terça-feira, junho 26

Desapareceu um Ilustre Farense

Faleceu hoje o Ilustre Farense Filipe Ferrer!
Nos últimos tempos tive a felicidade de privar algumas vezes com ele! Acompanhei-o, em termos musicais, num pequeno espectáculo no Conservatório, nos 75 anos do Liceu de Faro, e era extremamente agradável conversar com este Homem!
Melhor que ninguém o João Resende pode falar dele pelo que passo a transcrever o que este seu Grande Amigo diz em "jeito de despedida"! O "Faro este" deseja-lhe "Boa Viagem"...
..............................................................................................................
Em momentos tristes, como o que se vive hoje, dia 26 de Junho de 2007, devido ao falecimento do nosso amigo e conterrâneo, Filipe Ferrer, apraz-me mais lembrar os bons momentos vividos e as risadas dadas do que propriamente a melancolia e a mágoa que me assola devido ao desaparecimento do Filipe.

Conheci-o desde sempre, pois foi colega nos bancos da escola primária do meu pai e tive o prazer de com ele falar sobre tudo e mais alguma coisa. Desde as áreas onde o Filipe era um expert e eu um simples aprendiz de feiticeiro – como até hoje o sou.. –, o cinema, o teatro, a literatura, e os reflexos que a vida tem nas mesmas ou será ao contrário? Como o próprio Filipe mo disse várias vezes.

Certa vez, dei-lhe uns rabiscos meus para ler, uma compilação poética intitulada as "Odes Urbanas", escrita durante o tempo em que estive a estudar em Lisboa. Como projecto de revolucionário que era na altura, acho que todos o somos nessas idades, o conteúdo da poética era agressiva e apelava às insubmissões e até a alguma violência. O Filipe disse-me uma coisa que nunca mais esqueci e nunca mais esquecerei: "João, a poesia revolucionária não tem que ser feita com armas e guerras, pode ser feita perfeitamente com flores e apelos à paz..." não sei se foram exactamente estas as palavras, mas foi algo do género. O que é certo é que a minha forma de escrita poética mudou para melhor, a isso e muito mais agradeço ao Filipe.

Filipe Ferrer, de seu nome verdadeiro, Luís Filipe Martins Lopes do Rosário, nascido em Faro em 1936, terra onde viveu até aos 18 anos, apesar de desde os 12/13 anos tivesse estado como aluno interno no Colégio de Santo Tirso, foi um actor ímpar e um homem excepcional. Seguidamente apresento-vos um conjunto de fotos e um resumo do seu trabalho artístico, retirado do livro «As Pestanas da Greta Garbo», de sua autoria, peça de teatro estreada em Faro, no Teatro Lethes.

"Filipe Ferrer iniciou a sua carreira aos 13 anos no Colégio de Santo Tirso onde estudou Declamação e Teatro.
Pertenceu ao Teatro de Estudantes Universitários de Coimbra.
Dirigiu grupos amadores.
Ingressa na Companhia Nacional de Teatro.
Representa, pela primeira vez em Portugal, a peça de Harold Pinter "O Monta-Cargas" dirigida por Jacinto Ramos.
Segue-se "O Mercador de Veneza" de Shakespeare onde desempenhou o papel de "Lourenzo" e logo a seguir a peça "Antígone" de Jean Anouilh.
Encena o "Médico à Força" de Molière na Casa da Comédia.
Participa na peça "Thomas Moore" de Robert Bolt, dirigida por Luzia Maria Martins.
Ingressa na BBC de Londres onde fica 3 anos.
Vai para o Brasil onde continua a carreira de jornalista, já iniciada em Portugal, dedicando-se simultaneamente à Publicidade e à Rádio.
Trabalha na TV brasileira.
Após um estágio na Children's Television Workshop em New York executa as funções de "line producer" do programa "Sesame Street" na versão brasileira, em 1972.
Logo a seguir ganha um estágio nos meios de televisão educativa de New York, Boston, San Francisco e Los Angeles.
Regressado a Portugal, em 1981, realiza filmes publicitários e reportagens para a RTP e a partir de 1982 participa em vários filmes nacionais e estrangeiros, destacando-se filmes de Manoel de Oliveira, Artur Semedo, Joaquim Leitão, Luís Vidal Lopes, António Pedro Vasconcelos, Leão Lopes, Mário Barroso, Luís Filipe Rocha, Leonel Vieira, etc.
Entre os filmes esteangeiros destacam-se Chistian Jacques, Michel Wyn, Samuel Fuller, Robert Mazoyer, Jacques Ertraud, Serge Moati, Juan Esterlich, Robert Faenza, etc.
Tendo trabalhado com actores como Marcelo Mastroiani, Mickey Rooney, Miou-Miou, Ana Zanati, Filipe Noiret, Jean-Pierre Cassel, Marianne Sagebrecht, Paco Rabal e outros.
No teatro fez "Betrayal" de Harold Pinter, "Private Lives" de Noel Coward, "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett, "O Fim" de António Patrício, "Hamlet" de Shakespeare, "As Noites de Anto" de Mário Claudio, "Retrato duma Família Portuguesa" de Miguel Rovisco, e "As Pestanas de Greta Garbo" de Filipe Ferrer, entre tantas outras.
Para a televisão, além de muitos filmes, programas e séries, fez algumas das seguintes telenovelas: "Passerelle", "Os Pós de Bem Querer", "O Verão Quente", "Na Paz dos Anjos", "O Primeiro Amor", "O Médico de Família", "A Lenda da Garça" e "Ganância", entre outras.

A última vez que estive com o Filipe foi há já quase um ano, precisamente no dia 28 de Julho de 2006, quando o próprio, já adoentado, veio apresentar o livro "Manuskritica Nº 243" da minha autoria e de José Serafim, na Loja FNAC da Guia no AlgarveShopping. Mais uma vez tive o prazer de com ele confraternizar e rir um bom bocado ou não fosse o Filipe um exímio contador de histórias, anedotas e de episódios burlescos. É pena que não o possa ouvir mais vezes.

Até sempre, caro amigo.

João Vasco Resende

PS: Espero que as instâncias oficiais, mais que não seja as farenses, façam a devida homenagem ao Filipe Ferrer, um amigo de Faro e das suas gentes.

2 Comments:

Blogger Patricia said...

Um grande actor que eu desconhecia ser farense (tenho andado muito distraida!).

Ate sempre

4:33 da tarde
Blogger INFORMANIACA said...

Apresentação do livro "Cabo do Mundo"

No próximo dia 20 de Julho, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso será apresentado pelo escritor e poeta Albino Santos, às 21h30, o livro “Cabo do Mundo” da autoria de Laura Costa.
Abraço,
Laura Costa

9:25 da manhã

Enviar um comentário

<< Home