segunda-feira, novembro 26

Uma rua para cada Farense, já !

Morreu o Laboia!
Não vou dizer que era uma figura pública pois, em boa verdade, não o era!
Foi Bombeiro, e não sei se terá sido medalhado por actos relevantes cometidos na defesa do próximo!
Foi bate-chapas e no glorioso 25/4 provocou a entidade patronal e foi despedido!
Foi, por fim, Presidente da Vivimar, Assoc. de Viveiristas da Ria Formosa!
Aqui, certamente, terá defendido os interesses da classe, mas sem no entanto nunca ter conseguido algo que ficásse para a história!
Era um bom homem! Gostava do seu copinho, e às vezes abusava!
Privei várias vezes com ele e só desejo Paz à sua Alma!
Perguntarão a que pretexto vem esta conversa?!
É que a Câmara decidiu atribuir o seu nome a uma rua da cidade!!!
Não estou contra a decisão da Câmara! Mas, tem que haver igualdade, e há um sem número de Farenses que já faleceram cujo nome, partindo do mesmo critério, devia constar nas ruas da nossa cidade!
Quem? O "Menino Xico", o "Gaiana, o "Toquim",......
Como é óbvio, estou a extremar a questão! Mas, há tantos farenses à frente do Laboia para constarem na toponimia de Faro, que não percebo esta decisão da Câmara!
Querem nomes?! Rocheta Cassiano! José Francisco Custódio! Mateus Horta! Joaquim Apolo! Joaquim Magalhães! Duarte Pacheco, este não farense mas cujo nome foi retirado para dar lugar a Humberto Delgado! May Viana! Campos Coroa! Cónego Henrique! Padre Patrício! José Dias! António Rodrigues! .....................
Admito, por desconhecimento, que algum destes já tenha o seu nome numa rua da cidade; mas atribuir o nome do Laboia, é cair no ridicúlo!
E se uma Câmara toma posições destas num assunto deste teor, o que será que faz com tantos outros e muito mais importantes?!
Dr. José Apolinário! Assim não vai lá!Esta foi uma medida que "envergonha" os Farenses! Não porque o Laboia não possa merecer uma homenagem da sua terra! Não! Mas porque muitos outros, que prestaram verdadeiros serviços a Faro, não tenham ainda recebido da sua terra uma merecida homenagem com a atribuição do seu nome a uma rua, travessa, beco ou avenida!
A ser assim, e quase como "um grito de guerra do tempo do PREC", qualquer dia andamos todos a gritar:- "Uma rua de Faro para cada Farense, JÁ!"
Mas, como diz Carlos do Carmo, "Por_morrer_uma_andorinha"...

35 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta gestão camarária caracteriza-se pela continuidade do "não fazer nada " das gestões anteriores.
Gostemos ou não dele, depois de Negrão Belo entrou-se numa paz pôdre de compadrios e negócios mal esclarecidos (caso das torres que levaram ao encerramento da pista de helicópteros existente no Hospital e do que está previsto para o espaço dos festivais do Moto Club de Faro , ainda em segredo dos deuses).
Este agora dá nomes a ruas.
Coitado do homem, deixem-no andar que ele assim fica feliz e realizado.
De resto, talvez os que foram Farenses ilustres dessem voltas na tunba ao receberem homenagens vindas de ...

9:08 da tarde
Anonymous Anónimo said...

NO espaço onde se realizam a concentração do Moto Clube foi vendido e já passou pela Câmara o estudo para construção.Agora o Laboia coitado se fosse vivo de certeza que não queria essa homenagem,mas o politíco gosta disto.........João Luis

9:24 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Dr. Gordinho Moreira, Filipe Ferrer, Mateus Horta, Sidónio (já tem?..) etc, etc...
Para não falar de outras figuras ímpares da sociedade portuguesa: Fernando Pessoa, Marquês de Pombal...

11:11 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Porto, 2007.11.26

Meus caros concidadãos,

Eu sou pelo Labóia e quero o Laboia na toponímica da cidade.

Não tenho nada contra os comentários anteriores, mas o Laboia foi bombeiro e mandou o patrão às urtigas no 25/4.

Um bombeiro é um hommem que é solidário. E quem na primeira oportunidade diz não ao patronato, tem o meu aval ( atenção, o LABOIA poderia evenualmente não ter razão nenhuma). Mas se a teve, é uma atitude de honradez.

Ora, sendo solidário e honrado é toponíco.

Cumprimentos do
João Brito Sousa

6:39 da manhã
Anonymous Anónimo said...

não era amigo do laboia, mas o mérito de uns não é o desmérito dos outros.

falam inclusive sem saber que já existe uma rua Emilio campos coroa em faro... e as outras procurem bem que as encontram.

este post é tão ridiculo, mesquinho e falso que mais não comento.

divirtam-se se não têm mais a fazer.

9:21 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro,

todas essas personaldiades que referes merecem uma rua na cidade - o Campos Coroa já tem, é a que passa junto à escola José Neves Júnior - mas acho que o Labóia também merece. Foi um bom homem que lutou pelos da sua classe operária, além de ser bombeiro e de como aqui referido, de no período do PREC ter mandado o patrão "dar uma g'anda volta"...

9:40 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Fui bem claro ao dizer que não estava contra a homenagem feita ao Laboia!Julgo no entanto que há Farenses que, em termos de prioridade, deveriam estar à frente do Laboia!
Além disso também confessei que desconhecia se alguns dos nomes que indiquei já tinham o nome nalguma rua de Faro.
Não incluo o "farense sem rua nem nome" pois de "escondidos" está o mundo cheio.
Abr
Pedro

11:28 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Só para deixar a informação que o Dr. May Vianna tem uma rua com o seu nome em Albufeira.

Cumprimentos,
HE

12:52 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro
Infelizmente não é só Faro que padece de falta de visão.
Em Loulé tem-se passado a mesma coisa.Para as diversas Câmaras que já tivemos são mais importantes os nomes dos enteados que os dos filhos da terra. Não é por ser teu Pai mas, o Doutor MANUEL SOARES CABEÇADAS já merecia ter o nome numa rua de Loulé por tudo o que fez pelos seus concidadãos e não só.

1:30 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Atenção, não é Vivimar. É Vivmar. Sou pelo Labóia porque quem o conhecia e assitiu ao funeral pode deduzir que não era apenas um vulgar cidadão. Acho ainda que deveria a família ser consultada pelo prório Presidente da Câmara antes de tal decisão. Melhor que ninguém era a família que o conhecia e se a família for a favor então ok. Se bem que acho que o Labóia iria rir desta iniciativa e exclamar: ... e a puta sou eu!!!

4:47 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Parece que estamos todos parvos!
O Pedro não disse que estava contra a homenagem ao Laboia! Disse que outros Farenses porventura já deveriam antes do Laboia ter o seu nome numa rua de Faro!
O que tem isto a ver com o terreno do Moto Clube?Por outro lado, e é do meu conhecimento,foi despedido com justa causa, infelizmente para ele!
Que se dê o nome do Laboia a uma rua mas que não se esqueçam de todos os outros Laboias.

6:50 da tarde
Anonymous Anónimo said...

... pois ... é que o Laboia sempre arranjava uma mesa enorme, bem situada e bem recheada ... aquando do festival marisqueiro ... ao executivo camarário e convidados ... tou a ser má língua? como frequentadora do dito, pude verificar ... não tenho rua mas tenho nome, sou filha de pais cógnitos :))))))
Que se lembrem do homem no próximo dia da cidade ... já que distribuem medalhas a supostos ********** (fica à V. imaginação), que a título póstumo lhe concedam uma, porque ele a merece, pelo que aqui atrás foi dito ...

7:43 da tarde
Blogger Lewism said...

Eu recomendaria ao presidente da câmara que usasse o bom senso e alguma inteligência nesta decisão. Apesar de o Laboia nos deixar uma saudade enorme pela sua dimensão humana, parece-me contudo que existem outros farenses ilustres a mereceram essa distinção.

10:47 da tarde
Anonymous Anónimo said...

" O QUE CONTA NÃO É O TEMPO QUE VIVEMOS.
MAS SÓ O QUE FAZEMOS ENQUANTO VIVEMOS"
Por favor deixem o Laboia em paz e tenham coragem de se assumiram com coisas mais importantes, porque conversa de cafés está o mundo cheio.Viver com palmadinhas nas costas ,beijinhos e abraços dêem ao cão!Felisbelo

11:56 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Quem era o Laboia ?

5:47 da tarde
Anonymous Anónimo said...

É uma vergonha andarem por aqui a falar de uma pessoa que infelizmente já está entre nós e que merecia mais um bocadinho de respeito. Só prova que vai faltando assunto neste espaço e como tal tem que se inventar alguma coisa, só pelo facto de ter o nome numa rua da nossa cidade. Se Autarquia ignora-se este triste acontecimento, imagino as críticas que por aqui não eram feitas. Como a Autarquia, bem ou mal, pois isso fica no critério de cada um, acabou por homenagear, também temos que criticar! Como frisei atrás, isto só espelha o fraco nível que este espaço de algum tempo a esta parte nos vai habituando. Ao menos o Laboia defendeu e entregou-se a uma causa, enquanto foi vivo e até descansar defendeu-a com todas as suas forças, ao ponto, de vencer e bem o Vítor Lourenço sem apelo nem agrado. Nem os que já partiram podem descansar em paz! Realmente isto não parecer o FaroEste, mas sim o Faroeste, onde se paga por ter e não ter cão!

11:09 da tarde
Anonymous Anónimo said...

A Câmara de Faro vai dar 85 nomes a ruas,becos,praças,avenidas etc.
É este o total de faltas, o que demonstra que vai haver para todos.
Para os que se sentem ofendidos, contactem o sr.professor Miranda e será possivel dar um nome a uma qualquer rua de: RUA FAROESTE (blogue do sr.Cabeçadas).FernandoG.

1:00 da tarde
Blogger Português desiludido said...

O "Faro este" dispensa o seu nome numa rua pois "faroeste" é toda a cidade! Se o anónimo quiser "mostrar a cara" eu posso falar com o Engº. Miranda (não professor)e tentar que seja o 86º.
Mais uma, menos uma....
Cmpts
Pedro

8:38 da tarde
Blogger poca said...

por esta tua posição só posso imaginar que queres mesmo uma rua com o teu nome..

não tenho nada contra ;P

12:16 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Eu não quero nada! O anónimo Fernando G. é que quer! E se tirar o anonimato eu falo com o Augusto Miranda para que ele seja o 86º. na lista
Pedro

7:04 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Porque não atribuir uma rua ao célebre pintor da nossa cidade, Sidónio de Almeida, que tem bustos espalhados pelos jardins mais importantes da nossa cidade. E que foi uma figura carismática, sempre pela positiva, na nossa Cidade. Deixo aqui a ideia em homenagear este grande pintor e escultor. Não vamos ter outro igual.

8:32 da tarde
Anonymous Anónimo said...

luhlhg

11:28 da tarde
Anonymous Anónimo said...

se o laboia fosse vivo estava-se c....... para toda a vossa conversa isso só demonstra a dor de corno que certos farenses teem mas já diz o ditado que santos de casa não fazem milagres. O LABOIA não foi culto nem letrado e por isso teve mais valor!Tudo o que ele dizia ou fazia foi feito com alma e coração como não era deus tambem não foi perfeito mas os letrados cá de faro e não só respeitaram-no e admiraram-no, ele não pediu que o homeneagiassem mas temos que respeitar quem assim decidiu e a familia e os amigos estão muito orgulhosos de terem tido o previlegio de com ele terem convivido!

11:36 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Ridiculo é falarem de um homem que não conheceram. A isso chama-se inveja porque sabem que nunca irão chegar aos calcanhares do Laboia. Tive o prazer de privar com ele e era uma pessoa justa.

8:09 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Ridiculo é falarem de um homem que não conheceram. A isso chama-se inveja porque sabem que nunca irão chegar aos calcanhares do Laboia. Tive o prazer de privar com ele e era uma pessoa justa.

8:09 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Sr. "Doutor":
Se o Sr se visse ao espelho não fazia comentários de quem quer que fosse. O Sr"Doutor" quando se dizia "Ginecologista" e trabalhava no HDF só fazia era asneiras com os partos, era um incompetente profissionalmente e socialmente, não tinha nada em comum com o seu pai, esse sim senhor, Foi um grande médico. Mas como o Sr, nunca foi nada nem fez nada que o relevasse, vem agora criticar uma decisão da Câmara, que por sinal até reconhece que o LABÓIA defendeu a nossa ria formosa como ninguém, é um facto, o Sr "Doutor" não tem moral nenhuma para criticar esta decisão do executivo camarário.
É de realçar que eu tive quase para fazer queixa do Sr.Doutor ao HDF por uma cesariana atrasada e mal feita ( que quase morria o feto que era meu filho ). Como vê, não tem moral nenhuma para falar de ninguém.
Quando o Sr."Doutor" foi adjunto do coordenador Distrital da Protecção civil ( hoje CCOR )também mostrou imcompetência nas suas decisões, só dava barraca como se costuma dizer, fugindo ás responsabilidades.
Quando foi Com. dos BVF, também revelou algumas incompetências.
Eu só não percebo é como um médico ginecologista, deixou a profissão para se dicar aos Bombeiros que é uma causa nobre (que não é para toda a gente e muito menos para si).
Sr."Doutor", o Sr. antes de fazer qualquer comentário sobre alguém devia pensar um pouco e olhar para si.Não é exemplo para ninguém.O labóia ao menos com ou sem mérito, consegue por toda a gente a discutir, a si ninguém lhe liga.

12:36 da manhã
Anonymous Anónimo said...

ó cabeçadas dum cabrao tu pra chegares aos alcanhares do laboia primeiro tens que aprender a ser gente coisa que nao és e a teres dignidade coisa que tambem nao tens, o laboia tinha dignidade e embora nao fosse letrado era inteligente coisa que tambem nao és.pois é como ves és um merdas que nem pra ginecologista seres quanto mais pra falares de alguem superior a ti em todos os aspectos.

9:35 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Os dois(?) últimos anónimos não sabem com quem estãia falar...
Cabeçadas há muitos e eu não dou médico nem nada parecido!
Mas, uma vez mais se vê que os cobardes se escondem sempre no anonimato!
Pedro

9:00 da tarde
Anonymous Anónimo said...

cobarde és tu cabeçadas que se tivesses colhoes queria ver se aparecias na vivmar a falares mal do laboia. merda como tu é o que nao falta ai

5:24 da tarde
Blogger Português desiludido said...

O anónimo além de "porco de lingua"
ainda não percebeu que não se está a dirigir a quem deve! É burro!
Já lhe disse que não sou médico e portanto vá chatear outro.
Pedro

8:12 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Pedro
Esse gajo deve estar bebado ou então não pode com o Dr. Cabeçadas que fez o parto à mulher dele mas que ele não é o pai

8:15 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Então se ele não é o pai o gajo é cabrão com cornos e tudo

8:18 da tarde
Anonymous Anónimo said...

uma rua com o nome do presidente da aprafa ja !!
tipo :
rua senhor returnado ali a latas o cromo das associaçoes!
(o primo)

3:05 da tarde
Anonymous Anónimo said...

e eu tambem quero uma para mim !
forca pedro!!!

3:07 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Finalmente e contra a vontade e raiva de muita gente,o António Maria Xabregas dos Santos Labóia teve a sua justa homenagem, Tenho a certeza que Ele ficaria orgulhoso bem como toda a família o ficou, quem conhece a família Labóia sabe que na maioria dos casos tiveram envolvidos em várias áreas nas organizações e Associações nesta cidade o qual contribuiram gratuitamente e afincadamente para melhorar, (directa ou indirectamente)a nossa cidade.
Não é por acaso que os Labóias sâo conhecidos por toda a cidade como pessoas sinceras, credíveis, humildes e honestos.
Labóia, onde quer que estejas, o meu bem haja para ti e para toda a tua família.
Finalmente podes descançar em paz.
Um abraço e até um dia.

5:19 da tarde

Enviar um comentário

<< Home