quarta-feira, maio 30

PRAIA de FARO

Aí está mais uma época estival e a nossa praia não está nem melhor nem pior do que estava no ano passado, antes pelo contrário! Nada foi feito e os problemas vão ser os mesmos, provavelmente bem mais agravados!
Os acessos estão na mesma!
A ponte lá vai "gemendo e contorcendo-se" com o peso que lhe passa por cima, certamente com os pilares mais degradados e com os níveis de segurança a baixarem!
Às vezes há males que vêm por bem e pode ser que um dia.....caia....
Esperemos que sem vítimas inocentes!
As carreiras marítimas, se vierem a haver, serão com a qualidade habitual! Os cais acostáveis não têm o minímo de condições e os barcos vão resisitindo "ao caruncho"! A juntar a isto provavelmente " a canal" estará mais assoreada e na maré baixa talvez não dê para navegar!
O estacionamento, "não cresceu nem encolheu"!
Quer isto dizer que vai ser "a guerra habitual"! Esperemos que nunca seja preciso a intervenção dum carro dos bombeiros num dos extremos da praia....
E nesta matéria até não parece difícil arranjar uma solução, nem que seja transitória! É fazer os tais parques entre o aeroporto e a praia e criar um transporte, tipo combóio turístico, para levar as pessoas até à praia!
Claro está que há casos pontuais de utentes que teriam que ser analisados e criado um livre trânsito para acesso das suas viaturas!
O Parque de Campismo, lá está.... Mudou alguma coisa? Sinceramente não sei mas não é visível que tenha sido feito alguma coisa!
O saneamento mantem-se intocável e lá vai o pessoal "vertendo" para a Ria....
As casas(?) em cima do cordão dunar continuam e continua também a não se fazer nada, nomeadamente colocar plantas que ajudam a fixação de areias!
Certamente muito mais haverá a corrigir mas o que é certo é que se fala muito e pouco se faz!
Passam os anos, mudam as Câmaras e as Juntas, promete-se muito em tempo eleitoral, mas, no fim, nada se faz!
Certo é que a nossa praia, a praia dos Farenses, vai de ano para ano vendo agravados os seus problemas sem que nada seja feito!
Até quando ?
E para quem tem uma casinha na praia aqui fica Jose Cid - "Na Cabana Junto À Praia"

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Belíssimo texto de reflexão. É sempre bom fazer balanços, como este anual, pois a memória humana é curta e esquecemo-nos que muitas coisas permanecem na mesma com o passar dos anos.
Mais uma vez obrigado pelo teu contributo.

9:03 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Pelo interesse que tem roubei-te o texto. Bjinhos

12:10 da tarde
Anonymous Anónimo said...

nunca se devia ter permitido construir na ilha!!!

aliás todas as construções são ilegais, não sei se já foram legalizadas mas a tal ter acontecido foi uma decisão errada.

era como deixar as barracas na Fonte da Telha ou na Lagoa de S. André....só que aqui na ilha quem lá tinha casa era a inteligentsia farense que se "mexeu" bem junto do poder local.........

a construção da ponte também é questionável....

a permanecer na ilha tudo tal como está daqui a umas dezenas de anos não vai existir lá nada: praia, casas, ponte.......

3:44 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Ai que horror, o querido assusta-me com essas conversas. Vá lá ter tento na língua, depois onde é que ia passar as minhas férias.

12:44 da manhã
Anonymous Anónimo said...

O que é preciso fazer na ilha é o que o Carlos Pimenta fez há una anos atrás na Fonte da Telha, lembram-se????? tudo abaixo!!!!!! nem um automóvel entra na ilha!!! bons parques de estacionamento atrás do aeroporto e transportes do tipo do que existe na praia do Barril, de preferência aqui eléctrico e bicicletas e a pé!!!

Se o presidente actual não tiver "guts" para fazer isto dê lugar a a outro - ao Macário Correia por exemplo.......

5:33 da tarde
Anonymous Anónimo said...

A ilha de Faro é um bom exemplo para rejeitar a ideia de que as questões ambientais podem ser deixadas aos municípios.
Carlos Pimenta era ministro - e não presidente da câmara - quando decidiu mandar demolir construções clandestinas, um pouco por todo o País. Com isso ganhou popularidade e fama de político corajoso, e terá beneficiado o governo a que pertencia.
O presidente da CMF (seja ele qual for) joga noutro campeonato; o dos votos locais. Aqui, as regras do jogo são diferentes. A perda de votos de umas centenas de descontentes pode ser (é) decisiva. A popularidade a nível nacional vale nada.
Daí que, ano após ano, presidente após presidente, a posição da câmara é sempre a mesma: NIM!
Concordam que as demolições são necessárias, mas é preciso estudar isto e aquilo, acautelar não sei o quê, adiar para data posterior, projectar qualquer coisa, etc. No fundo, não se comprometem, tentando agradar (ou não desagradar) a gregos e troianos.
O "bairro da lata", o chamado "parque de campismo", as construções clandestinas lá continuam, bem como o caos no trânsito e a insegurança (não há meios de socorro que possam actuar naquelas condições), mas o assunto não provoca "ondas".
Para quem, como eu, gostava de ver o fim daquela situação só resta esperar:
a)Que um governo com coragem resolva a questão, ultrapassando os interesses locais;
b)Que a natureza trate do assunto, o que é o mais provável que aconteça;

Esperemos que haja uma solução antes que ocorra uma qualquer catástrofe, não natural (por exemplo um incêndio) numa das pontas da ilha ou no "parque de campismo",com as inevitáveis vitimas.

Quanto à referência ao idolatrado Macário: será bom não esquecer que como presidente da câmara defende projectos para Tavira em relação aos quais, como governante, afirmava que "só por cima do meu cadáver". É a tal diferença de posição de quem está em campos diferentes.
E, já agora, vão passear a Cabanas e digam o que pensam.

Fega

9:52 da tarde
Blogger Seamoon said...

E para quem lá vive o ano inteiro sem pressão da água nem para um banho quente)?
E que quando chega o verão a água não corre...
Liga-se 500 vezes,envia-se cartas para tudo quanto é sitio que supostamente poderia fazer alguma coisa,não só não o fazem como pioram,e depois constrem-se #lindaS#*=&%****#### fontes...
É que gosto mesmo disto...

12:22 da tarde
Blogger Patricia said...

Eu não vou para a praia de Faro, só vou em última hipótese... Não há estacionamento e as pessoas são às centenas. Quando chega o Verão as praias de Quarteira, Tavira... são sempre as escolhidas, ao menos tenho lugar para estacionar e não perco tempo no trânsito.

beijos

4:51 da tarde
Anonymous Anónimo said...

se houver um incêndio na ilha de Faro, os bombeiros tem 2 problemas...
1.º Transito
2.º as viaturas pesadas não passam

12:13 da tarde

Enviar um comentário

<< Home