quarta-feira, maio 30

PRAIA de FARO

Aí está mais uma época estival e a nossa praia não está nem melhor nem pior do que estava no ano passado, antes pelo contrário! Nada foi feito e os problemas vão ser os mesmos, provavelmente bem mais agravados!
Os acessos estão na mesma!
A ponte lá vai "gemendo e contorcendo-se" com o peso que lhe passa por cima, certamente com os pilares mais degradados e com os níveis de segurança a baixarem!
Às vezes há males que vêm por bem e pode ser que um dia.....caia....
Esperemos que sem vítimas inocentes!
As carreiras marítimas, se vierem a haver, serão com a qualidade habitual! Os cais acostáveis não têm o minímo de condições e os barcos vão resisitindo "ao caruncho"! A juntar a isto provavelmente " a canal" estará mais assoreada e na maré baixa talvez não dê para navegar!
O estacionamento, "não cresceu nem encolheu"!
Quer isto dizer que vai ser "a guerra habitual"! Esperemos que nunca seja preciso a intervenção dum carro dos bombeiros num dos extremos da praia....
E nesta matéria até não parece difícil arranjar uma solução, nem que seja transitória! É fazer os tais parques entre o aeroporto e a praia e criar um transporte, tipo combóio turístico, para levar as pessoas até à praia!
Claro está que há casos pontuais de utentes que teriam que ser analisados e criado um livre trânsito para acesso das suas viaturas!
O Parque de Campismo, lá está.... Mudou alguma coisa? Sinceramente não sei mas não é visível que tenha sido feito alguma coisa!
O saneamento mantem-se intocável e lá vai o pessoal "vertendo" para a Ria....
As casas(?) em cima do cordão dunar continuam e continua também a não se fazer nada, nomeadamente colocar plantas que ajudam a fixação de areias!
Certamente muito mais haverá a corrigir mas o que é certo é que se fala muito e pouco se faz!
Passam os anos, mudam as Câmaras e as Juntas, promete-se muito em tempo eleitoral, mas, no fim, nada se faz!
Certo é que a nossa praia, a praia dos Farenses, vai de ano para ano vendo agravados os seus problemas sem que nada seja feito!
Até quando ?
E para quem tem uma casinha na praia aqui fica Jose Cid - "Na Cabana Junto À Praia"

terça-feira, maio 29

Guerra Junqueiro, "Pátria", 1896....

Um texto de Guerra Junqueiro sempre actual....

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta. [.]
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provem que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."
(Um obrigado ao Eng. Matos Junça pelo envio)

Estação do Metro - Barreiro

Ponte 25 de Abril e o "novo" Portugal.

Com um agradecimento ao "Jumento.blogspot"

sábado, maio 26

Largo de S. Luís

O Largo de S.Luís é um dos locais emblemáticos da nossa cidade! Quer pela sua localização, quer pela Capela que lá existe, quer por ser um "ponto de encontro" de várias ruas com elevado movimento comercial!
Só que, desde que lá apareceu o "Centro Comercial Alcofa" passou a ser um local sujo, com mau aspecto e que de atractivo nada tem!
Se, quando começaram as obras do mercado se entendeu que seria o sítio certo para "empurrar" os comerciantes de etnia cigana, (e não só), não se percebe que "aquilo" continue e não se faça nada!
Que projecto tem a Câmara para resolver este assunto? Não me parece que "aquele espaço comercial" possa voltar para o Lgº. do Mercado! A não ser que aquela zona ajardinada frente ao Mercado seja o futuro "Centro Comercial Alcofa"! Espero bem que não mas não me espantaria se isso acontecesse!
Então qual é a solução? Onde podem estes "comerciantes" que pagam os seus impostos, têm as licenças em dia, não vendem produtos contrafeitos, são sérios, asseados, bem educados, onde podem estes "comerciantes" exercer a sua actividade?
Confesso que não encontro outro sítio para implantar este espaço comercial!
Mas, por outro lado, acho que todos nós, farenses, temos que nos indignar com aquele espectáculo!
É uma vergonha para a cidade!
A Câmara de Faro tem obrigação de resolver rápidamente este "pequeno" problema! E não adopte a técnica que ultimamente vem adoptando que é pedir pareceres jurídicos e ficar "ad eternum" à espera desses pareceres!
Dr. Apolinário:- A Câmara tem um vereador que "mantem as melhores relações com a etnia cigana"! Delegue nele a solução deste assunto, mas acabe com esta vergonha, JÁ!
A música espanhola para este post é do "mago" Paco De Lucia-"Tango Flamenco"

quarta-feira, maio 23

Vitorino - cantor (para não se confundir)

Ontem fui até Lagoa onde actuava o meu Amigo Vitorino no Auditório local!
Foi uma agradável surpresa conhecer aquele local pois está excelente e daqui envio os meus Parabéns à Câmara de Lagoa!


















É gratificante ver as terras evoluirem e dotarem-se de espaços multiusos para servirem os municípes!
Infelizmente em Faro, vê-se pouco nesta matéria....
Quanto ao espectáculo foi óptimo, apesar de eu ser muito suspeito para emitir opinião! Mas, uma coisa é certa:- Há uma diferença imensa entre um espectáculo ao ar livre e o mesmo espectáculo num pequeno auditório!
Não é só a comunicação que se estabelece entre artista e público, mas sobretudo, a qualidade sonora, pois todos os "pormenores" chegam ao espectador com uma clareza sublime!
Depois do espectáculo comemorou-se o êxito com.........tinto!
Um dos temas mais populares de Vitorino chama-se "Menina"

Mais um....

Mais um nome que é "atirado" como candidato à Câmara de Faro!
O "Homem do Refúgio", Luís Villas-Boas, que há uns anos atrás também foi aventado como hipótese pelo PSD, volta a aparecer na "ribalta dos candidatos"!
Quero acreditar que os nomes que têm aparecido são "para queimar"!
Parece que é uma estratégia utilizada em política! Em tempo de eleições, algum tempo antes, atiram-se nomes "para queimar" para depois aparecer o verdadeiro candidato!
Se fôr o caso, tudo bem! Não nos precisamos preocupar!
O pior é se os nomes que têm vindo à baila são mesmo candidatos "verdadeiros"!?
Será que Faro não arranja um filho da terra com credibilidade, com passado, com provas dadas, respeitável e respeitador, com perfil para ser um presidente de Câmara de que os farenses se possam orgulhar?
Pelos vistos, não!
E se fizermos um exercício de busca à procura duma figura Farense para o cargo, os que o querem, o cargo, os farenses não os querem a eles; e os que os Farenses querem para Presidente, são eles que não querem o dito cargo!
É mais ou menos o que se passa comigo e as mulheres! As que eu quero fogem de mim! E as que me querem fugo eu delas....
Isto é que vai uma crise!
O que é certo é que o que é verdade para os "laranjas" serve na perfeição para os da "rosa"!
E como a bipolarização política está instalada em Faro "de pedra e cal" não se esperam milagres para a nossa terra!
Vamos continuando na mesma pasmaceira e ficando cada vez mais para trás "na corrida" por uma cidade melhor!
O que me vale é que tenho um "refúgio" em Corte Buxo e quando já não tiver capacidade de sofrimento para viver em Faro, fugo para lá...

terça-feira, maio 22

Pensamento...

Posted by Picasa

domingo, maio 20

Televisão

Se quiserem ver televisão aqui,

é só clicar---->http://www.gforum.tv/

Há sempre uma 1ª. vez....

Há sempre uma 1ª. vez na vida, para tudo...
Nesta minha ida à Alemanha fiquei alojado no "Marriot" que é um bom hotel e bem central!
Ontem à noite, por volta das 2 da manhã sou acordado com sirenes, telefones e mensagens difundidas, primeiro em alemão e só depois em inglês, a dizer para abandonar rápidamente o hotel, não utilizando os elevadores, etc....
Convenhamos que é uma forma pouco simpática de ser acordado!
Nunca me tinha acontecido e, lá está, há sempre uma primeira vez....
Tudo a correr, procurando as saídas de emergência, mas, mais ou menos ordeiramente! Havia fogo "a bordo"!Dá para calcular a aflição! Eu agarrei os documentos, dinheiro e télélé e zarpei!
Mas, felizmente, o alarme, de incêndio, afinal era falso......
Não sei se foi brincadeira, e quero acreditar que não foi, pois evacuar um hotel com cerca de 500 pessoas, só por milagre não deixa algumas marcas!
Umas quedas, uns arranhões, umas taquicardias, coisas de pouca monta mas
que acontecem!
Não sei se alguém se aleijou mas de uma coisa tenho a certeza:- foi um grande cagaço para quem lá estava!
Depois de uma espera na rua, cada um "uniformizado" à sua maneira, lá voltámos para o hotel, mas já não deu para descansar até porque às 7 havia que ir para o aeroporto!
E assim ficou mais uma história para contar aos netos, se os vier a ter e se lá chegar...
O tema musica linterpretado pelo alemão Uddo Jurgens, chama-se "Merc i Cherie".Lembram-se dele?

Catedral de Colónia

A Catedral de Colónia é o

momumento mais emblemático da
cidade e um dos mais conhecidos da Alemanha! É digno de ser visitado e saber um pouco da sua história!
Resisitiu à destruição da Grande Guerra porque era um ponto de referência para os bombardeamentos aéreos!

Alemanha




quarta-feira, maio 16

"Sherif" ausente

Desta vez são só 3 dias!
Um saltinho à Alemanha, mais concretamente a Colónia, mas, em serviço!
Mesmo assim, está previsto um cruzeiro no Reno!
Fiquem bem e Domingo já cá estarei !
Deixo-vos uma música a condizer:- "Trabalhar", interpretada por Lena D'Àgua.

Site da Madeleine

Visitem este site da Madleine
http://www.bringmadeleinehome.com/
Posted by Picasa

terça-feira, maio 15

Licenciatura sem aulas....

Tema musical Crepuscular Solidao de Cesária Évora

CALEM-ME A CRIANCINHA.....

Muito infeliz ...mas o que devíamos esperar de um filho, cujo pai há 25 anos atrás colocava dinheiro em conta na Suiça, ?


CALEM-ME A CRIANCINHA QUE NÃO CONSIGO MASTIGAR

Estava Miguel Sousa Tavares na TVI a comentar a nova Lei do Tabaco quando da sua boca saltou esta pérola: o fumo nos restaurantes, que o Governo quer limitar, incomoda muitíssimo menos do que o barulho das crianças - e a estas não há quem lhes corte o pio.
Que bela comparação. Afinal, o que é uma nuvenzinha de nicotina ao pé de um miúdo de goela aberta? Vai daí, para justificar a fineza do seu raciocínio, Sousa Tavares avançou para uma confissão pessoal: "Tive a sorte de os meus pais só me levarem a um restaurante quando tinha 13 anos." Há umas décadas, era mais ou menos a idade em que o pai levava o menino ao prostíbulo para perder a virgindade.
O Miguel teve uma educação moderna - aos 13 anos, levaram-no pela primeira vez a comer fora.
Senti-me tocado e fiz uma revisão de vida.
É que eu sou daqueles que levam os filhos aos restaurantes. Mais do que isso. Sou daquela classe que Miguel Sousa Tavares considerou a mais ameaçadora e aberrante: os que levam "até bebés de carrinho!". A minha filha de três anos já infectou estabelecimentos um pouco por todo o país, e o meu filho de 14 meses babou-se por cima de duas ou três toalhas respeitáveis.
É certo que eles não pertencem à categoria CSI (Criancinhas Simplesmente Insuportáveis), já que assim de repente não me parece que tenham por hábito exibir a glote cada vez que comem fora - mas, também, quem é que acredita nas palavras de um pai?
E depois, há todo aquele vasto campo de imponderáveis: antes de os termos, estamos certos de que vão ser CEE (Crianças Exemplarmente Educadas), mas depois saltam cá para fora, começam a crescer e percebemos com tristeza que vêm munidos de vontade própria, que nem sempre somos capazes de controlar.
O que fazer, então? Mantê-los fechados em casa? Acorrentá-los a uma perna do sofá? É uma hipótese, mas mesmo essa é só para quem pode.
Na verdade, do alto da sua burguesia endinheirada, e sem certamente se aperceber disso, Miguel Sousa Tavares produziu o comentário mais snobe do ano. Porque, das duas uma, ou os seus pais estiveram 13 anos sem comer fora, num admirável sacrifício pelo bem-estar do próximo, ou então tinham alguém em casa ou na família para lhes tomar conta dos filhinhos quando saíam para a patuscada. E isso, caro Miguel, não é boa educação - é privilégio de classe. Muita gente leva consigo a prole para um restaurante porque, para além do desejo de estar em família, pura e simplesmente não tem ninguém que cuide dos filhos enquanto palita os dentes. Avós à mão e boas empregadas não calham a todos. A não ser que, em nome do supremo amor às boas maneiras, se faça como os paizinhos da pequena Madeleine: deixá-la em casa a dormir com os irmãos, que é para não incomodar o jantar. (In Diário de Notícias)

João Miguel TavaresJornalistajmtavares@dn.pt

segunda-feira, maio 14

Torres Novas

Posted by Picasa

Torres Novas

Posted by Picasa

Torres Novas

Posted by Picasa

domingo, maio 13

3º. Encontro de Antigos Alunos

Acabado de regressar de Torres Novas onde fui rever velhos colegas, alguns dos quais não via há cerca de 40 anos, o que vos posso dizer é que foi extremamente gratificante!
Quando se é interno num colégio cria-se entre todos um espirito de salutar conspiração permanente que deixa marcas para toda a vida!
Marcas essas que geram uma amizade que que resiste a tudo!
Ontem, uma vez mais, tive oportunidade de confirmar isto!
Do Minho ao Algarve e do litoral ao interior lá estavamos a recordar os "golpes" que démos, alguns com consequências menos boas, mas que assumiamos sempre em conjunto.....
De certa forma consegue-se estabelecer um paralelismo com as amizades que se faziam na tropa em campo de batalha!
Amizades desinteressadas que são só e únicamente isso:- Amizades!
Do médico ao motorista, do juiz ao comerciante, do empresário ao vendedor, ali estavamos todos "no mesmo saco" sem qualquer diferenciação!
Para o próximo ano há mais! Será a 15 de Março de 2008!
Ainda está longe.....
E para os que estiveram este ano, como dizia Zeca Afonso Traz Outro Amigo Tambem



Posted by Picasa



sexta-feira, maio 11

40 anos mais tarde....

Àmanhã o destino é Torres Novas!
O 3º. Encontro de Antigos Alunos do Colégio Andrade Corvo leva-me a deslocar-me até esta cidade que tem adquirido um enorme nível de crescimento nos últimos anos!
Foram bons tempos apesar de ter sido desterrado do Algarve para lá!
Já confessei que "por ser bom aluno e certinho" os meus Pais "ofereceram-me uma estadia" como aluno interno neste colégio!
Àmanhã vou rever malta que não vejo há só....40 anos!
São sensações giras que se vivem nestas ocasiões!
Quem é? Será? Ou é o....?
Bom fim-de-semana e tomem bem conta da "pradaria"!
Dexo-vos com Xutos & Pontapés e o tema "Casinha"

quinta-feira, maio 10

DESAPARECIMENTO

Nos últimos dias o Algarve tem andado nas bocas de todo o Mundo!
Infelizmente por um motivo assaz desagradável!
O desaparecimento duma criança inglesa na Praia da Luz tem sido alvo de todas as atenções nacionais e internacionais!
Não vou especular sobre o assunto! Não vou criticar nem defender a nossa Polícia!
Não vou comentar a forma como os media ingleses "nos têm tratado"!
Não vou "acusar" os Pais da criança! Não vou analisar se a falta de informação é ou não uma boa técnica de investigação! Não quero saber das "fronteiras abertas"! Não me interessa se a PJ convoca conferências de imprensa para não dizer nada!
Acredito que todos "estamos a fazer o nosso" melhor para encontrar a criança!
Mas não posso calar " a minha revolta" pelo que nunca foi feito pelas crianças portuguesas desaparecidas!
Como se estarão a sentir os Pais das crianças portuguesas que desapareceram, confrontando o que se está a fazer com aquilo que (não) foi feito....?
É chocante e espero que no futuro a actuação das autoridades seja igual à que esta a acontecer, quando desaparecer uma criança portuguesa!
Sei do "peso" do mercado inglês no nosso turismo! Sei dos efeitos que "um acidente" pode provocar! Compreendo que há "uma imagem a defender"! Compreendo que tudo seja feito!
Mas não irei compreender quando um caso semelhante venha a acontecer com uma criança portuguesa e as autoridades actuem como costumam fazer! Começam por dizer que se tem que aguardar 48 horas para poderem considerar desaparecimento.... Depois destacam um agente de 3ª., com o devido respeito, para (não) tratar do caso, e "vão enrolando, enrolando", e os anos passando....
Fica aqui a minha solidariedade para com todos os Pais que viram seus filhos desaparecer, mas com especial deferência pelos Pais portugueses que foram atingidos por tragédias destas!
Só um comentário sobre a PJ. Há pouco, numa conferência de imprensa apresentaram uma fotografia dum pijama igual ao que a criança inglesa vestia quando desapareceu!
Esta fotografia já circula na net há 4 dias e a BBC apresentou-a 2 dias depois do desaparecimento! Será ofensivo dizer que foi ridicúlo?
Acho que não, infelizmente!

Outro site muito útil

Este site poderá ser muito útil (Diário da República electrónico, Assemb. da Rep., Documento Único Automóvel,Comissão Europeia, Loja do Cidadão, etc., etc.)

Consultem-no e adoptem-no. Está cá [quase] tudo.

É só clicar.http://www.1000-x-1000.com/

quarta-feira, maio 9

"O Site dos Sites"

Às vezes pode dar jeito!
É de guardar nos favoritos
http://www.indeks.pt/

Música:- Bonga - "Mona Ki Ngi Xica".

segunda-feira, maio 7

Outro candidato a Faro ?

Depois de Vitorino e Santana Lopes, agora é a vez de se badalar o nome de Mendes Bota!
Se, em minha opinião, há um salto qualitativo razoavel, não me parece contudo o candidato ideal!
É um facto que tem experiência para o cargo, obtida enquanto esteve à frente da Câmara de Loulé!
É sabido que tem experiência de gestão que "foi buscar" enquanto esteve na administração de Vale do Lobo, apesar de haver quem diga que este lugar foi como uma "recompensa"do que fez pelo empreendimento, enquanto presidente da Câmara de Loulé!?
É músico, mas de fraca qualidade!É escritor mas sem sucesso!É deputado mas são poucas as suas intervenções e com interesse discutível!
É um "dinossauro que já comeu muitos meninos" e que conta , mesmo dentro do seu partido, com muitos opositores!
É político em fim de carreira e é de Loulé! Parece que não é arguído.....
Será que não há no PSD um filho de Faro capaz de gerir a nossa Câmara? Estamos com um filho de Olhão e corremos o risco de a seguir vir um de Loulé?
Mas que terra a nossa! Com o tempo ainda vamos ter um presidente de S. Marcos da Serra ou de Espiche!
Como é possível que a bi-polarização política do país, e de Faro, não consiga "gerar" gente válida?
É um vazio tal que só confirma que os critérios de escolha tem que ser dentro de " o menos mau"!
Não me espantaria se os nomes de Justino Ramos, ou Valter Alfaiate, ou Villas Boas, ou Helder Martins, ou....viessem à baila!
Do PS ainda não se fala mas também não se vislumbram alternativas válidas!
Será que, tal como já acontece com quase tudo, teremos que ir buscar um candidato a Espanha? Ai, Madre Mia!
E para "confirmar" aqui fica "O fado_da_sina"

sábado, maio 5

RAPTADA

Madeleine

Raptada em Lagos

Qualquer informação Tlf. 289 803701
Posted by Picasa