quinta-feira, dezembro 27

quarta-feira, dezembro 26

A Primeira Vez....

Para tudo há sempre uma primeira vez!
Esta é uma verdade a que todos estamos sujeitos!
E foi o que se passou comigo neste Natal!
Sempre passei esta data no meio urbano!
Lisboa, Loulé, Faro, Nampula(Mç) e Estremoz!
Pois este ano, pela primeira vez, fui para o "mundo rural"!
Algures na serra algarvia, "iluminei" a casa para alegria das crianças, e foi junto à lareira que se esperou o "Pai Natal"!
O ambiente quase perfeito ao qual só faltou a neve...
Mas, qualquer sítio é bom quando juntamos à nossa volta aqueles que nos são queridos....
Espero que todos os visitantes deste espaço tenham tido a mesma sorte que eu...
Posted by Picasa

quarta-feira, dezembro 19

Vamos pedir ao Pai Natal...

Se esta é a altura de pedirmos qualquer coisa ao Pai Natal, nós, Farenses, vamos pedir-lhe que no "sapatinho" de José Apolinário ponha aquilo que são as pretensões dos Farenses!
Desde a vertente social/habitação social, ao Deporto, passando pela Primeira Infância, pela Cultura, Àreas Empresariais, Património/Turismo, Saneamento, Desporto, Limpeza, Espaços Verdes,etc., cada um, no espaço colocado à esquerda deste blog para recolher as suas opiniões, poderá votar no que achar prioritário!
Vamos ver o que gostaríamos que a Câmara de Faro nos desse em 2008 !
"Como pedir não custa, e quem não chora não mama", toca a pedir....

segunda-feira, dezembro 17

Serra Algarvia

Foi assim que ficaram ontem muitos sítios do interior algarvio!
São imagens de rara beleza que o "Faro este" registou em época natalícia!
A música, a condizer é Jingle Bells

terça-feira, dezembro 11

Boas Festas

O "Sherif do Faro este" deseja a todos os Amigos, "Inimigos", Visitantes, Curiosos, Bloguistas ou não, Algarvios, Farenses e não só, Anónimos e "Camuflados", do Contra e a Favor, de Todas as Cores e Clubes, Credos e Religiões, Políticos e "Formiga Branca" , e todos os outros de que já me esqueci...






BOAS FESTAS e FELIZ ANO NOVO
P.S. Vão ver-se livres de mim por alguns dias....

segunda-feira, dezembro 10

"E.N. 125 - A Estrada da Morte"

Mais um acidente na fatídica EN 125, desta vez mesmo às portas de Faro! Não vou aqui conjeturar sobre o acidente em si, sobre a velocidade a que o condutor seguia, sobre as aptidões do mesmo para conduzir, etc., até porque este é (só) mais um acidente a juntar aos milhares.....
A violência do embate é visível no "buraco" que a viatura abriu na parede da casa de um pacato cidadão que dormia descansadamente, e não morreu por "milagre"!
Pergunto eu na minha "santa" ignorância:- Se houvesse um separador central o acidente tinha tido estas consequências? Creio que não!
A E.N. 125 está "recheada" de pontos negros e as Pontes de Marchil são um deles! Há que combate-los!
Porque é que naquele troço não há um separador? Se ele existe até às Bombas da BP e posteriormente recomeça na "Curva dos Comandos", porque deixaram aquela meia-dúzia de metros sem nada? Economia? Se fôr é uma economia que sai bem cara a todos nós!
É fundamental dotar "o maior centro comercial do país", assim é conhecida a 125, com separadores, radares, bandas sonoras, cruzamentos de nível, polícias, sinalética, e tudo o que possa minimizar o número de acidentes!
Somos um país de "aceleras"! Todos temos a mania que somos Fitipaldi's quando somos dos que pior consuzem a nível da Europa!
O ensino da condução tem que começar nos "bancos da escola"!
Os acidentes em Portugal estão na razão inversa do civismo que (não) temos!
Nada se faz para "ensinar nas escolas o civismo que todos temos que ter!" E assim, Portugal irá continuar por muitos anos a ser dos países com mais sinistralidade!
Que raio de país este que só está à frente naquilo que não presta!?
Compete ao Estado e a cada um de nós dar às crianças portuguesas, o civismo que devem ter! Quando forem adultos talvez tenham o que nós agora não temos! Então, a sinistralidade começará a baixar! Com boa vontade daqui a uns 20 anos teremos resultados, se começarmos já a tratar sériamente este assunto!

quinta-feira, dezembro 6

Faro e o estacionamento que não temos!!!

Ontem fui "brindado"com uma multa, por ter estacionado por cerca de dez minutos, (tendo deixado os 4 piscas ligados), numa zona de parquímetros sem ter retirado o respectivo talão!
Fui "brindado" e bem "brindado"! Quem não cumpre sujeita-se....
Até aqui, tudo bem!
Mas, como disse, foram cerca de 10 minutos que estive em transgressão!
É verdade que tanto é transgressão 10 minutos como uma hora!
Estacionei e quando voltei ao carro vi um talão no vidro e um agente da PSP. Dirigi-me a este, tentando "safar-me" e ele disse que a "cobradora" da Emparque, empresa de Lisboa que explora os parquímetros de Faro, é que tinha processado o talão!
A solicita "cobradora" estava ali e dirigi-me a ela, com o "choradinho" habitual! Ela reconheceu que eu tinha deixado o carro por pouco tempo, mas que, infelizmente, não podia fazer nada pois já tinha emitido o talão da multa!
Só a supervisora poderia anular a multa! Perguntei onde a poderia encontrar e ela disse-me que não sabia, que poderia tentar chamá-la,....Pensei que iria perder imenso tempo, pelo que perguntei quanto era a multa? Só 7,40 € !Para me despachar perguntei como poderia pagar e ela deu-me alternativas, desde Multibanco, directamente para a empresa ou pagar ali! Resolvi pagar de imediato mas fui logo avisado que a "cobradora" não tinha trocos!Rebusquei nas algibeiras e lá arranjei 7,50 € ! Mas não havia troco na mesma !
Estamos no Natal, pensei eu, vou dar o troco à senhora! E assim fiz!
Entretanto, um carro de mercadorias que estava à frente do meu, também tinha sido "brindado"!Fiquei um pouco à espera, para ver o que se iria passar! Pois o condutor, retirou o talão, olhou para a cobradora e para o polícia, entrou no carro e arrancou! E esta, heim?
Pensei cá para mim:- És um grande "tó-tó"!
E acho que fui "tó-tó" porque numa cidade onde o estacionamento gratuito quase não existe, acho que ninguém devia pagar as multas! "Entupia-se o sistema de forma a pressionar quem de direito a olhar para este assunto com olhos de ver"!
Temos o Parque de S. Francisco e ... ???
Ora quem quiser utilizar este parque, e, por exemplo, ir à R. de S.Luís, "morre de fome" no caminho!
Não! Claro que não! Temos os transportes públicos!
E quanto tempo se espera por este meio de transporte? E o regresso?
Tempo é dinheiro, (para alguns)!
Faro é uma cidade em "guerra aberta" com os utilizadores de viaturas!
As entradas da cidade são "fúnis" que entopem sistemáticamente!
As vias circundantes não existem e a única que se começou, está parada há anos!
Os semáforos, muitos deles estão desligados,(é o mal menor), e outros estão mal programados (R. Humberto Delgado)!
As marcações no chão dos espaços para estacionamento, estão muitas vezes com os "ângulos trocados" (Pct. do Rodolfo)!
Há em toda a parte "quadrilhas" de arrumadores a "sacar" algum ao automobilista! E se não se paga corre-se o risco de pagar uma factura bem mais cara!
As cobradoras da Emparque andam "à caça" acompanhadas dum PSP, (quem paga a este?), PSP este que provávelmente deveria estar a regular o trânsito na Rotunda do Hospital, por exemplo!
Oa automobilistas contribuem fiscalmente, e de que maneira, para os cofres do Estado e também para os cofres das autarquias!
O que é que a atarquia de Faro tem feito pelos automobilistas? Mandar "plantar" parquímetros?
Isso até eu sabia fazer!
E não falo dos buracos em várias artérias, das placas sinalizadoras mal colocadas, do trânsito invertido nalgumas vias, em minha opinião, e outros problemas similares!
Não há dúvida que ser automobilista em Faro é ser alguém com muita capacidade de "sofrimento"!
"E continuamos a pagar para sofrer, sem nada fazermos para mudar este estado de sítio!"
"Vou voltar para o "Faro este" no meu cavalo...."