sábado, fevereiro 17

Faro está melhor

Hoje fui conhecer o novo Mercado Municipal e o parque de estacionamento anexo! E gostei do que vi! Faro tem agora um mercado de que se pode orgulhar!
Se em termos estéticos, e na minha modesta opinião, talvez outro "design menos caixote" desse um maior impacto visual à obra, no restante gostei e parece-me que está perto da perfeição!
Entrei, não pela porta principal, mas por aquela por onde sou sempre bem recebido:- pela porta do "Palhacinho"! Para mim, e sei que a minha opinião pode ser muito suspeita, dada a amizade e consideração que tenho pelo Sr. Custódio e toda a sua equipa, pois para mim, "O Palhacinho" é um referência da cidade! É lá que levo todos os meus Amigos que vêm de fora, e todos, sem excepção, não esquecem mais aquela casa! Sérgio Godinho, que conheço mal mas que esteve lá uma vez comigo e com o Vitorino (o do Redondo) , quando há poucos meses esteve comigo, não se esqueceu da "tasca" onde o tinha levado quando actuou cá em Faro!
Achei piada ao facto de no Palhacinho estar o Presidente da Câmara, pois lembrei-me que o anterior, também era frequentador da casa!
Recordo que em 2001, em tempo de campanha para as autárquicas, fui com o meu Pai ao Palhacinho e estava lá José Vitorino!Apresentei-o ao meu Pai como o candidato do PSD à Câmara de Faro! Ele corrigiu-me dizendo, "o futuro presidente da Câmara de Faro"! E não é que acertou?! Para mal de todos nós...
Mas voltando ao Mercado, depois da visita ao Amigo Custódio, "fui dar uma volta à praça"! E gostei do que vi! Olhei aos pormenores e tentei encontrar coisas menos bem para poder chamar a atenção para eventuais rectificações! Nada a dizer! E senti que quer quem lá está no seu ganha pão, quer quem lá vai, "sente-se vaidoso" pela obra! Eu também me senti!Os meus Parabéns a todos os que tornaram possivel esta grande mais valia para a cidade! Vamos agora aguardar o funcionamento a 100% e, de certeza, que então ainda nos sentiremos mais vaidosos pelo Mercado Municipal de Faro que agora temos.
Um pequeno "incidente" ocorreu na minha volta pela "praça"!É que o antigo presidente, que ao que parece andava de banca em banca desculpando-se por não ter podido estar na abertura, quando eu o ìa cumprimentar, ostenssivamente virou a cara para o lado.....
Se num dos últimos "posts" do "Faro este" faláva de alguns inimigos que certamente teria, é verdade que não contava com este!
Passei a ter que contar! A vida é feita destas coisas! Claro que o facto de José Vitorino me deixar de falar, "não me tira o sono"!
Só reforça a idéia que tenho que temos muitos dirigentes que não têm nível para nada....! Espero, para bem da Cidade de Faro, que este "político(?)" não volte e ter influência na evolução natural da nossa terra!
Para terminar, quero apenas reafirmar, que me sinti orgulhoso da minha terra por ela ter agora este espaço que tanto a dignifica!
Venham mais obras!

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quanto mais me bates, mais goste de ti.Já toda a gente sabe que o homem não vale nada,as pessoas de Faro pouco valem e este agora é o maior.Talvêz agora perceba o pouco apoio, e o lastimar do medo de avançar com juntos por faro.Se não tivesse a idade que tenho,iria mascarar-me de José Vitorino, e perguntar porquê tanta arrogância.Ainda irão esclarecer o motivo que os leva a estarem aborrecidos, estou convencido que é coisa pouca.
Adeus Pedro,não sejas tão duro,estamos quase em festa.

8:03 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Quem é que bateu em quem?
E a arrogãncia é de quem?
E quem é agora o maior?
E fui duro com quem?
Quem me conhece sabe que não sou duro, infelizmente!Muitas vezes gostava de o ser...
E em festa, eu estou quase diáriamente! Há sempre qualquer coisa que me faz estar em "festa"! Mas "festas" há muitas...

10:48 da tarde
Anonymous Anónimo said...

E a festa vai ser bem rija grande pecaaas... Continua meditando que está no bom caminho.

2:39 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro,
ainda bem que gostas do novo centro comercial de Faro.

Eu não gosto mesmo nada.
Nem dos interiores do novo espaço - e, ainda menos, da volumetria exagerada, que obrigou ao encerramento de uma artéria imprescindível (a que, vindo da estrada de Olhão, segue pela Praceta Coronel Pires Viegas,e passava defronte da entrada principal da "Praça"), o que provoca graves transtornos, obrigando a circundar o Edifício e a aumentar o já excessivo volume de trânsito na área...

E não falemos do "emparedamento" e verdadeira "asfixia" a que ficaram para sempre sujeitos os moradores dessa zona... Pergunta-lhes como se sentem...

Quanto a mim, houve um tremendo e grosseiro erro de percepção das necessidades da cidade, ao projectar-se esta obra megalómana. Penso também que bastaria ter havido um pouco de sensatez para se chegar à conclusão de que bastaria remodelar-se o antigo espaço e adaptá-lo às melhores condições de higiene.
Foi o que fizeram em Olhão e na tua terra natal, Loulé. Nâo gostas dessas obras? Não sentes que ali continua a viver-se a história e a tradição no seu melhor sentido?

Lembras-te ainda da "Praça"? Lembras-te como se podia flanar à vontade pelo espaço exterior? Lembras-te do interior amplo,com luz natural, com tudo à vista, que um simples olhar percorria? Lembras-te do perfume que efluia dos produtos fresquinhos da horta? E do cheiro a maresia do peixe fresco?

Lembras-te das facilidades de acesso e circulação?

Gostas de estruturas de metal pesado, betão e vidro? E de andar por corredores estreitos? E de bancas de luz artificial? Já viste o dano que isso vai provocar aos olhos dos vendedores?

Não te sentiste enclausurado naquele espaço, que dantes era amplo e generoso, com a luz do dia natural e directa, e agora é artificial, como parece ser quase tudo o que ali está...?

Então compara o dantes e de hoje - e diz-me se não tens saudades...

Um abraço de um teu velho
Amigo

7:10 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Grande felicidade sinto por vos saber felizes com o Vosso Mercado.
Por cá ao Nosso faltando estacionamento, falta o melhor, mas ficou "alindado"!

Um abraço do Almeida
http://sebastiao.blogs.sapo.pt

10:22 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Caro Rocheta
Já anteriormente menifestei que gostaria mais que se tivesse feito uma obra tipo Loulé ou Olhão!
Também nãp gosto do "caixote", mas "não vale a pena chorar sobre o leite derramado"!E, não questionado nada do que dizes, eu gosto como interiormente o espaço está feito! Acho-o funcional, parece-me espaçoso, moderno, agradável, e que não envergonha ninguém , antes pelo contrário!
Se me perguntares se concordo que a obra tivesse sido feita ali, eu digo-te que não! Devia-se ter preservado o mercado antigo, transformando-o e adaptando-o para outras actividades, veja-se Portimão e Tavira, e feito este noutro local! Mas, o mal está feito e agora é o que temos! E, em minha opinião, está bem! Mas, é a minha opinião!
E face a isto temos agora que valorizá-lo, preservá-lo e tirar dele o que nos oferece!
Já agora, não encontrei no exterior, do lado direito do mercado, um caixote do lixo! Quiz jogar qualquer coisa fora e tive que a meter na algibeira!
Pormenores....
Abr
Pedro

3:49 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Convidaram-me para consultar esta Post,e ao analisar três posts vi logo onde estava.Por isso juntos por faro não passará de uma miragem.Seria melhor a ideia de juntos por........
Carlos Sobral,Lisboa

4:43 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Os do Vitó não desarmam! Coitadinhos

1:22 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Pedro
És um homem cheio de sorte.
Viste-te livre do montanheiro das laranjas.
AF

1:23 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Afinal as pessoas vivem só de fachada e verifica-se pelos comentários sem qualquer responsabilidade do Sr.Pedro.
Pode ficar descansado Sr.Anónimo, o juntos não pelo Sr. Vitorino, mas não lhe digo só pela sua possição, com pessoas assim pode estar certo que Faro continua e continuará sempre para pior!Venha a Portimão, vá a Olhão etc..

8:35 da tarde
Anonymous Anónimo said...

esse tipo não passa de um regente agrícola que nunca exerceu e depois meteu se na política.........ele não é dr. sequer.......fikem a saber......trabalhava numa seguradora onde nem tinha funçoes atribuidas e depois veio para aki para nos chatear......

5:34 da tarde
Anonymous Anónimo said...

eu ainda não fui ao mercado; em todo o caso há 2 coisas que me envergonham como farense:
- o tempo que demoraram as obras;
- o seu custo e a derrapagem orçamental.

Esta cidade ainda não teve um Presidente à sua altura......

e, curiosamente, todos estão c os bolsos cheios........

5:47 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Gostemos ou não do caixote... ele está lá e por acaso até tem um ambiente bastante aprazível e potencial comercial, mas tudo o que é novo tem...vamos ver é se não o deixamos murchar sem reaver o nosso investimento e, quando digo nosso, digo dos contribuintes pagantes! Quanto ao "venham mais obras" gostaria de dizer em tom de mercado que..."a maré não está para peixe" ou seja, primeiro deveríamos tentar rentabilizar as obras que já temos e que tanto têm custado aos farenses médios. Refiro-me a "pôr as coisinhas a funcionar" e, depois, quando houver mais "dinheirinho", por em prática todos os projectos que estão em curso. Pois creio que, só com muito respeito uns pelos outros é que poderemos estar "juntos por Faro". Se assim não for, então teremos novamente e sucessivamente, derrapagens financeiras originadas por "criancices" politicas e frustrações EGOISTAS.

11:16 da tarde

Enviar um comentário

<< Home