENÇÃO

Hoje fui fazer análises clínicas, que já devia ter feito há dois anos....e dei comigo a pensar porque será que nós, portugueses, não fazemos prevenção em termos de saúde!Uma das principais causas de morte em Portugal são os AVC !Quantas destas vitímas fariam, no mínimo, o controle da tensão arterial? E os homens, que a partir dos 45 anos deviam fazer com regularidade exames à próstata? Quantos fazem ? E quem controla a sua saúde para evitar os enfartes! Em muitos países o cataterismo é feito regularmente a partir dos 50 anos! E as mulheres que com uma mamografia feita regularmente poderiam muitas vezes "vencer" o cancro da mama!? É verdade que os serviços de saúde pública não nos incentivam nada para fazermos exames, bem pelo contrário! Temos como utentes dos ditos serviços "mendigar ao Sr. Doutor" para passar a requisiçãozinha...
Mas, o acesso à saúde é um direito que nos assiste e devemos "lutar" por ele!

terça-feira, abril 11

A Gripe das Aves...
FERRARI

Atravessar Paris num Ferrari a mais de 200 Km/h

Recebi 8 minutos de um filme de LELOUCH , que se recusou a dizer quem era o condutor!
São 5 da manhã, entrada em Paris pela porte Dauphine até ao Sacré Coeur numFerrari a mais de 200 Km/h.
É só clicar
http://video.google.com/videoplay?docid=2851488008488190547&q=lelouch

1º. Trimestre 2006! Como classifica a actuação da C.M. Faro?

Um pouco mais abaixo e do lado esquerdo continua a votação para avaliar a actuação da Câmara no 1º. Trimestre 2006! Como classifica a actuação da C.M. Faro?«, é a pergunta que se coloca! Se ainda não votou, faça-o.Obr
BOA PÁSCOA! São os votos do "Faro este"

A Nacional Bur(r)ocracia

O P.M. fez há dias a apresentação do SIMPLEX - Programa de Simplificaç Administrativa e Legislativa. É uma alteração significativa que visa tornar a vida mais fácil ao "Zé Portuga"!
Vamos ver se na prática resulta! Numa primeira análise, muito superficial, o que já conclui é que "quem navega pela net" vai mesmo poder tratar de muitas coisas "sentadinho na sua casa frente ao PC"! Vamos aguardar para ver o que vai dar...
169.Nao Ha Estrelas No Ceu
Rui Veloso é certamente o maior "rocker" de Portugal! Com uma longa carreira continua a presentear-nos com novos temas! Não é o caso deste, "Não há estrelas no céu" que já tem alguns anos, mas é um dos mais conhecidos!
Tudo isto levou-me a um pensamento:- "Os Amigos são como as estrelas! Às vezes não se vêm mas estão lá..."

segunda-feira, abril 10

Porque fiz um blog ?

No III Encontro de Blogs no Algarve um dos temas interessantes de que falámos foi "qual a motivação para fazer um blog e continuar com ele"!Pois eu proponho que cada um de nós o faça e dê a conhecer!Assim, tomo a liberdade de "dar o pontapé de saída!
Pois, o "Faro este" nasceu por mero acidente! Recebi um mail onde vinha "Construa o seu blog em três etapas"! Lá "percorri o itinerário" e quando dei por mim, já estava. Não há duvida que Faro era desde logo a motivação! Se repararem no endereço, www. faroso..... era porque dado o isolamento da cidade tinha a idéia de baptiza-lo como "Faro Só"! Depois, recordando que um dos espectáculos que levámos (Antigos Alunos do Liceu de Faro) à cena no Lethes, chamado "Faroeste", decidi adoptalo! A seguir, e apesar de ainda estarem longe as eleiçõea autárquicas, porque estava convicto de que era preciso mudar os destinos da Câmara de Faro, empenhei-me na "luta" para derrubar J.V.!Por outro lado, o amor à música, também desde logo mereceu da minha parte um tratamento especial e prometi a mim próprio diáriamnte colocar uma nova música no "Faro este"!
E já está! Contei a minha "estória"!
167. Continuamos no Brasil e com a voz de Joana no tema "Promessas"!E o que há mais por aí são promessas feitas e não cumpridas...

Florbela Espanca

Com comentários tão simpáticos à música que aqui deixei, senti-me obrigado a fazer mais uma homenagem à mulher, pela pena de Florbela Espanca
Florbela Espanca
Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber por quê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!

domingo, abril 9

166. "O nome de mulher é sagrado" é o tema que estamos a ouvir interpretado pela "grande" Beth Carvalho, mais uma das "divas" brasileiras da canção! Tomo a liberdade de dedicar a todas as mulheres "blogers" portuguesas!
Com "passos certos" o Dragão lá vai andando rumo à vitória!

Atenção aos auricolares quando se conduz

Recebi do Botas e dou despacho
Atenção aos auricolares quando se conduz e usa o telemóvel!
É mais uma lei à portuguesa como o cozido...
Cliquem e registem
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Telemoveis_dotados_de_dois_auriculares.pdf

sábado, abril 8

Funcionários Públicos

Recebi e dou despacho
Diz um miúdo pra outro:- Vamos brincar?
Vamos, mas a quê?
Aos Funcionários Públicos!!
E como é que é?
Então, o primeiro que se mexer, perde!!!!!!!!

Ir a Roma e não ver o Papa

Acreditem que foi verdade!
Há uns anos atrás J.V. foi a Roma para participar numa reunião em que a alfarroba era assunto dominante! Não foi só pois outros algarvios também lá estavam!
Depois das sessões de trabalho programadas, terá confessado que queria ir ao Vaticano!
Claro que sim! Ir a Roma e não ver o Papa.....
O problema é que J.V. não sabia como ir e, mais ainda, o transporte que teria que utilizar! Combóio, avião...????
Houve que julgásse que era brincadeira, e nem quiseram acreditar que J.V. faláva a sério!
O que é certo é que J.V. falava mesmo muito a sério! Não podia ser! J.V. que até há pouco tempo tinha feito parte do Governo....???!!!
Não fôra a interferência de um "futebolista" amigo do "Faro este" que lá estava e não teria mesmo ido ao Vaticano...
É que J.V. estava instalado num hotel a poucas centenas de metros "do tal Vaticano"!!!
Qualquer semelhança entre este J.V. e outro que às vezes é falado no "Faro este" é pura coincidência......

sexta-feira, abril 7

Mais uma noite no "CheSsenta Bar"! Para variar é "a dupla habitual" que vai dar música ao pessoal! Então, até logo!!
165. Carte al Che
Encontrei nos meus "passeios musicais" mais uma música dedicada a CheGuevara!
"Carta al Che" é o titúlo e confesso que não consegui "agarrar" o intérprete...

Benfica lança OPA sobre o Sporting

A febre das ofertas públicas de aquisição (OPA) que está a inundar o mercado mundial (e em especial o europeu) chegou ao sector desportivo.
Ontem, o Sport Lisboa e Benfica confirmou o lançamento de uma OPA sobre os seus rivais Sporting Clube de Portugal, numa operação avaliada em 1,6 mil milhões de euros.
Em termos de quota de mercado, a integração do SLB e do SCP permitirá, ao clube liderado por LFV , passar a controlar mais de 80% do mercado desportivo português, uma fatia de mercado que deverá levar a Autoridade da Concorrência (AdC) a fazer uma análise aprofundada sobre a OPA.
O sucesso da oferta pública de aquisição (OPA) do SLB sobre o SCP permitirá também criar o maior clube desportivo do mundo, com um activo total de vários biliões de euros.
Segundo LFV, em conferência de imprensa, esta OPA há muito que estava planeada e fazia parte da estratégia empresarial do SLB.
Confirmando a alienação de todo o património, desportivo ou não, do SCP, LFV, afirmou-se radiante por ficar muito perto de cumprir a sua promessa eleitoral de atingir os 300 mil sócios. Questionado ainda sobre a improbabilidade dos sócios leoninos um dia sentirem o Benfica como o seu clube, LFV não se fez mouco e, com um sorriso lóbulo a lóbulo, limitou-se a responder:
- Tudo o que é verde um dia amadurece!

Ilusionismo

Experimentem e vão ver que dá certo!
É só clicar em http://kardini.fateback.com/telepatiav.htm

Pensamento do Dia

"Os políticos são como as fraldas, devem ser trocados constantemente !
E sempre pelo mesmo motivo !

"Campanha pela renovação da Assembleia da República Portuguesa

quinta-feira, abril 6

O telhado! Algures em Faro.
164. Triangulo Piazzolla Los Pajaros Perdidos
Sinceramente que não sei o que escrever sobre a música que estamos a ouvir!
O tema chama-se "Los Pajaros Perdidos"! Não sei se Piazzola tem algo a ver com o assunto....

Entrou-me pela caixa do correio...

Quem tem acompanhado as "cowboyadas" deste "Faro este" lembra-se certamente da saga de posts "Entrou-me pela caixa"durante a campanha das autárquicas!
Pois hoje "entrou-me pela caixa do correio o Dr. Apolinário na publicação "Correio de Faro"!
Do Presidente 4 ou 5 fotos o que comparado com o anterior prova que é muito mais comedido!
Fica-lhe bem!
Quanto a notícias, a "Luz Verde Para o Porto de Recreio" é recebida com aplausos, pois Faro tem que se abrir para o mar!
O reenício das obras do Mercado veio tranquilizar os farenses que já viam na obra uma repetição do que se passou com as obras de Stª. Engrácia....
A criação da "Loja do Cidadão" dentro do Mercado é uma mais valia para os farenses!
A aprovação do regulamento do concurso para venda de 144 fogos executados a custos controlados é uma das promessas de edilidade em tempo de campanha e parece que a vai cumprir!
A "Gravíssima Situação Financeira" da Câmara nada tem de notícia pois é uma situação normal! Certamente que o Dr. Apolinário não esperava encontrar os cofres da Câmara a transbordar de €uros!É aqui que se vêm os artistas! "Fazer omoletes sem ovos..."
Também destaque para algumas deliberações camarárias , algumas delas aprovadas mas com o voto contra de J.V.!Assim mesmo"...com o voto contra de vereador J.V.! E quem é o J.V.? J.V.? J.V.? J.V.? Já sei :-o "vereador Já Vou"
É porque este vereador foi "obrigado" a mudar a sua residência para Lisboa, ( o que uma pessoa faz para defender a sua terra), e como foi para Lisboa, agora, sempre que chamam por ele responde:- Já Vou!Já Vou!
Fico por aqui e a aguardar a próxima publicção!




Aumenta corrupção entre os políticos!!!

Director do DIAP de Coimbra preocupado!
Aumenta corrupção entre os políticos!
A corrupção regista níveis 'insuportáveis' para a democracia!
A corrupção está a aumentar entre a classe política.
De acordo com Euclides Dâmaso, director do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra, “em Portugal a corrupção progride e intercepta cada vez mais níveis diversos da Administração e do aparelho do Estado”, acrescentando que “boa parte da economia portuguesa flui no mercado paralelo”.
In Correio da Manhã

quarta-feira, abril 5

FORÇA BENFICA! Tudo é possível...

terça-feira, abril 4

ACTUAÇÃO DA CÂMARA DE FARO

Está a decorrer no "Faro este" uma recolha de opinião sobre a actuação da Câmara de Faro no 1º. trimestre do ano! À esquerda, um pouco mais abaixo, está lá o "motor" onde deverá fazer a sua votação! Porque não? Vote !!!
163. Ryuichi Sakamoto Morelenbaum Casa 09 Imagina
Sakamoto e Morelenbaum são uma dupla famosa da música brasileira! Ele, compositor, maestro, intérprete, é com frequência "requisitado" para dirigir orquestras que acompanham as gramdes vedetas! Ela, com uma voz óptima interpreta de forma sui-generis os temas com arranjos de Sakamoto! Aqui fica "Imagina"!

Bush e Blair

George W. Bush e Tony Blair estão num jantar na Casa Branca.
Um dos convidados aproxima-se deles e pergunta-lhes: - Sobre o que estão a conversar de forma tão animada?
- Estamos a fazer planos para a terceira Guerra Mundial, diz Bush.
"Uau!", diz o convidado. E Quais são esses planos?
Vamos matar 14 milhões de muçulmanos e 1 dentista, responde Bush.
O convidado parece confundido e pergunta:- Um... dentista? Porque é que vão matar um dentista?
Bush dá uma palmada nas costas de Blair e exclama: - Não te disse?
Não te disse? Ninguém irá perguntar pelos muçulmanos...

Emprego ou Família ?

Tens consciência que se morresses amanhã, a firma onde trabalhas substituía-te rapidamente.
Mas a família que deixas para trás, sentirá a tua falta para o resto das suas vidas.
Pensando nisto, perdemos mais tempo com o trabalho do que com a
Família, um investimento muito pouco sensato, não acha?

Afinal, qual a moral da historia?
Sabes o que significa a
Palavra Família em inglês?

FAMILY = (F)ATHER (A)ND (M)OTHER (I) (L)OVE (Y)OU
"Pai, Mãe, amo-vos "

segunda-feira, abril 3

162. betania eu sei que vou te amar
Maria Betania é das vozes mais famosas do Brasil, e "Eu sei que vou-te amar" é um dos clássicos brasileiros mais conhecidos.
O que uma letra pode fazer....

domingo, abril 2

161. E Tao So O Verde Dos Teus Olhos
Numa busca para aqui "postar" uma música, acabei por me cruzar com Fausto!
É um tema menos conhecido mas, como todos, excelente:- "É tão só o verde de teus olhos"!

III ENCONTRO DE BLOGS NO ALGARVE

III ENCONTRO DE BLOGS NO ALGARVE

Na terra das mouras encantadas e das amendoeiras em flor terá lugar no dia 8 de Abril mais um evento memorável o:-
III ENCONTRO DE BLOGS NO ALGARVE
A org. está a cargo da Clitie do blog http://vidaemonologo.blogspot.com/ e as inscrições podem, e devem, ser feitas para o seguinte endereço:- faleiro.carla@gmail.com .
Para quem, como eu, esteve nos anteriores encontros, posso garantir-vos que as surpresas serão muitas...

Novo blog algarvio "O blog do Pipoca"

Nasceu no dia das mentiras mas é uma grande verdade!
O Blog do Pipoca (http://blogdopipoca.blogspot.com/) requer visitas diárias, até porque é feito por um ainda muito jovem "bloger." No próximo dia 8, no Encontro de Bloggers lá estará ele, assim espero! Só falta dizer que o jovem é filho da nossa amiga Nadir do "Meu Querido Diário".
Filho de peixa, isso, peixa...

Recolha de opinião - Câmara de Faro

Passado que está o primeiro trimestre de 2006, e depois do "Faro este" ter "ferozmente" defendido a mudança de Presidente da Câmara de Faro nas últimas eleições autárquicas, é agora altura de saber qual a opinião dos farenses sobre o exercício da edilidade neste período!
Assim, do lado esquerdo e um pouco mais abaixo, foi colocado um "motor"para recolha de opinião, cuja evolução irá aqui sendo transmitida!
Conto com a colaboração de todos os farenses!

sábado, abril 1

No CheSsenta Bar volta hoje a estar o Zé Maria (ex Brigada Vitor Jara). Para variar vou dar uma ajuda...
160. eu nao sou poeta
Carlos Paião, foi doutor, cantor e compositor! Muito cedo foi vitíma dum acidente rodoviário que lhe roubou a vida! Tinha temas interessantes e uma forma muito peculiar de cantar. Fica aqui a interpretar "Eu não sou poeta"!