sábado, janeiro 13

Alguém me explica?

Esta semana foi, para mim, marcada pela morte estúpida de um jovem de 18 anos! Uma mota, um semáforo, um carro que aparece, a colisão inevitável, e....a morte!
"Malditas motas...."
Sempre que acontecem casos destes lembro-me da "luta" que travei com o meu Pai para que me desse uma mota! E a resposta era sempre a mesma:- "Quando tiveres idade tiras a carta e andas de carro!"
Pelavras sábias de alguém , que já naquela altura, diáriamente "convivía" com sinistrados por acidentes de motorizadas!
Fui crescendo e fui-me apercebendo da quantidade enorme de pessoas que vítimas de acidentes de motorizada ficávam inválidas para o resto da vida! Mesmo nessa altura, alguns, felizmente poucos, Amigos, perderam a vida!
As motorizadas deram lugar às potentes motas, o volume de tráfego aumentou imenso, o nível de vida evoluiu, e hoje circulam dezenas, senão centenas de milhares dessas "bombas" nas nossas estradas! E não me vou pôr aqui a falar dos "malucos das motas"! Se há "motards" inconscientes, ainda há mais automobilístas! A diferença é só uma:- "no carro há chapa para amolgar mas nas motas quem fica amolgado é o fisíco!"
Temos que sensibilizar tudo e todos que circulam na estrada para os perigos que nelas existem!
Porque será que somos dos países com maior sinistralidade rodoviária? Porque o ensino é o que é, porque o nosso civismo é o que é, poruqe as estradas estão como estão, porque as autoridades só fazem andar na "caça à multa", porque é nas escolas que se devia aprender a ser condutor, enfim, por um rol interminável de questões que toda a gente vê mas que ninguém faz nada!
E assim os dias passam iguais aos dias que vão distantes.....
Voltando à morte deste jovem, alguém me explica porque há milhares de pessoas idosas sofrendo no seu leito de morte, de onde já não conseguem sair, sofrendo e fazendo sofrer, para quem o partir seria uma benção, que continuam no seu martírio, e um jovem, cheio de vida, de esperança, de querer e de ser, "parte" assim quando ainda estava "nos primeiros metros da estrada da sua vida?"
A música é "Muda De Vida", dos "Humanos"!

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tens toda a razão Pedro, eu tive alguns amigos que partiram dessa maneira, por isso e por iniciativa própria nem sequer tirei carta de mota, mas todas ssa mortes e acidentes teêm para mim uma resposta, FALTA DE CIVISMO, ando há muitos anos na estrada, de carro e ás vezes de bicicleta e vejo cada uma ...

Bem hajas

Um abraço

J. Seita

11:04 da tarde
Blogger adão contreiras said...

Olá Pedro, és tu que és o filho do Cabeçadas, médico de Loulé? Lembro-me de tocarem na vossa garagem em Loulé.
Adão Contreiras.

8:34 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Olá, Contreiras.
Sou esse mesmo que tocáva na garagem da casa de meus Pais.
vai aparecendo
abr
pedro

9:53 da tarde
Blogger Lilis said...

Hello!
Eu até gostava de ter uma mota... os meus pais tb nunca acharam muita graça em oferecer-me uma...
mas andar de mota, deixa realmente o corpo mais sujeito a perigos...
beijinhos...
até logo!

4:38 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro, comungo das tuas preocupações.
Quanto à parte final do teu "post", não estou de acordo quanto à extrapolação que dele parece querer sair...se levada às últimas consequências... Isso conduzir-nos-ia à prática da eutanásia.
E, na verdade, só Deus nos pode tirar a vida que nos deu.
Agora, que é duro ver partir um jovem... nada deve ser mais duro.
Quem compreende o mistério da Vida e da morte?
Só a Fé nos poderá dar alguma resposta - e Jesus, Ressuscitado, veio apontar e demonstrar-nos que a Vida não acaba aqui, que ela continua junto do nosso verdadeiro Pai. De resto, só nesta certeza a vida terrena pode adquirir o seu pleno significado.
Abraço!

2:25 da manhã
Blogger Patricia said...

Eu adoro motas e vibro com a concentração de motas em Faro, mas temo-as bastante.
O meu namorado sempre quis comprar uma mota e eu chantageei-o como pude (infantilmente, já que ele não ouvia a razão). Consegui que ele não comprasse uma mota, mas agora está a tirar a carta de mota.

6:25 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Palavras sábias!
Também já tive um brutal acidente de moto. Felizmente estou cá!
Deixei de andar de moto.

5:19 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Esse pobre Zé Pedro foi meu aluno, deu-me muito que fazer,por afoito ser, pela sua ânsia de viver... deixo aqui a minha despedida e a promessade nos encontraremos!
mas, eu tratarei de que isso aconteça,maistarde do que cedo...
porque eu vivo a vida "devagar"!

2:39 da tarde

Enviar um comentário

<< Home