quinta-feira, dezembro 6

Faro e o estacionamento que não temos!!!

Ontem fui "brindado"com uma multa, por ter estacionado por cerca de dez minutos, (tendo deixado os 4 piscas ligados), numa zona de parquímetros sem ter retirado o respectivo talão!
Fui "brindado" e bem "brindado"! Quem não cumpre sujeita-se....
Até aqui, tudo bem!
Mas, como disse, foram cerca de 10 minutos que estive em transgressão!
É verdade que tanto é transgressão 10 minutos como uma hora!
Estacionei e quando voltei ao carro vi um talão no vidro e um agente da PSP. Dirigi-me a este, tentando "safar-me" e ele disse que a "cobradora" da Emparque, empresa de Lisboa que explora os parquímetros de Faro, é que tinha processado o talão!
A solicita "cobradora" estava ali e dirigi-me a ela, com o "choradinho" habitual! Ela reconheceu que eu tinha deixado o carro por pouco tempo, mas que, infelizmente, não podia fazer nada pois já tinha emitido o talão da multa!
Só a supervisora poderia anular a multa! Perguntei onde a poderia encontrar e ela disse-me que não sabia, que poderia tentar chamá-la,....Pensei que iria perder imenso tempo, pelo que perguntei quanto era a multa? Só 7,40 € !Para me despachar perguntei como poderia pagar e ela deu-me alternativas, desde Multibanco, directamente para a empresa ou pagar ali! Resolvi pagar de imediato mas fui logo avisado que a "cobradora" não tinha trocos!Rebusquei nas algibeiras e lá arranjei 7,50 € ! Mas não havia troco na mesma !
Estamos no Natal, pensei eu, vou dar o troco à senhora! E assim fiz!
Entretanto, um carro de mercadorias que estava à frente do meu, também tinha sido "brindado"!Fiquei um pouco à espera, para ver o que se iria passar! Pois o condutor, retirou o talão, olhou para a cobradora e para o polícia, entrou no carro e arrancou! E esta, heim?
Pensei cá para mim:- És um grande "tó-tó"!
E acho que fui "tó-tó" porque numa cidade onde o estacionamento gratuito quase não existe, acho que ninguém devia pagar as multas! "Entupia-se o sistema de forma a pressionar quem de direito a olhar para este assunto com olhos de ver"!
Temos o Parque de S. Francisco e ... ???
Ora quem quiser utilizar este parque, e, por exemplo, ir à R. de S.Luís, "morre de fome" no caminho!
Não! Claro que não! Temos os transportes públicos!
E quanto tempo se espera por este meio de transporte? E o regresso?
Tempo é dinheiro, (para alguns)!
Faro é uma cidade em "guerra aberta" com os utilizadores de viaturas!
As entradas da cidade são "fúnis" que entopem sistemáticamente!
As vias circundantes não existem e a única que se começou, está parada há anos!
Os semáforos, muitos deles estão desligados,(é o mal menor), e outros estão mal programados (R. Humberto Delgado)!
As marcações no chão dos espaços para estacionamento, estão muitas vezes com os "ângulos trocados" (Pct. do Rodolfo)!
Há em toda a parte "quadrilhas" de arrumadores a "sacar" algum ao automobilista! E se não se paga corre-se o risco de pagar uma factura bem mais cara!
As cobradoras da Emparque andam "à caça" acompanhadas dum PSP, (quem paga a este?), PSP este que provávelmente deveria estar a regular o trânsito na Rotunda do Hospital, por exemplo!
Oa automobilistas contribuem fiscalmente, e de que maneira, para os cofres do Estado e também para os cofres das autarquias!
O que é que a atarquia de Faro tem feito pelos automobilistas? Mandar "plantar" parquímetros?
Isso até eu sabia fazer!
E não falo dos buracos em várias artérias, das placas sinalizadoras mal colocadas, do trânsito invertido nalgumas vias, em minha opinião, e outros problemas similares!
Não há dúvida que ser automobilista em Faro é ser alguém com muita capacidade de "sofrimento"!
"E continuamos a pagar para sofrer, sem nada fazermos para mudar este estado de sítio!"
"Vou voltar para o "Faro este" no meu cavalo...."

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa tarde.

Bom. Por muito que custe, o facto é que a solução passa por encontrar alternativas.
Nenhuma cidade pode ou deveria ser pensada em função do automóvel. A circulação automóvel para e dentro das cidades é um problema sem fim que só é agravado e potenciado com intervenções que se destinem a "melhorar" o tráfego. É uma questão matemática: resolve-se ou melhora-se um problema de tráfego, por esse motivo volta a ser vantajoso circular ou fazer esse trajecto de automóvel e consequentemente aumenta o número de veículos e volta-se a ter um problema de circulação, muitas vezes ainda maior que o original (basta ver o historial de circulares e vias de cidades como o porto, Braga ou Lisboa).
Óbviamente que é necessário dotar as cidades de uma rede viária bem estruturada. Mas é tão ou mais importante a criação de uma rede eficaz de transportes e incentivar a utilização de meios alternativos de transporte. E é igualmente óbvio que enquanto esse sistema não funcionar existirão sempre situações desconfortáveis. Mas do meu ponto de vista são uma necessidade.
Quanto aos parquimetros, certamente que se os mesmos não existissem (assim como a respectiva fiscalização) a rotatividade dos lugares de estacionamento seria bastante inferior e logo os lugares disponiveis seriam ainda mais reduzidos.
No fim de contas, é uma questão cultural. A população de Faro ainda não se habituou à ideia de que não existem lugares de estacionamento suficientes para a actual procura e que existe a necessidade de se pagar o estacionamento público, tal como acontece em qualquer cidade de média dimensão tanto em Portugal como em qualquer país minimamente desenvolvido.
Porque não pagar parquimetros? Ou se não se quiser (ou poder) pagar que tal uma bicicleta? Ou andar a pé? Quantas vezes usamos o carro desnecessáriamente? Quantas vezes nos damos ao luxo de sermos preguiçosos?
A cidade e o ambiente urbano agradeciam essas alternativas. Assim como a saúde.
É verdade que para a maior parte das pessoas tempo é efectivamente dinheiro... Mas, nesse caso, o que dizer do tempo passado no trânsito ou à procura de estacionamento? e o desgaste que isso causa?
Como em qualquer cidade, há de chegar a uma altura em que definitivamente deixa de compensar utilizar o automóvel. A questão é saber quando e o que a autarquia e a população de Faro farão para que as alternativas se tornem cada vez mais aliciantes.

Em conclusão, não posso concordar (ainda que compreenda) com as reclamações do post. Preferia que a pergunta fosse: Porque é que não há alternativas eficazes ao automóvel na cidade de Faro?

Miguel

2:48 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Concordo na generalidade, mas, mantenho que nada se faz para melhorar a vida do automobilista em Faro! E as questões dos semáforos, dos buracos, da sinalética,etc.,? acha que está tudo bem?
Cmpts
Pedro

7:38 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Mas será difícil constatar que Faro está, desde há muito tempo, entregue aos caciques e a outros pulhas?! Quem vai para o poleiro, apenas vai para cumprir alguns dos, infelizes, legados que a Democracia trouxe (desvirtuando-a, claro...)no caso de Faro, ou vai para se (re)promover na busca de um poleiro mais alto ou então para se "orientar", caso de um anterior mandato "tri-partido" ou então apenas para atazanar a cabeça e a almas dos munícipes - oantecessor...
Movimentos de Cidadãos, Já!!!

10:37 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Pedro,

Com certeza que não. Há muito para fazer. Mas arriscaria dizer que já esteve pior.

De qualquer maneira, fica uma sugestão para o caso de ainda não o ter feito: Enviar uma exposição à CMF identificado concretamente os problemas que mencionou.

Cumprimentos

Miguel

11:06 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Ha quantos anos tais concretas exposicoes nao teem resposta?
Sobre este e muitos outros assuntos que os cidadaos requerem, perguntam, pedem?? Serah preciso chorar?...
Não serah um enterro cheio de carpideiras?? Palha politica...
Porque pior que a caça à multa por estas e essas vias algarvias, o que serah?
Ajuda o OE?
Sera a prenda deste Natal/2007?
Porque tanta pressao em simultaneo?
Porquê?
Nunca vi tao pior.
Nao escapa rotunda nenhuma deste Algarve.
Portugal estah a ser um pais policial em excesso.
Mas Portugal continuarah.
Já vi pior.
Mas conheço muito melhor.
E nao me mandem embora, porque incomodo...só se me empurrarem..
Boa noite.

1:53 da manhã
Anonymous Anónimo said...

o regulamento dos estacionamentos existe já? É que tentei obtê-lo junto da câmara e ninguém falar sobre isso....é estranho

8:26 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Dos comentários anteriores surge um ideia : ninguém pagar as multas sem que a regulamentação esteja afixada em local visível, como os Editais : juntas de freguesia e jornais mais lidos no Algarve.
Se isso foi já feito, retiro a sugestão. Mas então porque é que os serviços camarários (anónimo o disse) teem relutância em mostrá-lo ? Há mais negociatas )))

12:15 da manhã

Enviar um comentário

<< Home