quarta-feira, junho 13

O trânsito em Faro

De novo no "Faro este" o assunto do trânsito na cidade de Faro!
A situação está a tornar-se caótica e com o aproximar do verão tende para a catástrofe!
A cidade tem 3 acessos:- A EN 2, para quem vem do lado de S.Brás e a EN 125, do lado de Olhão e do lado do Patacão!
Às 8 da manhã começa a "grande invasão" e rápidamente os "3 funis de acesso" ficam cheios!
Ao fim da tarde apesar do sentido de trânsito ser o contrário, as enchentes começam ainda dentro de Faro !
A Rotunda do Hospital é o melhor exemplo! Ali confluem 4 artérias e é o "salve-se quem puder"!
Só que a situação neste local tem reflexos nos cruzamentos da Estr. de Olhão e da Rua do Alportel, na Estr. da Penha e para quem vem do lado de Olhão!
Quem tem o azar de ter que por lá passar em hora de ponta é que sabe o que é sofrer! E onde andam as autoridades reguladoras do trânsito? Raramente aparecem a dar uma ajudinha!
Se passarmos para a "Rotunda da Vagina" a situação é semelhante! Aqui agrava-se com os toques que ocorrem a toda a hora provocando filas enormes quer para entrar, quer para sair! Muitas vezes o trãnsito de saída está parado junto do antigo posto da PVT. Do lado oposto começa a parar pouco depois do cruzamento do aeroporto!
Quem sai da Doca e segue pelo Largo da Estação para sair da cidade, corre frequentemente o risco de levar largos minutos a chegar à zona do Forum e aqui ainda pode ter que "secar" mais um bocado!
Por outro lado, as passadeiras para peões, estão a ser umas "ratoeiras" pois estão genéricamente mal colocadas, sem controlo através de semáforos e todos os dias há muitos condutores que "só param na trazeira do carro da frente!"
É ver os lindos coletes multicores e refletores de um lado para o outro e o trânsito sem andar!
E nada se faz! A tão desejada "CREF-Circular Radial Externa de Faro" parou ali para os lados do Chelote e não há quem a faça continuar! É urgente e imperativo desviar o trânsito para fora da cidade! Esta via deveria merecer por parte da Câmara uma atenção especial sendo uma tarefa prioritária! Não se percebe a inércia da Câmara neste assunto! É de interesse municipal e tem que ter uma solução rápida!
Poderia ainda falar do que se passa no Largo do Mercado, ou no Largo de S.Luís, mas fico por aqui, fazendo um apelo a quem manda que, "se é que manda mesmo", mande avançar rápidamente o processo da via externa a Faro, até porque "circular é viver"!
Acustico MTV - O Calhambeque

6 Comments:

Blogger Unknown said...

Sem dúvida que a CREF é fundamental!
E pelo que sei, o novo estudo de impacte ambiental exigido pelo Parque Nat.Ria Formosa ou Inst. Cons. Natureza (creio eu,) por causa das ciclicas cheias centenárias a sul do futuro nó na EN125, entre Faro e Olhão, já está terminado e em fase de aprovação pelo ICN e Instituto estradas.

De facto não se percebe a demora, mas desta vez, como quase sempre, a culpa é das entidades superiores do Terreiro do Paço... e das cheias centenárias.

A Câmara está a pressionar o que pode.
Esperemos que corra rápido a partir de agora.

11:08 da manhã
Blogger GTL said...

eheheheh
não posso deixar de me rir, pois entro em Faro todos os dias em hora de ponta e é de gritos e muitos apitos, eheheheh

MDB

2:55 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Este blog está muito paradinho. Ainda mora cá alguém?

8:36 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Uma hipótese de resolver a solução: motociclos.
Aqui ao lado (Espanha)a ideia é promovida:

http://www.madridmovilidad.es/motos/home/home.asp

Uma scooter nova (50cc), com 2 anos de garantia, pode comprar-se desde os 750 euros (não é engano), gastará 2-3 litros (pata a fundo), não ocupa espaço, etc.
Para quem seja adepto de híbridos também há scooters de 50cc com motores híbridos (Piaggio). Com o clima que temos, para quem anda sozinho e dentro da cidade são o ideal. Só têm um inconveniente: não dão "sainete" e o pópó não pode ser exibido.

9:58 da tarde
Blogger Mikas said...

Puxa e eu que agora faço todos os dias o caminho para Olhão que o diga... ir à baixa ou ao fórum quando saio do trabalho às 18h é o caos... Bijou

10:41 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Ir de scooter para a estrada é o mesmo que ir de canivete para a guerra.
Nem uma mísera ciclovia existe e ainda têm o descaramento de aderir à iniciativa do dia sem carro.

7:48 da tarde

Enviar um comentário

<< Home