quarta-feira, outubro 24

Finanças/Algarve

Recebi do meu Amigo Zé Luís e deixo para conhecimento dos algarvios....
Se pretenderem receber o ficheiro que suporta a informação enviem o v/ endereço.


Meu Caro Pedro

Tive que preparar uma trabalho sobre o Orçamento do Estado para 2008 e em tua honra (tu mereces isto e muito mais) decidi fazer um "zoom" do teu e nosso Algarve.
E olha que cheguei a umas conclusões pouco animadoras para o Algarve.
Começo por referir que este pequeno estudo refere-se às transferências da Administração Central para os Municípios (Fonte: Mapa XIX da Lei do OE/2007 e mapa XIX da proposta de Lei do OE para 2008)
E as conclusões que para já podemos tirar são as seguintes:

1 - O valor global do crescimento foi de 4,7% (trata-se da diferença entre as transferências efectuadas em 2007 comparativamente às de 2008).
2 - A esmagadora maioria dos municípios portugueses vai receber mais 5% do que recebeu em 2007.
3 - Apesar de haver municípios do Algarve que também vão receber mais 5%, a verdade é que o conjunto formado pelos municípios do Distrito de Faro só vai receber mais 0,08%!
4 - O Município de Faro (Concelho) vai receber, apenas, mais 0,59% (+ 41.040 euros) do que foi aprovado para 2007.
5 - Alguns Municípios do Algarve, ente os quais a "minha terra" (Lagos) vão receber menos 5,0% do que receberam em 2007.

Isto é, pelo menos estranho!
Não sei se a Associação de Municípios do Algarve já tem uma explicação para isto ou talvez até resulte da nova lei das finanças locais, mas a verdade é que fiquei surpreendido .
Para sustentar estas conclusões junto um ficheiro em execel.
Um abraço do
Zé Luís

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito provavelmente resultará da lei das finanças locais. Esse seu amigo comparou os números dos restantes municípios portugueses? Muito sinceramente, confesso que não estava à espera de um reforço muito gordo no próximo orçamento, e digo mais, já o facto de termos um aumento no nosso Concelho é de louvar, pois poderíamos ter um decréscimo, pois certamente não haveria falta de vontade em cortar as nossas verbas no Terreiro do Paço, dado que, por esses lados, julgarem que Faro é um Concelho muito rico. Enfim...certamente que o próximo ano será muito melhor do que estes dois últimos foram para o nosso Concelho de Faro, pois tenho fé nos intervenientes e nos Farenses, mas que não hajam dúvidas que a situação financeira é gravíssima e que não se vai resolver, com a possível vinda de um falso Messias ou, mais na nossa cultura, de um Dom Sebastião. Quero com isto dizer que a politica a médio prazo é de contenção, porém temos aqui a prova provada que nem sempre essa contenção tem que assumir contornos de ruptura e nem sempre tem que ser radical e, acima de tudo, ainda temos boa representação politica que assegura que o Algarve não fica esquecido. São tempos de mudança...enfim...já lá vai o tempo em que os objectivos do País não eram construidos em torno de orçamentos, mas sim de necessidades. Agora, com o actual modelo económico, já não é bem assim...há muitas necessidades que ficam pelo caminho. Convém também referir que cá no nosso Algarve, não se têm aproveitado os fundos comunitários da melhor forma, vamos ver se agora com o último quadro comunitário não haverá tanta "mamagem" e se haverá um pouco mais de tino, quer na gestão como no exercício dos objectivos dos projectos que muitas instituições Algarvias tentarão realizar.
Um abraço do João que é a favor da Regionalização. :)))

10:49 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Seria de perguntar aos grandes polticos do burgue,o porquê de não constar no PIDDAC 2008, o Hospital Central do Algarve,A 2º Fase da Circular de Faro, e o Porto de Recreio.
Nem 5000 euros para comprar os selos de correio.
Mas que grandes politicos estes, são bons para receberem as reformas vitalicias e dividirem a malta.
Mas como dizia Zé Afonso" o que faz falta é avisar a malta"

2:42 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro:
Uma sugestão à margem deste post: mude, para tranquilidade dos meus olhos, a cor de fundo do blogue.
Eu agradeço e o meu oftalmologista odiará.
Um abraço

10:28 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Não sou economista!! mas contenção?? soa me a injustiça pois a contenção e feita na classe operaria e não nas contractações avençadas de acessores e chefias que de aqui a pouco não teem onde delegar pois cortam na classe operaria, falo de classe operaria e não de secretarias!! penso que não ha dinheiro que chegue para comatar a crise financeira e uma vergonha o que se esta a fazer a faro ! mas de certo haverá uma explicação para isso !!! faro a capital a capital..........do deserto!!!
ass:desempregado.

10:32 da manhã

Enviar um comentário

<< Home