segunda-feira, julho 30

Novo Hospital Central do Algarve

Sou céptico por natureza mas começo a acreditar que o Algarve vai mesmo ter um novo Hospital Central!
Seria escandaloso fazer recuar o projecto, mas.....
No entanto, e para quem não percebe mesmo nada da matéria, parece existir alguma polémica com o número de camas que a nova unidade irá ter! Poucas mais que a do actual hospital....
Anunciam-se novas especialidades, mais consulta externa, mais internamentos, mais blocos e a transformação do actual hospital em Unidade de Cuidados Continuados!
Será que com tudo isto vão acabar as listas de espera? Mais internamentos com o mesmo número de camas? Só se o doente "antes de entrar já saiu..."
Eu não acredito mas o tempo o dirá!
E mão d'obra? Vão continuar a vir oftalmologistas e ortopedistas para fazerem as urgências a ganhar rios de dinheiro e a irem-se embora "abandonando" os doentes?
Deixo-vos o "discurso" do ministro da Saúde, sobre o assunto!

"Ministro nega que camas do novo Hospital Central do Algarve sejam insuficientes"

"O ministro da Saúde negou hoje, em Faro, que as 549 camas do novo Hospital Central do Algarve (contra as 492 actuais) sejam insuficientes para dar resposta à população local e ao acréscimo de residentes durante o Verão.
Em declarações aos jornalistas, Correia de Campos defendeu que o número de camas "já não é um indicador essencial" numa unidade hospitalar, mas sim a capacidade em resolver a totalidade dos problemas, especialmente através dos serviços de ambulatório.O ministro da Saúde sublinhou que a nova unidade vai ter mais internamentos, consultas externas e actos de hospital de dia e frisou que já estão em funcionamento na região cerca de cem camas de convalescença."No fim do ano vamos ter 185 [camas de cuidados continuados] e no próximo ainda mais, que permitem retirar do hospital, passada a fase do episódio agudo, as pessoas que ocupam lugares e que o pessoal médico não sabe onde colocar", afirmou.
Correia de Campos falava aos jornalistas à margem da cerimónia de apresentação do perfil e calendarização do novo Hospital Central do Algarve, presidida por José Sócrates e onde participaram várias entidades regionais.
O titular da pasta da Saúde anunciou durante a sessão que a nova unidade deverá estar pronta dentro de cinco anos e que as obras devem começar já em 2009, sendo o Hospital de Faro reconvertido numa Unidade de Cuidados Continuados.As duas iniciativas deverão custar cerca de 250 milhões de euros, precisou Correia de Campos, referindo que o Hospital de Faro deverá tornar-se, no início do próximo ano, numa unidade pública empresarial.
O futuro hospital, localizado no complexo do Parque das Cidades, entre Faro e Loulé, terá uma lotação de 549 camas, mais 15 de cuidados paliativos, e será dotado de dez salas operatórias, 46 gabinetes para consulta externa e 43 postos de hospital de dia.Entre as novas especialidades, contam-se Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia Pediátrica, Endocrinologia e Nutrição, Genética Médica, Neuroradiologia e Radioterapia, inexistentes no Hospital de Faro.
O tema musical, um clássico, chama-se "Que_sera"

3 Comments:

Blogger Makejeite said...

"Não será com certeza, com cinco livrinhos apenas que se escreve: livros da minha vida, contudo foram companheiros desta ou daquela ocasião, fugas ou visitações a extensões singulares, que são as palavras no papel paridas da mente humana."

É um desafio interessante, fizeram-me e eu aceitei, espero que aceites também, basta fazeres um "post" com "cinco livros da tua vida" e fazeres o desafio a outros cinco bloguistas, simples, Abraço

11:31 da tarde
Blogger Patricia said...

Apesar de não conhecer a realidade do HDF acredito que muitas pessoas que estão lá internadas, velhotes, muitas vezes ficam lá para não irem para casa e que o novo hospital, tendo em conta que o antigo vai ser uma Unidade de Cuidados Continuados, deve ter camas suficientes... (creio eu!!). O que é certo é que quando a minha mãe lá esteve internada ficou dois dias numa maca no corredor. Há cirurgias em que não é necessário o tempo de internamento que o HDF faz... Em relação às listas de espera para cirurgia (SIGIC), o Algarve é a região onde essa lista tem diminuido de forma mais acentuada.

11:23 da manhã
Blogger Unknown said...

A primeira pedra do futuro hospital do Algarve já foi lançada há quase dois anos. A segunda pedra, atendendo ao tempo que dista da primeira, já foi lançada há muito tempo mas em vez de ficar junto á primeira, foi parar á cabeça de quem lançou a primeira, pelo que o caso, está em averiguação judicial. Prevê-se que o caso esteja resolvido dentro de quinze anos, após o que será lançada de novo a seguda pedra.
Que o queixoso não apanhe de novo com ela na cabeça para que o novo hospital do Algarve não se torne no eterno futuro Hospital de Todos os Santos que há 35 anos está para ser construido em Lisboa.

11:51 da tarde

Enviar um comentário

<< Home