terça-feira, outubro 31

11 de Setembro..

Para quem não conhece vale a pena ver este video sobre o ataque ao Pentágono!
Dá que pensar..... ----> http://www.pentagonstrike.co.uk/pentagon_bp.htm#Main
310. Só passei para vos dizer que hoje no CheSsenta vai estar o Zé Maria acompanhado, como habitualmente, por alguns "amadores"! Talvez eu seja um desses...
E o tema que estamos a escutar "Gracias à la Vida", aqui interpretado pela chilena Clarita Parra, vai ser de certeza interpretado pelo "artista" de serviço!
Bom feriado!

domingo, outubro 29

309. As novas tecnologias deram-me trabalho durante o fim-de-semana! É que "no meu palheiro o télélé" não funcionava! Vai daí comecei a "inventar"! A dependência que se cria em nós relativamente a estas "modernices" é tal que tinha que arranjar uma solução! E arranjei! Agora já estou contactável mesmo "nos confins do Algarve"!
"Montado" num escadote lá fui fazendo a minha obra enquanto no lado oposto da casa um vizinho "montado numa vara", varejava azeitona!
Terra de contrastes!
De um lado, um mundo de novas tecnologias que já permitem quase tudo e nos mantêm "ligados à vida"; e do outro lado, o "tal mundo rural" onde alguns, já poucos e cada vez menos, "lutam" com as "varas" que têm, "para se manterem longe da morte"!
De um lado, "hert, frequências, watts, impedâncias,...
Do outro, oliveiras, azeitonas, uma vara e dois braços habituados à luta....
O tema musical para este post é interpretado pelo meu Amigo Vitorino, e dedico-o a todos os que "têm que varejar" para conseguirem ir vivendo...Ó Rama Ó_Que_Linda_Rama.mid

sexta-feira, outubro 27

Moçambique - XaiXai

308. XaiXai é, pelo que tenho lido e visto, um local paradisíaco!
É um dos pontos de visita obrigatória na minha viagem a Moçambique!
E para vos alegrar o fim-de-semana que aí está, deixo-vos um "artista" extremamente querido dos moçambicanos:- Parafuso.
O tema chama-se "Domingo à tardinha".
Apreciem a letra e, bom fim-de-semana!

"O site dos sites"

Recebi do meu Amigo Vieira Branco e pela interesse deixo aqui "o site dos sites" que pode ser muito útil ! É só clicar em http://www.portal-sites.net/

quarta-feira, outubro 25

"ISTO É UMA VERGONHA"

307. "Isto é uma vergonha! Isto é uma vergonha!"
Foi assim que fui saudado logo às oito da manhã, por um vizinho que "esgrimia" na mão um jornal(?) e gritava:- "Isto é daquele Vitorino que nos lixou durante cinco anos e que agora vem com esta merda"!
"Calma", pedi eu! "Afinal o que se passa?" "Já viu isto?" E estendeu-me o que eu julgava ser um jornal! Passei os olhos e precebi logo que "aquilo" era obra de Vitorino! E o vizinho continuava:-"Aquele aldrabão, que nos andou a lixar, que perdeu as eleições, que na altura disse que não ía ser vereador, e depois deu o dito pelo não dito, e está na Câmara só para mamar, que mudou a residência para Lisboa quando mora cá só para mamar mais não sei quanto...!"
Apelei novamente à calma e disse-lhe:- "Vou ler e depois direi o que achar no "Faro este"!"
E aqui estou para falar dum, jornal(?), boletim(?), pasquim(?), ou sei lá como lhe chamar!
Não tem ficha técnica pelo que não se sabe quem é o "director", onde foi composto/impresso, quantos exemplares foram imprimidos, etc.. Em termos legais não sei se "isto" é permitido! Que se manifeste quem souber!
Mas, os autores, ou o autor e seus "apaniguados", lá estão em fotografia para a posteridade!
Meia dúzia, ou cinco mais um cidadãos da nossa praça, três dos quais são do meu conhecimento pessoal:- José Vitorino, João Horta, Fausto Mendonça, Vasco Stª. Clara, M. Julieta Paradinha e Pedro Gil!
Quando se publica uma fotografia com um "naipe" de pessoas, os seus nomes são normalmente colocados em função da posição na fotografia! Da esquerda para a direita ou vice-versa!
Pois no dito "boletim(?) isto não acontece! A minha leitura é que a ordem dos nomes está directamente ligada ao "peso dos ditos senhores"!
E, pelo menos no que diz respeito ao primeiro e ao último, em minha opinião, está certo! Vitorino em primeiro e Gil em último...O Pedro Gil é bom mocinho......
Já referi dois que conheço e que concordo com as "posições relativas" que ocupam na ordem "hierárquica do bando"! O outro meu conhecido é João Horta! Em segundo lugar "do sistema"!
Por respeito, mais à família do que ao próprio, não faço qualquer comentário....
Mas, confesso que tenho muita pena de o ver "enrrolado neste "bando"!
Falar do "pasquim" seria fazer todos vós perder tempo! É um infindar de "jogo sujo, um churrilho de aldrabices, de situações dúbias, de diz que disse, que me fizeram, que pedi e não me deram,....."
Leiam e tirem as vossas ilacções! Eu já tirei as minhas!!!
José Vitorino deve ter sido acometido de alguma amnésia política pois "já se esqueceu tudo o que fez e não fez, das "persseguições", das respostas que nunca deu aos seus pares na edilidade, do "ambiente de terror" que criou na Câmara, do quero, posso e mando, "das mãos limpas que parece estavam sujas", da Capital da Cultura, do Parque de Campismo da Praia, dos ciganos que "ameaçou expulsar" de Faro, do Farense, do endividamento que arranjou à Câmara, dos terrenos que adquiriu para habitação social, do Aviário do Baptista, da Concentração de Motos,
dos acessores que arranjou e que de um dia para o outro "enterrou", do que fez ao partido que o elegeu, do "abandono" a que vetou os empresários que queriam investir em Faro, da "história da FNAC, que não eram ares condicionados" como ele julgava, do concurso dos parquímetros,.................................................................
O Vereador José Vitorino foi derrotado pelo povo nas últimas autárquicas! Mas, saber perder é uma dádiva que Vitorino não tem! É daqueles que "nem que me matem, eu morro!"
Pena é que a sua "vitalidade" só sirva para tentar "arruinar" a edilidade e por consequência a cidade! Farenses deste, NÃO, muito obrigado!
Por mim, que o ajudei há muitos anos a "subir na vida política, hoje peço-lhe:- "Sr. Vereador Vitorino:- Por respeito a Faro e aos Farenses, DEMITA-SE!"
A música para este post é de Maio Moço, "TristeNoivo", ao que eu digo "triste noivado este"!

domingo, outubro 22

A minha "besta".

306. Já o meu Avô me dizia que não havia monte que não tivesse uma besta! Era o transporte da altura! Pois eu, embora actualizando "o animal", também tenho na serra uma "besta"!
É ela que me leva onde preciso, que carrega a lenha para a lareira, que traz a fruta para casa, (do supermercado, pois claro), que traz as enfusas da àgua, (diga-se garrafões de plástico), em suma, é ela que traz para casa tudo o que é necessário! É a besta do século XXI !
E eu, reconhecendo o trabalho da "bicha" trato-a bem! Pelo menos uma vez por ano, vejo-lhe os cascos (diga-se pneus), os olhos (faróis), dou-lhe um suplemento vitamínico (mudo-lhe o óleo), e faço um "checkup" completo à besta, para vir a Faro! Não, não é para vir à Feira de Faro! É para vir à Inspecção! E vem lustrosa, (tem direito a uma lavagem completa), num trote alegre de como quem vai para a festa, devidamente decorada (passe a publicidade), e tem-se portado sempre bem no "exame"! Depois volta para a cavalariça habitual, onde pacientemente espera que passem 365 dias, para novamente vir a Faro! Mas a "bicha", além de tudo aquilo que faz para em casa haver o que é necessário, tem ensinado alguns jovens a aprender a "montar"! E aí tem sofrido um bocado! É que as arreatas não se puxam de qualquer maneira! O toque com o calcanhar tem que ser dado no momento certo para que a "bicha" perceba o que pretendem dela! E para parar tem que ser com suavidade! A "bicha" não tem ABS...
Uma mão cheia de jovens irão lembrar-se dela para o resto da vida! Foi nela que pela primeira vez "sentaram o cú na albarda"...
E tem sido esta a vida da minha "besta"! Face ao "altos serviços prestados" entendi que a devia dar a conhecer aos visitantes do "Faro este"! E que melhor música para alegrar este post doque aquela duma série famosa da TV que nos extasiava quando eramos crianças? Lembram-se de
"Bonanza?" É essa mesmo "Bonanza"! Posted by Picasa

sexta-feira, outubro 20

305. Aí está o fim-se-semana mas que, segundo os
"me(n)tereológicos", promete ser molhado! É nesta altura que a lareira "sai à cena e se torna num palco imponente onde a dança das labaredas, acompanhada pelos sons daquela orquestra da chuva lá fora" faz um homem sentir-se feliz por poder assistir a semelhante espectáculo!
É verdade! Desde sempre que a lareira me fascina! Talvez nem tanto pelo calor que ela irradia, mas pelo espectáculo que proporciona! Aquelas "figuras, umas vezes amareladas, outras mais alaranjadas, onde por vezes entra em cena uma azul violeta e onde o vermelho espera à boca do palco, dançando ao som daquela orquestra onde cada pingo é uma nota, e que todas em conjunto fazem uma ària, umas vezes piano, outas allegro ma non tropo," proporcionam um espectáculo quente e imponente!
E é o que me espera no meu "palheiro" da serra! Lareira acesa, um cálice de medronho caseiro, sentado numa cadeira de atabua e,.... comece o espectáculo!
Para os que "não têm bilhete para estes espectáculos" deixo-vos a voz de Mariza a interpretar o tema "Chuva" ! Bom fim-de-semana!

quarta-feira, outubro 18

UMA VIAGEM FOTOGRÁFICA PELO MUNDO

Recebi do meu Amigo "Barbas", a quem publicamente agradeço, um link extremamente interessante que nos permite fazer "uma viagem fotográfica pelo mundo"!
Para quem gosta de conhecer visitem:-

www.yvettedefrance.com/utile/ut.htm

Depois digam se eu tinha razão ou não...

terça-feira, outubro 17

304. Na minha viagem a Moçambique, tenciono visitar Inhaca! Dizem que é um paraíso, e pelo que já vi na net, é mesmo!
Parece-me que o futuro daquele país, a médio prazo, passa pelo turismo! Dizem os entendidos, que o turismo será o negócio do século! Cada vez mais as pessoas querem conhecer outras terras, outras gentes, outras culturas! A beleza natural de toda a costa de Moçambique são garante de projectos bem sucedidos! Um pouco à semelhança com o que aconteceu com o nosso Algarve...
O tema musical de hoje, interpretado pelo moçambicano João Maria Tudela, é extremamente grato a todos os moçambicanos...."Mocambique".  Posted by Picasa

segunda-feira, outubro 16

303. Porque hoje o tempo é "muito pouco"
vim aqui só "mudar o disco"!
E ficam com um dos maiores, Jorge Palma,
desta vez com Mafalda Veiga!
O tema chama-se "Tatuagens" !

domingo, outubro 15

302. Mais um fim-de-semana em que me refugiei na serra, não sem antes ter ido na sexta à noite "dar música à malta", com o Zé Maria, no CheSsenta!
Desta vez armei-me em carpinteiro! Resolvi afinar(?) a porta e montar um fecho de segurança! Tarefa simples, julgava eu! Só que me esquci que a portinha pesa mais de 50 quilos! Vai daí, a meio da operação, partem-se as dobradiças!
Grande bronca! E agora? Fica a casa sem porta? Depois de ter dito todos aqueles nomes bonitos que vocês sabem resolvi meter-me no carro e ir atá à Guia comprar dobradiças novas! Do mal o menos! Fez-se um passeio e aproveitou-se para ver outras coisas! No regresso passo por Alte, terra que sempre me encantou, tomo uma bica, e vamos para casa pois há trabalho a fazer!
Tira parafuso, mete parafuso! Tira dobradiça, mete dobradiça! Depois, a parte mais difícil:-enfiar a porta! Muita "luta", mais pra lá, mais pra cá, sobe, desce! Porra que isto não entra!!
Pausa para descanço! Nova tentativa! E mais outra e outra ainda! Finalmente a "desgraçada" entrou!
Experiência:- Não fecha!? Chega a meio e não vai mais! Mas que mistério é este?
Revejo tudo e....nada! Mas que porra é esta? É que não fecha mesmo! Chega a meio e....
Será dos parafusos? Batem uns nos outros? Lanterna! Observação cuidada! Não, não é!
Dobradiça velha, dobradiça nova! Há aqui qualquer coisa que não bate certo! "Já deito fumo de pensar tanto"!
De repente, fez-se luz! Cheguei à brilhante conclusão que conforme o sentido de abertura das portas as dobradiças têm que ser diferentes! Eu nunca tinha pensado nisto e não sabia! E para cúmulo do azar, comprei logo mais umas quantas para ficarem de reserva! E eram todas iguaizinhas! Todas para o lado contrário......
Presumo que se estão todos a rir desta barraca que dei! Estamos sempre a aprender!
Finalmente, com novas invenções lá consegui provisóriamente deixar a porta a funcionar!
Foi uma luta titânica! Era só uma questão do lado errado tal como Jorge Palma diz no tema
"O lado errado da noite".

sexta-feira, outubro 13

Vou lá...

301. Foi "por um acaso" que Moçambique aparece aqui logo a seguir a Timor! É porque desta vez é que é! A viagem imaginada há já algum tempo vai concretizar-se no próximo mês! E o destino é mesmo Moçambique! Volto lá, muitos anos depois e em condições muito diferentes! Só lá estive por imposição militar! Mas gostei! Da terra e das suas gentes! Agora, "vou em paz" e "vou em gozo"! E, sabiam que BobDylan interpreta um tema chamado "Mozambique".wav? Fica para apreciarem! Bom fim-de-semana!

quarta-feira, outubro 11

300. Hoje não vos venho "chatear" com algum um post dos habituais, que a brincar podem dizer coisas sérias! Encontrei a foto ao lado, de Timor, e a beleza da mesma "convidou-me a deixá-la aqui"!
Quem por lá andou conta maravilhas em termos paisagísticos! Pela amostra é de acreditar!
A música, a condizer, chama-se "Timor".wma e é interpretada pelo grupo "Resistência"!

terça-feira, outubro 10

Reformas? Que reformas?

299. O Governo e os Parceiros Sociais assinaram hoje o acordo tendo em vista a reforma da Segurança Social"! Segundo José Sócrates, " a reforma da Segurança Social, acordada em sede de concertação social, responde "pela primeira vez" ao problema do envelhecimento da população em Portugal "de forma coerente, sensata e sustentável".
Não vou aqui discutir a validade do acordo, até porque ainda é cedo! Vamos ver o que se irá passar na A.R.!
Parece-me é que ninguém tem dúvida que as reformas que aí vêm vão ser mais penalizadoras para aqueles que estão "em fim de carreira"!
Falo de milhares de trabalhadores que "programaram o seu fim de vida, preparando-se para poderem finalmente viver", e de repente "esse sonho é desfeito cegamente", deixando-os profundamente tristes e sem qualquer motivação profissional!
Um qualquer trabalhador programou a sua reforma, segundo "as regras do jogo em vigor", para uma determinada altura! Sabe com o que vai contar e faz a sua opção!De repente, "novas regras a meio do jogo" deitam tudo a perder! O que se pode esperar deste trabalhador? Perde a alegria de viver e a motivação para trabalhar!
Será que não seria mais correcto determinar que ....a partir de.... as regras eram outras, deixando os contribuintes com mais tempo de descontos, e mais idosos, terminar o seu trajecto profissional conforme tinham programado?
Assim, a alegria virou tristeza e como canta CarlosMendes_"E Alegre Se Fez Triste".mp3 Posted by Picasa

segunda-feira, outubro 9

298. Na ordem do dia está o caso de mais uma perseguição policial que acabou com os perseguidos "alojados" no hospital, cada um com uma bala "alojada"! Agora anda meio mundo a apontar o dedo às forças da autoridade, "que não havia necessidade, que não era preciso, que nada justificáva, quase fazendo crer que quem devia estar "alojado" no hospital eram os polícias"!!
Se atiram é porque atiram, se não os apanham é porque não prestam...Parece-me que isto "é um convite para que as autoridades, quando encetarem uma perseguição, fingirem que o estão a fazer e.... deixarem os rapazes ir embora, até porque, quase sempre, são gente boa"!
Afinal, o que pretendemos das forças de segurança? Se não é para dispararem, não lhe dêm armas! Umas pistolas de plástico até têm bom aspecto e são bem mais baratas! E os fulminantes custam tostões!
Então é só perseguir! Como as autoridades têm bons carros, (que muitas vezes não saiem do quartel por não haver verba para o combustível), fazem um passeio atrás dos infractores, (atenção que depois têm que justificar o consumo do combústivel), conduzindo com mito cuidado (pois as viaturas do estado não têm seguro e se baterem o condutor tem que pagar), e depois perdem de vista o perseguido! Ainda assim, se na perseguição forem atacados a tiro, escondam-se! Atirar é que não! Isso não vale. Isso é "brincadeira" para outros países! Para nós, só na televisão!
Mas, que raio de país é o nosso onde tudo acontece sempre erradamente? Sem meios, sem preparação e formação, sem organização, sem verbas, sem...tudo, ninguém consegue cumprir missões, sejam elas quais forem! "Nem a tiro isto vai para a frente!"
E falando de tiros descobri o tema "Tiro".mid que quando comecei a ouvir fiquei "banzado"! É "um tiro moderno", imaginem, interpretado por Amália Rodrigues que não é mais que:- "Lá em cima está o tiroliroliro..."eheheh

domingo, outubro 8

"A Lua está chegando...."

297. Foi assim que ontem vi a lua desde as "entrenhas" da Serra do Caldeirão! São muitos os "pequenos grandes pormenores" que encontramos quando estamos fora do nosso habitat natural! Se aqui em Faro perante uma situação destas o comentário é som um:- "está lua cheia", num ambiente diferente, quer pela luminosodade pela negativa, quer pelos sons envolventes, incluindo "o som do silêncio", o espectáculo apresenta uma beleza transcendente!
O que é certo é que dei comigo a "descobrir" novas belezas da lua e dos efeitos por ela provocados!
Começamos por ter em contraluz o recorte da serra e dos sobreiros, a fazer lembrar um bom filme do antigamente a preto e branco.....
Depois, eis que ela começa a aparecer! Só um pouquinho que provoca sombras que a imaginação de cada um "transforma em quadros desenhados pela mão da Mãe Natureza"!
Mais um pouquinho e aí, desde a râ ao mocho, "toda a fauna saúda a chegada daquela estrela"!
E aos poucos "ela vai-se instalando e fazendo luz nos sítios mais obscuros"!
E vem bonita! Nunca tinha reparado "nos seus floreados"!
Afinal, "não tem cara de bolacha"! "E não é branca com ar anémico"!Tem cores, suaves, que lhe dão uma beleza que os meus olhos de "menino da cidade" nunca tinha visto!
E para completar este "quadro" fui mesmo ao fundo do baú e encontrei um tema interpretado por Max, (como me lembro de ser menino e ouvir a minha Mãe a deliciar-se com as interpretações de Max), tema intitulado "Quando é Lua Nova"

sexta-feira, outubro 6

Pedófilia ou Homossexualidade ??

296. Retirei do "Faroeste" o post que tinha o titúlo:- "Pedófilia em Faro ?"
Foi a primeira vez que retirei um post e se o fiz foi porque não é claro que o que circula nos "mentideros" farenses seja um caso de pedófilia! Correm duas versões sendo a versão mais corrente que se trata de um caso de homossexualidade! E na dúvida.....
São situações muito diferentes, até porque uma é crime e outra não!
Se estamos perante uma situação de homossexualidade, é uma opção e só temos que a respeitar, apesar de, no meu caso, ter alguma dificuldade em "lidar" com tudo que é contranatura!
Se o caso é mesmo de pedófilia, o que se pede é que as autoridades investiguem e actuem se for caso disso!
Encerro por aqui este assunto, não podendo esquecer os meninos de todo o mundo que são sujeitos às maiores barbaridades, desde pedófilia a escravatura, se é que a pedófilia não é uma forma de escravatura!
Deixo o Grande Zeca Afonso a interpretar aquilo que os meninos são para todos nós, pois todo o menino é "Menino D' Oiro"
Este e muitos outros temas de Zeca Afonso podem hoje ser ouvidos no CheSsenta, interpretados pelo Zé Maria & Friends.

quinta-feira, outubro 5

"Manif" de Professores em Lisboa

 Posted by Picasa
295. Está a decorrer em Faro o desfile de estudantes integrado na
"Semana de Recepção ao Caloiro"!
Para os que chegam, boa sorte! Para os outros, boa continuação!
Faro é outra cidade com a presença dos estudantes universitários! Eles fazem a cidade "mexer"! Sente-se isto e é inquestionável a mais valia que a Universidade veio trazer à capital algarvia!
Nos períodos de férias, tudo e todos sentem a ausência dos milhares de estudantes...
Agora que está a terminar a recepção, é altura de começar uma nova vida! Em especial para os caloiros deixo aqui im tema que quase posso classificar como o "hino dos estudantes universitários":- O fado_Hilário.wma na voz de Luís GóisPosted by Picasa

quarta-feira, outubro 4

294. Hoje é o "Dia Internacional do Professor".
O "Faro este" associa-se à data
e homenageia todos os professores
não esquecendo todos aqueles que
estão no desemprego e que são muitos!
Deixo o grupo "Rio Grande" com
um tema em que
"o puto com A_Fisga no bolso
se refere ao mestre escola"!
Bom feriado

terça-feira, outubro 3

293. O tempo tem sido pouco para vir até ao "Faro este"
contar as "cowboyadas" cá da zona!
Ainda assim, e de saída para Lisboa,
aqui estou só para mudar a música!
Um tema de " Maio Moço" quando estou a caminho de uma reunião
"Na Cidade Lisboa".