quarta-feira, novembro 29

Desde Maputo(5)

Eis-me de novo em Maputo depois de uma ida até Inhambane, com paragem em todas as "capelinhas":- Macia, XaiXai,Bilene,Tofo,Barra,.....
Agora vão ser dois dias aqui, para depois dar um salto ao "Kruger Park" e regressar a Portugal!
Comentários ficarão para depois! No entanto não passo sem vos dizer que são paisagens lindas em locais de sonho, com surpresas a cada momento!
Fotos já são mais que muitas....
Quando aí chegar farei a publicação para confirmarem o que vos digo!
Abr e bjs e até breve!

sexta-feira, novembro 24

Desde Maputo(4)

Hoje o dia foi passado em Maputo, a "Cidade das Acácias".
Foi um dia de grande desgaste psicológico para a minha mulher que encontrou uma antiga colega de liceu que não via há 31 anos.....
Depois foi ir ver a casa onde morou! Aqui "foi violento"....
Acabei o dia a levantar um carro de aluguer no aeroporto e "foi uma aventura" vir até casa num carro com volante à direita e numa cidade desconhecida!
Mas, correu bem!
Àmanhã, bem cedo, saída para Macia, Bilene, XiaXai,....Só regresso na quarta à noite!
Prevejo que "a patroa" vai ficar arrasada! Pela "amostra" de hoje....
É tudo por agora!
Bom fim-de-semana e ...inté

quinta-feira, novembro 23

Desde Maputo(3)

Depois de ter passado a segunda-feira em Maputo, e ter visitado, a estação dos C.F., o Museu, os Liceus, o Cardoso, o Polana, o Hospital, .... e ter dado uma volta completa à cidade, na terça de manhã segui para a Inhaca!
É um paraíso! É "Àfrica em bruto"!
Uma beleza incomparável, num ambiente calmo, o que convida a um verdadeiro repouso!
É sítio a não perder a quem vier cá!
Óbviamente que quando chegar a Portugal, publicarei as fotos e farei alguns comentários!
Hoje regressei a Maputo, e àmanhã fico por aqui!
Voltarei a dar notícias!
hambanine....

domingo, novembro 19

Desde Maputo(2)

Isto aqui é uma "violência"!
Não se assustem! Estou a falar de comida!
Ontem, assim que cheguei, o almoço foi no "Piri Piri":- Camarões Grelhados!
Ao jantar "carvoeira" mista:- Carne excelente (da Swazilandia) e camarões!
O almoço de hoje, entre outras coisas:- Caril de Camarão!
O jantar, na "Cristal":- Açorda de Gambas!
Digam lá se não é uma "violência"!
Ah! Falta o acompanhamento líquido:- Cerveja "Laurentina" e vinho sul africano...
Fiquem bem e àmanhã há mais...

sábado, novembro 18

Desde Maputo(1)

Aqui estou na minha "Aventura em Àfrica"!
A viagem correu normalmente e, ......isto é outro mundo!
A sensação é de díficil relato! Ainda estou em fase de adaptação!
Àmanhã o destino é Namaacha! Depois conto!
Fiquem bem!!!!

quinta-feira, novembro 16

Em contagem decrescente....

319. Em véspera da partida para a "Aventura em Àfrica", venho muito resumidamente dizer-vos que a minha segunda saída de Maputo vai ser em direcção à Inhaca! Parece que é um paraíso e vou lá ficar três dias! Regresso a Maputo para na saída seguinte ir à Macia, XaiXai,...até Inhambane!
Nova estadia, para regressar a Maputo e seguir até à Àfrica do Sul, mais concretamente ao "Kruger Park"!Parece que aqui "sentimos que estamos mesmo em Àfrica"! Há "bicharada" por toda a parte!
Depois será o regresso, o que vai acontecer a 3 de Dezembro!
Até lá estão livres deste chato! "Férias para o pessoal"!
Resta-me dizer-vos até breve e que, mesmo longe, vou aparecer!
Estas novas tecnologias permitem que mesmo longe, esteja cá! "Em termos de net vou pra fora cá dentro"!
A música que vai ficar é mesmo moçambicana, a tradicional marrabenta, "Giulia".
Fiquem bem!

quarta-feira, novembro 15

"Faro dá-lhe os Parabéns"

O "jovem"da foto, Aníbal de Sousa Guerreiro, faz hoje 75 anos!
Se é verdade que eu sou suspeito para fazer o elogio da pessoa, também não é menos verdade que a cidade o conhece bem e tudo o que tem feito por ela!
Dando continuidade à "obra" de seu Pai, Aníbal da Cruz Guerreiro, este empresário de sucesso tem sido um dos grandes suportes do S.C.Farense! É do conhecimento público que o nosso clube muito lhe deve!
Por outro lado, em termos empresariais, "contínua ao leme" de uma das maiores empresas do Algarve!
Na àrea social, várias instituições têm recebido o seu apoio, com destaque para a "Casa dos Rapazes"!
A Columbófilia tem tido neste farense um grande dinamizador, e o desporto automóvel algarvio fica a dever-lhe muitos dos sucessos que alcançou!
Muito mais há para dizer deste Grande Farense!
Por tudo o que disse, e pelo que fica por dizer, acho poder afirmar que Faro lhe dá os Parabéns!

terça-feira, novembro 14

Em contagem decrescente (3)

318. O meu primeiro dia livre em Maputo vai ser para rever alguns "símbolos" da cidade:- A Catedral, A Estação dos C.F., O Polana, a rua do Major..(eheheh), etc..
Quando há mais de trinta anos aterrei em Maputo, fiquei de imediato fascinado! Era, e é, uma cidade moderna! Amplas avenidas, espaços verdes, uma esquadria perfeita, uma luminosidade invejável, o mar "de braço dado" com a cidade, os contrastes de côres e gentes, em resumo, um encanto!
Sei que na essência irei encontrar o mesmo, com as alterações que o tempo provoca em tudo, a começar por mim...
Sim, porque a idade deu-me uma subtileza diferente!
"Hoje não me limito a olhar:- Quero ver!"
E é o que irei fazer! Ver e apreciar ao pormenor! E fazer uns "bonecos" para mais tarde recordar!
E agora que já me sinto completamente em Moçambique, a música é a condizer! A Orquestra Marrabenta de Moçambique a interpretar 8.mp3"Piquenique"!

segunda-feira, novembro 13

Em contagem decrescente(2)

317. Em Moçambique, a minha primeira saída de Maputo vai ser à Namaacha! Sei que no caminho irei encontrar os Montes Libombos e a Cascata! Certamente que há muito mais coisas interessantes, mas destas já ouvi falar! É uma viagem curta de cerca de 80 Kms.! Em termos de Àfrica é como ir tomar café à Praia de Faro! Quando estive na tropa em Moçambique, fazia 400 Kms. para ir à praia, mais concretamente à Ilha de Moçambique! Là, as distâncias não têm o "peso" que têm na Europa! Fazem-se kms. sem fim por estradas que de estradas só têm o nome...
"É a aventura em Àfrica"! Hoje, na pesquisa de músicas "ligadas" a Moçambique encontrei "La viejita de Mozambique" interpretada por Carlos Mejía.

domingo, novembro 12

Em contagem decrescente(1)

316. Depois de mais um fim-de-semana "serrenho" é altura de preparar a viagem a Moçambique! Irei aqui deixar uma antevisão do programa! No próximo sábado aterrarei em Maputo pelas 11 da manhã! Caso o meu "guia", o meu sobrinho Nuno, não tenha nada programado, irei propôr um almoço no "Piripiri"! É um restaurante que tem resisitido a todas as mudanças do país e que continua a ser uma referência! Tenho a noção que estou a ser "mauzinho" para todos aqueles que conheceram esta "tasca", pois já me estão a ver com um prato de camarão tigre acompanhado de "Laurentina"!
Prometo um "brinde dedicado a todos estes moçambicanos"! Depois uma volta "ligeira" pela cidade, pois no dia seguinte o destino é Namaacha!
Porque nessa altura ainda "não terei deligado por completo a ficha de Portugal", o tema para hoje é mais europeu que africano! Chama-se "Aires de mozambique" e é interpretado por um excelente guitarrista que dá pelo nome de Jason McGuire! Posted by Picasa

quinta-feira, novembro 9

quarta-feira, novembro 8

315. A cupiosa chuva que tem caído no nosso Algarve nos últimos dias, que dizem os entendidos, tem tendência para a desertificação, provocou alguns estragos, é certo, mas também veio "dar vida a riachos mortos"! Que o diga eu, que lá na serra, onde tenho "o palheiro", fui presenteado com imagens deslumbrantes! O riacho, que no verão seca por completo, e que conheço quase tão bem como as minhas mãos, vendo-lhe "os fundos" com frequência, acordou altivo e barulhento, "qual guerreiro adormecido"!
E os "fundos", nem vê-los!
Foi promovido o raio do riacho e agora é ribeira! "Qual militar acabado de ser promovido, ostenta a nova farda com orgulho, e faz-se notar para que toda a gente o veja!"
E por onde passa ninguém resiste a olhar para "aquele guerreiro que na sua vaidade pisa e aleija, com frequência, aqueles que lhe estão perto"!
Mas à distância, "o seu marchar é majestoso e dá gosto vê-lo a desfilar"!
E foi assim que o vi! E é bonito! Deixo-vos "um boneco" para confirmarem que sou um felizardo por poder assistir a "desfiles" destes!
A música para este post, só podia ser uma "Ribeira".mp3 interpretada por um grupo vocal que desconheço e cujo albúm se chama "Modas"! Posted by Picasa
314. Propositadamente deixei o post sobre o Nuno Bandeira como abertura do blog por alguns dias!
É sabido que os visitantes dos blog's normalmente ficam-se pelo último post! Assim, para dar a conhecer um pouco mais este jovem algarvio, estive "parado" por dois ou três dias! Mas o mundo não pára e por isso mesmo aqui estou para mudar, não de linha, mas o disco! E para mudar trouxe o "Mago daGuitarra Portuguesa" - o saudoso, Carlos Paredes a interpretar o tema "Mudar De Vida"!

domingo, novembro 5

Jovem Farense "brilha nos States"!

313. Nuno Bandeira é um jovem farense que "emigrou" para os Estados Unidos da América para poder fazer aquilo que sabe e gosta:- INVESTIGAÇÃO!
Nasceu em Faro, frequentou a Escola da Penha, onde cedo começou a dar nas vistas pelas suas invulgares capacidades intelectuais, passou para a João de Deus onde concluiu o 12º ano, fazendo-o como bolseiro da Câmara de Faro do 9º. ao 12º.! Para continuar a estudar candidata-se a bolseiro através de duas instituições, sendo contemplado por ambas! Opta pela da Fundação Gulbenkien e ingressa na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa onde conclui o curso de informática assumindo de imediato o cargo de Assistente do Departamento de Informática da Faculdade !
Candidata-se então "a emigrante", ainda como bolseiro da Gulbenkian, e segue para os Estados Unidos da América, concretamente para a Universidade de Califórnia (San Diego)! Aí tem desenvolvido os seus trabalhos que já lhe valeram alguns prémios e louvores, sendo o seu valor reconhecido por imensas entidades ligadas à investigação! Para quem quiser conhecer mais em pormenor o trabalho deste nosso conterranêo, a sua "Home Page" é Nuno Bandeira's home page!
Agora vem a parte "triste" deste post:- É que nem em Faro, nem no Algarve, nem em Portugal os "media" falaram deste tão promissor investigador português! Excepção a Marcelo Rebello de Sousa, que no seu programa na RTP 1, "As Escolhas de Marcelo" , que se referiu a Nuno Bandeira!
Todos os dias "apanhamos com Majores, Scollaris,Vitorinos,Ronaldos, Cinhas, Babinhas e similares, Sócrates,Macários, Apolonários, Albertos João e outros que tal", e nem uma referência a este Português que no estrangeiro também projecta o nome de Portugal! E, atrevo-me a deixar uma sugestão à Câmara de Faro:- Quando se "oferecem", no Dia da Cidade, condecorações a toda a gente, farenses e não farenses, alguns dos quais, em minha opinião, talvez merecessem "medalhas de cuspo" , não se esqueçam de homenagear este jovem de Faro!
Pelo que já fez, já é merecedor...
E quanto à Imprensa, o mínimo que se pode pedir, é que, sem qualquer favor, dêm a a conhecer ao Algarve e a Portugal, o trabalho deste jovem farense!
Boa sorte Nuno!
Para musicar este post fica um tema dum luso-americano que também ficou famoso na América como compositor de marchas e hinos militares:- John Philip Sousa no tema "Fairest of the Fair"!
P.S.- Nuno, Peço desculpa se a informação não estiver correcta! Podes vir ao "Faro este" corrigi-la!
Posted by Picasa

sexta-feira, novembro 3

312. A caminho do meu "palheiro na serra", não podia passar sem aqui vir desejar-vos um bom fim-de-semana e "virar o disco"!E que melhor tema musical para me pôr "a caminho do meu caminho" que ouvir o grande Frank Sinatra a interpretar - "My Way"! Posted by Picasa

quinta-feira, novembro 2

311. Hoje é "Dia de Finados"!
Também eu fui ao cemitério "visitar os meus"!
E chocou-me ver à entrada uma série de pedintes, a esmolar, com cartazes na mão, mal sabendo falar a nossa língua! Fácilmente os identifiquei como provenientes de países do leste! Correndo o risco de me atacarem e de me chamarem xenófobo, não deixo de dizer que não gostei! Portugal já tem tanta gente a viver da mendicidade.....Não precisamos de mais...!
Estamos de braços abertos para receber todos aqueles que para cá querem vir trabalhar, melhorando a sua qualidade de vida e ajudando a construir o país! Mas, virem ara cá para andarem de mão estendida, e explorando a fragilidade psicológica de quem vai a um cemitério....
Esmolam de forma que me fez lembrar as carpideiras!
Não gostei e fiquei indesposto! A solução ? Não sei ! Mas certamente que há quem tenha responsabilidades nesta matéria e nada faz...
O tema musical de hoje é de Igor Stravinsky! Desde sempre que me lembro de "ver" o meu Pai, que hoje fui "visitar", a ouvir música clássica! Mantenho intactos uma série de discos em vinil de música clássica que herdei dele! Onde quer que esteja espero que lhe agrade o tema "Petrushka - Danse Russe"