sexta-feira, janeiro 5

CARTA ANÓNIMA

Hoje recebi uma carta anónima, referente ao "post" aqui colocado com o título "Câmara de Faro - Ano de 2006"! E sobre o post, quem enviou a carta sublinha, " "Faro este" lutando para derrubar Vitorino..." Numa análise "rudimentar" parece ser alguém "pró Vitorino!
Aqui todas as "cores" são bem vindas! Claro que prefiro quem se identifica....
E, quando digo que "....o "Faro este" não ficou "penhorado"...." o "homem da carta" sublinha "violentamente", o penhorado!
Pois é, é a vantagem de quem "não é sócio de qualquer clube político"! Não estou sujeito a "disciplinas partidárias", e se defendo uma causa não fico "dependente" dela!
Talvez seja por isso que sou "cinzento"! Nenhum desses clubes teve "o engenho e a arte de me cativar"! E, mesmo que algum o tivesse conseguido, quando fosse preciso criticá-lo, eu estaria aqui a fazê-lo! Por isso mesmo sou apartidário! Os comunistas dizem que sou de direita! A direita diz que sou comunista! O PS diz que sou PSD! O PSD diz que sou PS! O CDS diz que sou do PS ou do PSD! E assim sucessivamente.... Pareco o arco-íris! Afinal, sou de todos não sendo de nenhum! Tudo isto para, uma vez mais, poder afirmar que "sou livre"! E essa liberdade permite-me criticar à direita, à esquerda, acima, abaixo,...... É o que faço!
Voltando à carta, " o "homem(?) da carta", concorda comigo que "...o exercício da Câmara ficou abaixo das expectativas"!
Concorda que "...não coloquei a fasquia demasiado alta..." e acha que que a gestão não "....melhorou imenso..." relativamente à gestão de Vitorino! São opiniões....
Dúvida que eu contacto com o "povo"! Esta palavra é extremamente lata! Povo não é só o trabalhador da construção, o pescador, o varredor, o sapateiro,... Povo somos todos nós! E eu contacto diáriamente com o povo! E oiço o que o povo diz! Talvez tenha sido um erro grave de Vitorino! Não saber ouvir....
Discorda que a edilidade passou a ter "respeito" pelos munícipes! Saber ouvir é uma forma de respeito.... E volta a sublinhar "violentamente" a palavra "investidores"! Investidor não tem que ser construtor civil! Não tem que ser um Belmiro, ou um Grupo Espírito Santo, ou qualquer coisa semelhante! O meu amigo Gabriel que abriu um bar na baixa de Faro, é um investidor! "O meu amigo" Kim Yong que abriu uma "loja de chinese" é um investidor! E qualquer destes tem que ser recebido pela Câmara com o mesmo respeito dos Belmiro's, Champalimau´s e semelhantes!
Concorda "o homem da carta" que a cidade está descaracterizada e suja....
Não concorda que a cultura melhorou! Nesta matéria, a opinião do "Faro este" é que face ao exercício de Vitorino, era fácil melhorar! Vitorino foi uma autêntica aberração nesta àrea! Até a malfadada Capital da Cultura foi um desastre!
Concorda que não se fez nada pela juventude, e questina a minha amizade com Augusto Miranda! Até hoje só tive dele provas de amizade! E amizade desinteressada! Quando o conheci era um homem fora da poítica! E a nossa relação mantém a "sanidade" dessa altura!
Sobre o post termina aqui a intervenção do "homem da carta"!
depois diz:-"Tu tocas todos os instrumentos e sabes tocar, o problema de Faro e local e não nacional, na próxima candidatura aparece, pelo menos conheces a cidade e as pessoas, escrever em blogs é pouco, o importante é dizer aos amigos que me enganei. Um dia ainda terá que dizer qual o problema que existe entre ti e o Zé Vitorino, não o conhecias, não se falavam.....?"
Sobre este comentário só posso dizer que, infelizmente não toco bem! É bom termos noção das nossas capacidade! Sei onde poso chegar e não poderia nunca, se fosse edil, assumir, por exemplo, o pelouro das obras....Vitorino achou que sabia tocar esse instrumento.....
Quando falei dum problema nacional referia-me às pessoas que integram as listas quando há eleições! O critério não é de qualidade....É de compadrio(?), de oportunismo(?), de militância(?), de oportunismo(?)....Daí que diga que é um problema nacional! está sempre presente em todas as eleições!
Aparecer numa próxima candidatura? Quem sou eu para ser candidato ? Conheço os eus limites! E se sou um crítico á incompetência, não me vou tornar num deles!
concordo que escrever em blogs é pouco! Mas é o meu limite! E, para muita gente nem o faço bem! Mas é o que sei....
Que é importante dizer que me enganei?! Já o disse muitas vezes, e fui mais longe! Pedi desculpa! Só não erra quem nada faz! tenho-me enganado muitas vezes e , pior que isso, tenho sido enganado muitas vezes! E quando se fala de política, digo que sou enganado todos os dias...
Quanto ao problema que existe entre mim e o Zé Vitorino, simplesmente não existe! Conhecia-o e conheço! Faláva-lhe e falo! Mas, não o apoiei quando foi candidato, e não foi presidente da Câmara com o meu voto! Há muitos anos acompanhei-o em campanha eleitoral, conduzindo-o a várias terras do Algarve para expôr as suas idéias! E dessa vez, ganhou! E começou um percurso político vertiginoso que o levou ao Governo! Depois, em minha opinião, começou a ficar deslumbrado! E deixou de ser o Zé Vitorino! Passou a ser o Sr. Dr. José Vitorino! E não foi mais o Zé Vitorino que eu tinha conhecido há uns quarenta anos! Optou por "formas de luta que o fizeram perder o combóio"! Desesperadamente agarrou-se a "bóias desalvação que anteriormente tentou afundar!" Por um vazio de valores "o PSD deu-lhe uma boleia", de que se arrependeu profundamente, como é público, e voltou ao "circo da política"! Mas, "já não tinha equilibrio para trabalhar naquele arame"! E então, "armou-se em dono do circo e acabou com o espectáculo"!" Foi palhaço, equlibrista, domador, ilusionista, contorcionista,porteiro, bilheteiro,....mas já ninguém queria ir ao seu circo"!
Saber retirar-se é uma virtude que poucos sabem e conseguem praticar!

A música para animar o momento é "Cartas de Amor." pela voz de Roberto Carlos.

9 Comments:

Blogger Flor de Tília said...

Isto de escrever em blogs pode ter pouco valor mas ,apesar disso, consegues incomodar alguém a ponto de te escrever ainda que sob a capa do anonimato.Gosto do teu blog e reconheço que criticas sempre que achas que o deves fazer.És directo, simples e mais claro não podes ser. Quanto Ao Dr. José Vitorino acho que perdeste demasiado tempo com a sua história política . O Circo é uma arte muito importante e honesta para ser tratada desta maneira. Ele não foi palhaço, nem equilibrista, nem domador, nem nada do que referiste. Terias querido dizer um mau político? É que um palhaço é um bom profissional.
Gosto muito de passar por aqui, leio-te com atenção, comento pouco ou nada,mas vou passar a comentar mais.
Uma tua conterrânea, que gosta de te ler e manda beijinhos.

10:20 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Um conselho: devias mudar a cor do texto, o azul não permite uma fácil legibilidade do post.

12:22 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Sexo e política ainda são temas tabus. Quando abordaste ambos os temas tiveste reacções críticas, é o Portugal que temos. Continua. Bem haja por Faro.

12:24 da tarde
Blogger Luisa Hingá said...

E eu faço questão de deixar o meu nome e dizer-te que concordo com o que tens escrito. Não é já tempo de nos deixar de anonimatos?
Abraços cá de casa.
Luísa Hingá

1:59 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Aqui fica um blog muito interessante e de todo pertinente:


http://veraoverdeorg.blogspot.com/

8:48 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Eu como sempre deixo o meu nome aqui, e tu bem conheces, assim deveria fazer todos, mas os cobardes são assim teêm medo de dar acara .

Se queres o meu conselho dá-lhe o cú como resposta e não respondas a quem não se identifica .

És dos meus e terás sempre o meu apoio, tu sabes disso, és como um amigo meu dizia : no trabalho sou PC, para os amigos sou PS, em casa sou PPD e vou votar no CDS .

Dá-lhes com força amigo Pedro e critica que deu e dá cabo da nossa Cidade .

Bem hajas

Um abraço

J. Seita

8:59 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Nunca ouviste dizer que cartas de ... anónimos (?!) não chegam aos céus??

:)))))

Concordo com a Luisinha ... vai em frente!

Liliana

5:29 da tarde
Blogger Luisa Hingá said...

Hum Hum...este anónimo faz-me publicidade...Obrigada e já agora quem és?

11:37 da tarde
Anonymous Anónimo said...

humm?! conheceste muitas Lilianas a chatearem-te a cabeça no teu serviço??? .... outros tempos ... em que eramos uma familia no apt ???

abraço

9:37 da manhã

Enviar um comentário

<< Home