segunda-feira, julho 31

Sempre consegui arranjar os "carapaus alimados" para o jantar com o meu Amigo Vitorino! Nesta altura do ano não se arranja em qualquer sítio, pois "é petisco que tem muita mão d'óbra"!














Para complementar vai uma sardinha assada....e tinto do bom!!!

"ManusKrítica"

Capa do livro de a "ManusKrítica", que foi lançado na loja FNAC da Guia-Albufeira, no passado dia 28 de Julho, e que teve a apresentação de Filipe Ferrer...
O livro está à venda na 30ª Feira do Livro de Faro, no pavilhão da Livraria SAGRES, onde os autores, algarvios, João Resende e José Serafim, estarão para uma sessão de autógrafos no dia 12 de Agosto, pelas 21.30 horas. Posted by Picasa

domingo, julho 30

Ir à Praia de Faro é uma aventura.... Posted by Picasa

Praia de Faro

A nossa praia, dos farenses, nesta altura "rebenta pelas costuras"! Não vou falar das inúmeras infraestruturas que faltam, nem do ordenamento que não existe, nem do saneamento, nem da àgua que corre "a fio", nem da "fúnebre" iluminação, nem da sujidade da areia, nem no assoreamento da ria, nem..... Tem todos estes problemas, é certo, mas é a nossa, a que nós temos, a que nós usamos, a eleita!
Mas os anos passam e nada muda! O que estava mal há dez anos, está mal hoje! Não será altura da Câmara actuar? Será que o "filho de Olhão", que provávelmente tem casa no Farol ou na Armona, ao contrário de todos os últimos presidentes da Câmara de Faro, que todos tinham casa na Praia, dizia eu, será que Apolinário não vê a necessidade de uma intervenção urgente na nossa praia?
Há que começar pelo "filtrar"o acesso de viaturas, que qualquer dia "afundam a ilha", e que provocam o caos ao estcionarem de forma anárquica (e há outra forma de estacionar?) !
Não vou ao extremismo defendido por alguns que se devia acabar com a ponte....Nada de fundamentalismos, apesar de estarem na moda! Mas, porque não criar parques de estacionamento entre a rotunda do aeroporto e a praia, e arranjar transporte alternativo, do tipo combóio turistico como temos na cidade?
E pagando, pois claro! Quando quero ir à Armona, ou à Ilha de Tavira, ou a qualquer outra, tenho que pagar o barco, não é? Então, neste caso também se pagaria e era uma receita para aplicar na praia! Concedendo "vistos" de entrada para oa residentes, comprovadamente residentes, pois somos especialistas "no golpe", autorizando algumas viaturas para o apoio logístico e um ou outro caso pontual! Seria uma ácção defenida no tempo, para os meses de Julho e Agosto, por exemplo, e julgo que de imediato, "se sentiria a melhoria da qualidade de vida de todos os frequentadores"! É preciso começar por algum lado..... Posted by Picasa

X III Festa da Ria Formoso

Está a decorrer no Lgº. da Sé, em Faro, a XIII Festa da Ria Formosa, numa organização da VIVMAR. Os "expositores" presentes estão contentes com a afluência pois todas as noites a lotação esgota, e "a matéria prima" também!
Oportunidade de se apreciarem os produtos que a nossa Ria Formosa produz, e não só, pois outras "espécimes" também estão por ali!
Desde o "nosso" berbigão, passando pelo lingueirão, conquilhas, sapateiras, santolas,camarão,ameijoas,.....há para todos os gostos e carteiras!
À noite, porque o que faz falta é animar a malta, há música ao vivo! Vale a pena ir até lá! Posted by Picasa
Assim que abriu começou a encher...
 Posted by Picasa

sábado, julho 29

253. Está a decorrer a "Feira da Serra de S.Brás de Alportel"! Bom pretexto para uma saída às "fraldas da serra"! Àmanhã vai lá estar o meu Amigo Vitorino e tenho que descobrir onde é que vou encontrar carapaus alimados para irmos jantar! Pois este alentejano, do Redondo, é doido pelos "charrinhos" alimados, como ele diz! A explicação é simples. Vitorino, e os irmãos, passaram na juventude, longas temporadas em Quarteira....e aprenderam a gostar do que é bom!
O tema que estamos a ouvir, Queda do Império, é na minha opinião um dos melhor conseguidos de Vitorino! Posted by Picasa

30ª. Feira do Livro de Faro

Começou ontem, no jardim junto à doca, no mesmo local onde há poucos dias esteve a Feira do Artesanato, a 30ª. Feira do Livro de Faro! Numa primeira análise, direi que estamos muito mais virados para os "bonecos" que para os livros. Muito poucos visitantes e destes, muito poucos interessados, ao contrário da Feira do Artesanato...
Parece que o "Zé Portuga" não é muito virado para estas coisas da literatura!
Literatura para quê? Temos "A Bola" que é o jornal mais vendido no país!?
Afinal, lê-se muito em Portugal!
O conteúdo? O que é que isso interessa? Lê-se "...o mister,....o drible,...,o Karagunis,...os pitons,...a rapaceca,...o ofside(?),...o corner,...o sprint,...o doping,..."mas o que é um facto é que se lê!
E temos que ler todo aquele palavreado em letras pequeninas que os contratos de crédito a que somos obrigados a recorrer apresentam!
E os montes de publicidade que nos enchem as caixas do correio! Aqui, é verdade que as letras são "garrafais" mas, lê-se!
E lemos "o monte de tarjas" que estão espalhadas pela cidade, propagandeando seja o que fôr! Lemos e decoramos, pois acontece que estas ficam lá esquecidas por muito tempo!
E temos que ler as facturas da àgua, da luz, da renda de casa, da prestação do automóvel, do infantário do miúdo, do extracto do cartão de crédito, das legendas dos filmes.....mas lê-se!
E para ler tudo isto, "ninguém nos ensinou"! As circunstãncias obrigaram-nos a saber ler todos estes "diários" !Assim, parece-me é que para ler todas as "outras coisas", que são lindas, que nos "adormecem" as preocupações, que nos fazem sonhar em vez de nos trazerem insónias, que alimentam o nosso ego, algo falhou na nossa formação! Faltam-nos hábitos de leitura! E isto também se ensina! A começar nas escolas!
E será que as actuais crianças, estão a ser formadas de modo a que quando forem adultos não se irão limitar a ler "ABola"? Parece-me que nesta matéria nada mudou..... Posted by Picasa
"Gaitando para ninguém..."
 Posted by Picasa
Animação da Feira do Livro. Os Gaiteiros.
 Posted by Picasa
"Tantos livros para tão poucas pessoas..."
 Posted by Picasa
"Não somos virados para as letras..."
 Posted by Picasa

sexta-feira, julho 28

252. O Mundo precisa de Paz. Mas uma Paz verdadeira, não uma Paz podre! Não uma Paz "negociada" e que raramente surte efeitos! Uma Paz, que seja isso mesmo uma Paz pela Paz.wma como canta o grupo que estamos ouvindo dirigido por Nando Cordel.
Um fim-de-semana cheio de Paz para todos!

quinta-feira, julho 27

Na feira da minha terra não há disto...















Recebi da Ermelinda. Obr.
251. A nossa vila ou aldeia têm sempre um encanto especial quando lá voltamos! E independentemente de a Câmara ou a Junta "olharem" por ela, o nosso olhar descobre sempre novas belezas! É aquela casinha "caiada de fresco", é uma nova luz que "dá mais vida à pouca vida" que por lá há, é o chafariz que contínua a "dar de beber à dôr", é a alva Igreja onde "os sinos ainda cantam", e tudo é lindo porque
" Verdes_Sao_Os_Campos.wma", como diz Zeca Afonso...

Lei das Finanças Locais

Hoje não se fala se outra coisa!
Lá diz o ditado:-"Em casa sem pão, toda a gente grita e ninguém tem razão"! Aqui parece-me é que todos os autárcas têm razão para "gritar"!
É sabido que as Câmaras e Juntas de Freguesia sempre lutaram com uma enorme falta de recursos financeiros! Fazem o que podem e "vão tapando os olhos ao Zé Povinho"!
Também é verdade que há casos gritantes de má gestão, para não dizer "roubalheira"!
E também há Câmaras que estão de tal maneira endividadas, como é o caso da de Faro, que já não têm qualquer hipótese de obter linhas de crédito!
Resumindo, "não há papel" para as autarquias, ou melhor, "há menos papel"!
E se antes este facto era mais que suficiente para (in)justificar o que não se fazia, agora é só ouvi-los a dizer "não temos dinheiro"!
É verdade que "não se pode meter tudo no mesmo saco"!
A Câmara de Alcoutim nada tem a ver com a de Loulé, por exemplo!E se o ministro diz que "as mais ricas vão ter que ajudar as mais pobres", vamos ter que, vão virar todas pobres! Será?
Uma coisa é certa! Cada região tem as suas particularidades! O distrito de Beja é uma realidade bem diferente do de Faro! E dentro de cada distrito continuam a haver mais particularidades. O concelho de Albufeira nada tem a vêr com o de Aljezur.....Portanto, cada caso é um caso e esta legislação parece ter levado isso muito pouco em conta!Assim, esperam-nos piores dias e quando reevindicarmos seja o que fôr, a resposta aí estará:- Não há dinheiro!
Vamos agora ver a qualidade dos gestores que estão à frente das várias entidades!
É porque com muito dinheiro, até eu era capaz de ser um bom presidente de Câmara!

quarta-feira, julho 26

250. No "Dia dos Avôs" procurei um tema que todos os netos pudessem dedicar aos seu Avôs, mas não foi fácil! Acabei por encontrar uma música velhinha interpretada pelo popular cantor brasileiro Roberto Carlos, intitulado Meu_querido_meu_velho_meu_amigo.wma

"Dia dos Avôs"

Para quem ainda os tem....tratem-nos bem...
 Posted by Picasa

terça-feira, julho 25

249. A Guerra está, infelizmente, na ordem do dia! E então acontece que A Morte saiu a rua.wma espalhando destruição e ceifando a vida de inocentes, enquanto os verdadeiros "senhores da guerra" continuam a viver "impávidos e serenos"! A voz de Zeca Afonso presta homenagem a todas as vítimas da guerra....

Sem comentários...

 Posted by Picasa

Guerra ! Criança sofrendo...

 Posted by Picasa

segunda-feira, julho 24

248. Julgo que não há ninguém no mundo que não diga no a guerra.mp3. Não à guerra!
Assim diz Adolfo Celdran e diz toda a humanidade! Mas ela continua...

domingo, julho 23

GUERRA. As vitímas inocentes...

 Posted by Picasa
247. Pedro Barroso é um nome que vai ficando esquecido no nosso panorama musical! E não é fácil obter temas seus na net! Descobri por mero acaso ''Menina dos Olhos de Água'' e não podia passar sem o trazer aqui pois é um dos nomes que terá sempre um lugar no "Faro este"!

O fim do desfile...

Terá perdido o motor?
 Posted by Picasa

Com "sidecar"...

 Posted by Picasa

A "motona"...

 Posted by Picasa

A motinha...

 Posted by Picasa

"De pequenino se torce o pepino".

 Posted by Picasa

Terminou a 25ª. Concentração do Moto Clube de Faro

Se a menor confusão que a cidade sentiu podia levar a pensar num número mais baixo de participantes, o desfile provou o contrário! Provávelmente o maior desfile de sempre!
PARABÉNS ao MOTO CLUBE de FARO ! Posted by Picasa

Descobrir Faro...

Arco das "Portas do Mar".
 Posted by Picasa

Descobrir Faro....

Apontamento no páteo da "Fábrica".
 Posted by Picasa

Descobrir Faro....

A muralha do lado do Lg. de S. Francisco.
 Posted by Picasa