domingo, julho 1

Feira de S.Pedro em Vaqueiros

Por questões profissionais tive na semana passada que me deslcar ao nordeste algarvio!
E por coincidência decorria a Feira de S.Pedro, em Vaqueiros, povoação do concelho de Alcoutim, concelho este considerado um dos mais pobres do país!
Se é verdade que "...na Natureza nada se perde, tudo se transforma...", gostaria de saber em que é que estas festas tradicionais se estão a transformar!?
Perdem vitalidade de ano para ano e têm tendência para desaparecer!
Dizem os locais mais idosos que há anos, não muitos, nesta feira se negociava "a sério", desde frutos secos, gado, vestuário, sementes, empreitas, o hoje chamado artesanato, ......
Pois, o que resta é quase nada....
Meia dúzia de feirantes, duas ou três "tascas", gado nem vê-lo, diria que era uma feira cheia de nada.....
Salvaram-se as cadeiras de "atabua"!
É triste ver as nossas tradições a desaparecerem, sem ninguém tentar contrariar este processo!
Este património deveria ser acompanhado a apoiado, pelas entidades competentes, para não morrer! E assim vão desaparecendo vários capítulos
da "...estória dum povo"!
Dexo-vos uma Marcha de Lisboa antes que desapareça!

2 Comments:

Blogger Patricia said...

Não é preciso ires tão longe... lembras-te da Feira de Faro há uns anos atrás? Quando eu era mais pequena lembro-me que a Feira de Faro era enorme, tinha barracas de sapatos, de roupa, comes e bebes, brinquedos... Com o passar dos anos a única coisa que aumenta são as diversões!

4:22 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Passei por Vaqueiros hoje, também por questões profissionais e por volta das 18h não vi lá uma única alma - Autêntica terreola fantasma!!!

12:00 da manhã

Enviar um comentário

<< Home