quinta-feira, fevereiro 8

"Juntos por Faro" ou talvez não...

Tenho deixado passar o tempo, sem aqui "postar" nada, pra ver até que ponto o "Juntos por Faro" mereceria os comentários dos visitantes do "Faro este"!
Se à pergunta "O que se passa para os lados da Sé?" muitos farenses apareceram, em boa hora, a comentar, sugerir e alvitrar, na minha "santa ingenuidade" julguei que o interesse pela nossa terra fosse real, que "sentissemos e cheirássemos Faro" ao ponto de querermos fazer algo de construtivo pela terra que nos viu nascer!
"Santa ingenuidade" de alguém que já tendo vivido muito ainda acredita(?) que há gente capaz de dar o seu melhor em prol da comunidade, desinteressadamente, sem segundas intenções, sem querer lutar contra nada nem ninguém, sem pensar em tachos ou favores em troca do bem fazer, "dar sem olhar a quem", sentir-se realizado por ajudar a fazer de Faro uma terra melhor! "Santa ingenuidade" a minha! O que o pessoal quer é o "bota abaixo, o falar mal, o diz que disse, o criticar por criticar, o abraçar pela frente e espetar a faca pelas costas, o morder os dirigentes por trás e fazer-lhes grandes vénias pela frente, o show, um empregozinho para a filha, o sim de hoje virar não àmanhã,....""Santa ingenuidade" a minha!
"Cada povo tem os governantes que merece"! É uma frase antiga mas que continua a manter-se actualizada!
Sou um regionalista convicto! Sou pela criação da região do Algarve, onde os algarvios possam participar e defender o melhor para a sua região! Temos um deputado pelo Algarve que "é de lá de cima" e que não conhece a região que o elegeu! Não estou a falar do "T Clube" ou da "Marina de Vilamoura"! Falo de Bordeira, Gorjões, Mata Lobos, Falfosa, Lagos e Relvas, Estoi, Salgados,.....Isto para não falar da Corte Bucho, das Barrosas, de Faz Fato, de Montes Novos, Azinhal, Alfambras, Carrapateira, ......
Como é que um deputado destes pode defender a região que o elegeu? E como é que isto é possível? Uma lista de candidatos do Algarve incluir "gente desta"?! "Santa ingenuidade" a minha que "sonhei" ser possível para acabar com "esquemas" destes!
E se sou regionalista pelo Algarve, ainda mais o sou por Faro! Não vou criticar os nossos autarcas! Fazem o que podem e o que os deixam fazer! Não consigo "encaixar" que um qualquer político que foi eleito pelo povo para defender os seus interesses, muitas vezes, porque a disciplina partidária assim lhe impõe, actue contra os interresses de quem o elegeu!
Há por aí muito "Queijo Limiano"!
"Sonhei" ver Faro com um movimento não enfeudado a qualquer partido, que "Juntos por Faro" viesse a ter representatividade e pudesse vir a ser um "parceiro" na governação da nossa terra! "Sonhei" ver Faro com os filhos da terra, que conheceram "a Lózinha, a Kontiki, A Azvia e a Bicuda, o Gaiana e o Tóquim, o Barão, o menino Xico, o Sidónio, o Farense no Final da Taça, ...."todos juntos em torno da sua terra! "Sonhei" que Faro poderia ter na Câmara um farense, conhecedor das gentes e realidades da terra! Um farense que por mérito próprio e não por ser o militante nº. qualquer coisa dum partido, fosse o presidente farense, presidente de todos os farenses!
"Sonhei" que a minha terra pudesse um dia ter "um presidente que não tivesse que ser da rosa ou da laranja, ou da foice ou de qualquer outro destes clubes!" "Óbviamente nada impedindo que fossem sócios desses clubes"! Mas na certeza porém que "os estatutos dos seus clubes nunca se poderiam sobrepor aos estatutos da sua terra:- Faro"!
"Na minha Santa Ingenuidade, Sonhei......"

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que seja sonho, é o desejo de muitos e ficou provado pela diminuta procura aos comentários,muitos irão falar nesse desejo justificando a não aderência pela falta de tempo ou não querendo melindrar os tais amigos dos FAVORES, posse garantir que são mais do que nós pensamos, e são piores que os CATAVENTOS.Pela minha parte não será sonho acredito piamente que será uma realidade,levará o seu tempo, mas como diz Zeca Afonso" traz outro amigo" e passar a palavra com conficção é o principal objectivo.Próximo das eleições municipais, por norma apareçem muitos intelectos tem solução para tudo mas na realidade os objectivos são outros,só para confundir e dividir.Juntos por Faro,irá ser uma realidade, a ideia foi lançada, por alguêm que conheçe os movimentos da cidade,bocas serão muitas,passarão ao lado, manter viva a ideia é o importante.O importante é "CHEIRAR A CIDADE" Á Vitória Farenses..

8:44 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Quando um facto e verdadeiro, a sua correcao nada mais vai trazer do que a diminuiçao das suas qualidades

10:17 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Pedro, não desmoralizes. Continuo a achar que o projecto "Juntos por Faro" tem pernas para andar, não considero que estejas a ser ingénuo, eu conheço algumas pessoas que poderão estar dispostas a contribuir e a alinhar num processo destes. A altura certa para surgir uma estrutura destas é agora pois assim evita comentários de que queremos tachos etc, etc,.... Conta comigo, tenho Faro no coração e já tenho dado alguns contributos para melhorar esta nossa cidade (acho eu). AP

9:54 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Caro AP, queres acabar com os tachos mas queres que contêm contigo. Essa é boa. Então queres uma panela. Já temos “Faro no coração” e agora podemos ter “Um sonho chamado Faro”… Quem vive nesta cidade só “sonha” em falar mal daquilo que nem sequer ainda não foi feito e quando é feito ainda mais mal falam. Tenham mas é juízo.

11:18 da tarde
Blogger Pete said...

Há muitos interesses, por isso tem que ter calma e paciência, pois só assim poderá chegar ao que ambiciona.

Força para o seu projecto.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

6:38 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Melhor que esta reação, é impossivel.Em tempos penso que António Nobre o grande poeta do "Só", passando por Paris esvrevia," Amigo José que desgraça ter nascido em Portugal",hoje digo eu que desgraça ter nascido em Faro.Com gente desta dando estes apois, valerá a pena? Acreditando em Fernando Pessoa,não podemos perder a esparança.Tudo vale a pena,quando a alma não é pequena.Força Pedro.

11:02 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Excelente texto... só agora vi.
De facto é dificil rumar contra a mare´, por vezes falta-nos discernimento para entender certas opções, a nivel politico ou de gestão. Mas isso deve-se ao que sentimos por esta terra, e por esta cidade que, como vós, tb amo de forma muito especial. Aqui nasci, estudei, namorei, casei, trabalho, e espero um dia (mais tarde) vir a ter o cantinho nos novos lotes da Estrada da Penha para a Conceição...
Para quem cria e gere estes blogs de forma desinteressada, acredito que não seja fácil registar certos comentários ou alguma falta de participação.... mas é assim mesmo,... um blog, permite lançar a discussão em que o único compromisso assumido é comnosco próprios,as nossas ideias e neste caso a nossa Dama - Faro.

Bom trabalho, continuem pois tenho descoberto textos muito interessantes neste, e em outros blogs. Da minha parte sempre que achar oportuno conto participar.
Obrigado ao Pecaaas creio eu...

3:18 da tarde

Enviar um comentário

<< Home