sexta-feira, junho 1

"BRAVO"

"BRAVO"! Não, não estou a felicitar nada nem ninguém! "Bravo" é o nome de código para definir o "estado de prevenção" dos bombeiros e correlativos, relativamente à "Época de Incêndios" que agora começou!
Tenho alguma dificuldade em entender isto da "época de incêndios"! Deve ser moda! Agora há épocas para tudo!
Época de saldos, época de eleições, época de campanha, "época fora de época" e por aí adiante!
Julgo que temos que ter sistemas para actuar em qualquer época e não numa época qualquer!
A não ser que se pretenda com isto da época de incêndios oficializar a data em que os incendiários podem começar a trabalhar!
O Governo tem propagandeado os meios que estão disponíveis este ano para o combate a incêndios! É de louvar mais e melhores equipamentos!
Mas, e o que é que foi feito em termos de prevenção? Limparam-se as matas? Abriram-se corta-fogos? Aumentou-se significativamente a vigilância? Aumentaram-se os pontos de vigia?
Sinceramente, não me apercebi que nesta matéria tivesse sido feito alguma coisa!
E, assim, vamos voltar a ter inúmeros fogos, que talvez(?) sejam combatidos mais eficazmente! Mas que vai haver fogo vai mesmo!
Tem que haver um plano honesto de limpeza das matas! Percebo que haja imensos proprietários de terrenos que não têm rendimentos para os mandar limpar! Falo por mim que ainda há poucos dias paguei um valor significativo para mandar limpar uma pequena parcela de que sou proprietário que me rende zero absoluto! Mas a minha vizinha, infelizmente, não tem meios para mandar limpar a sua courela! Assim, tal como "mal me quer, bem me quer", estamos na situação de "limpa um, outro não"!
Resultado, quando tocar a arder, "o fogo tem com que se alimentar"!
Mas, este ano, estamos preparados! Aviões, helicópteros, jeeps, motas e bicicletas, mangueiras e geradores, bombas e bombeiros! Vai haver mais incêndios, até pelas mutações climatéricas, mas vamos "ter espectáculo televisivo com transmissões em directo" para Portugal ver que o Governo arranjou mais meios para o combate ao flagelo!
"E Portugal vai arder com o Zé Português a ver"!
Aqui fica musicalmente um "Alerta"!
Bom fim-de-semana!

3 Comments:

Blogger Seamoon said...

Na questão das limpezas das matas acho absurdo,podiam por os presidiários em limpeza,tal como já fazem em alguns sitios do pais nas limpezas da praias,os militares tambem seriam uma boa opção,escuteiros equipas de voluntariado...mas não.
No meio disto tudo o meu pensamentoe respeito vai apenas para o bombeiros,que arriscam e perdem vidas todos os anos...
E o que ainda me parece pior é que as pessoas tambem esperam que seja sempre o governo a resolver tudo e na realidade contribuiem com a apatia do costume de só morder e nada fazer enquato despejam entulho e lixo altamente inflamavel nas matas e ainda jogam a beata do cigarrinho na beira da estrada...

12:30 da tarde
Blogger Patricia said...

Muito sinceramente não sei se há muito mais para arder neste cantinho à beira-mar plantado!

4:48 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Há muito mais sim. E talvez quando formos efectivamente um deserto possamos avançar para uma opção de estância turística...como fizeram no Dubai. Por outro lado, não acho colocar Presidiários e Militares no mesmo saco muito correcto... acho até que quem o faz deveria ser passível de ir limpar florestas. Quanto aos Bombeiros, sem dúvida que devem merecer mais respeito e mais contrapartidas...mas também mais formação, meios materiais e remuneração.

10:51 da tarde

Enviar um comentário

<< Home