sexta-feira, março 7

APROVAR ou REPROVAR ?!

Não está fácil a adesão da Câmara ao "Polis Litoral Ria Formosa"!
Percebe-se que a população receie que as suas casas vão abaixo!
É natural esta preocupação, mas, é preciso ver o problema sem influências partidárias!
Ninguém tenha dúvidas que mais cedo ou mais tarde vai haver demolições na Praia de Faro!
Por outro lado, a não serem feitas entretanto, as marés farão esse trabalho!
Quando? Não sei!
Os técnicos da UALG falam em cerca de 10 anos!
Mas, o que é preciso vêr é que, a aprovação do Polis não tem como consequências imediatas e directas a demolição de nada!
Posteriormente e com os planos pormenor, então acredito que vai haver!Acontece que, até para se poder defender a não demolição das casas, é preciso aderir ao Polis para ir buscar os milhões necessários para a requalificação da zona!
Faro não se pode dar ao luxo de recusar receber uns milhões de Euros!
É portanto imperioso que se aprove a adesão de Faro ao Polis e posteriormente, com o dinheiro que resulta desta tomada de posição, fazer alguma coisa para evitar as demolições!
Será que uma parte desse dinheiro não poderá dar origem a um quebra-mar? Digo eu que não percebo nada da matéria!?
Uma coisa me parece inquestionável:- falamos que nada se faz em Faro e é verdade! Mas, por interesse de uns quantos põe-se em causa o desenvolvimento da cidade!
Há muito que Faro se devia ter "virado" para o mar!
Repare-se nas terras algarvias que já o fizeram....Evoluiram, geraram emprego, atraiem mais turistas, o comércio anima-se....
Meus Senhores! Vamos deixar-nos de ser manipulados por quem quer que seja e sejamos honestos!
O dinheiro tem que vir e só virá se a Câmara aprovar o Polis!
Se tal não acontecer, ficamos entalados entre dois municípios que já aderiram, Loulé e Olhão, que vão requalificar as zonas que lhes pertencem,e então esquecam a abertura da cidade de Faro para o mar!
E se não nos virarmos para o mar temos que nos virar para os "pomares" da Conceição, para o cemitério novo "que veio trazer melhor qualidade de vida aos farenses", para a confusão do Patacão, e ficaremos "orgulhosamente sós"!
Onde é que eu já ouvi isto???
Fiquem bem e bom fim-de-semana que eu vou "meditar" para a serra algarvia!

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Enquanto municípe farense espero que a oposição (PSD, PCP, BE) aproveite o fim-de-semana para reflectir. Faro não pode ficar sem polis.
Sejam humildes e abraçem este projecto e de uma vez por todas cumpram os sonhos dos farenses.

4:11 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Aprovar. Chega de enganar as pessoas como o Psd, o Sr. Eng. David Santos e o Sr. Vitorino andaram na passada sexta-feira a incendiar a praia de Faro com estas mentiras. Sim a demolição. Sim ao futuro do nosso concelho.

4:42 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O paradoxo é que mesmo que a Assembleia Municipal não aprove a entrada de Faro na Sociedade Polis, o Governo pode fazer as demolições.
Temos assim que a oposição nem as casas está a defender. O que vai acontecer é que as casas vão abaixo, e Faro fica sem as obras que estão previstas no Polis.
Perde-se tudo com esta posição extremista e irresponsável da oposição.

6:03 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Devia ser divulgado o nome dos figurões com casa nas Ilhas para que toda a gente saiba quem é quem quando eles falam todos empertigados.
Isso é que era. Quem souber que envie.

6:16 da tarde
Anonymous Anónimo said...

As casas da praia de faro e das outras ilhas/praias não terão de ir abaixo, com ou sem polis.
As casas construidas não podem ser derrubadas, em tempo de paz.
Não estamos no médio oriente onde a luta é mesmo quente.
As areias desta praia seguram-se por si próprias.
Conhecemos estas e outras zonas daqui mesmo.
Desde sempre.
Nascemos nestas ilhas da ria.
As casas que estão feitas incomodarão essencialmente a quem as não tem.
Mas essa porcaria é outra.
A natureza desta ria ainda não disse que as casas deveriam ir abaixo.
Porque se quizesse, já as tinha destruido. Simplesmente.

Aprovem lá o polis, deixem o dinheiro chegar aqui, é dos fundos...
Aproveitem. A política partidária virá depois e bruxelas não quererá saber disso. Aproveitem e aprovem.
Penso que nenhum ser humano terá a coragem de invadir, partir, destruir o que está feito.

Porque a natureza ainda não se queixou.

O Farense joga àmanhã em VRSAntonio. E o Olhanense jogará também, por aí..E os outros também, nossos clubes da Região.
Bom fim de semana.
Viva o Algarve que temos.

7:37 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Subscrevo o apelo do Marceano. A oposição deve viabilizar o Polis e depois deve existir bom senço como tem pedido o Presidente da Câmara que não se pode esquecer que tem prometido requalificar com respeito pelos direitos das pessoas.

8:56 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Deixem a câmara trabalhar, unam forças todos para o bem de Faro.
As as casas a derrubar 1ªs habitações há-de arranjar uma solução. Mas o pior é que os "queridos" que tem uma 2ª. habitação num terreno que é de todos, reclamam, porque perdem um direito que é só dele. Ter uma casa clandestina, que ainda por cima fazem negocio.
Tavira, OLhão, Vila Real Sto. António, já aprovaram e nós Faro, ficamos na cauda?
Reflictam e siga o processo para a frente, para o desenvolvimento de Faro. E depois não digam: Pois Faro não tem nada.

11:34 da tarde
Anonymous Anónimo said...

A credibilidade dos politicos tem sido posta em causa e este é um bom exemplo disso. Aprovem o Polis para melhorar as condições de vida da população farense e de quem nos visita.BASTA,deixem-se de estratégias para chegar ao poder e sejam correctos para esta cidade e mostrem os partidos que sabem fazer mais do que oposição por oposição.

12:53 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Como leigo na matéria, embora prof. que sabe ler...
Não entendo como o partido que governa a câmara de Faro, não aprova o Polis? Ou será que a oposição sendo maioritaria está assim tão desinformada e estupifícada?
Não será que a minoria PS quer impor a sua vontade? O eu quero posso e mando não é sinónimo de democracia.
Pelo que leio a oposição que é a maioria é mal formada e incompetente, mas afinal quem é que deu a maioria á oposição? Não foram os farenses??
Ou será que a oposição tem que aceitar tudo o que o PS entende sem qualquer discussão e não salvaguarde os legitimos interesses de alguns farenses?...
A Defesa de Faro, terá que ser no seu todo, não só numa parte.
Muitas pessoas que escrevem não têm conhecimento dos documentos em discussão... haja decoro e respeito por todos, assim manda a democracia, ninguém e detentor da verdade e certezas absolutas, e, neste caso as dúvidas são muito mais que as certezas e garantias que algum presidente possa dar.
O Polis pode ser muito importante, mas deve ser aperfeiçoado e melhorado, tanto quanto possível. Vamos por de parte as preferências partidárias e sermos intelectualmente honestos.

3:18 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Sou um social democrata mas não subscrevo a posição do meu partido. A estratégia do quanto pior para a cidade e para o PS melhor para o PSD não colhe. É prejudicial à Cidade e no futuro será também muito negativa para o próprio PSD.
Por este caminho não vamos lá.
Talvez seja necessário reunir em Faro os militantes e começar, tal como já exite a nivel nacional, a montar uma alternativa a quem detem actualmente o poder no PSD.

5:36 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Sou um social democrata mas não subscrevo a posição do meu partido. A estratégia do quanto pior para a cidade e para o PS melhor para o PSD não colhe. É prejudicial à Cidade e no futuro será também muito negativa para o próprio PSD.
Por este caminho não vamos lá.
Talvez seja necessário reunir em Faro os militantes e começar, tal como já exite a nivel nacional, a montar uma alternativa a quem detem actualmente o poder no PSD.

5:36 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O anónimo das 3h18 fala muito mas não diz nada. Se sabe do que fala porque razão não expressou uma unica razão para a oposição chumbar a entrada de Faro no programa Polis? escreveu muito mas não apontou uma unica razão.
Será que ter um passeio ribeirinho para podermos finalmente passear com os nossos filhos é mau?
Será que criar um estacionamento no exterior da Praia e acabar com as filas de transito e os engarrafamentos que afastam no Verão milhares de familias de farenses da Praia de Faro é mau?
Será que ter o acesso à Praia arranjado com uma ciclovia e zonas pedonais é mau?
será que fazer no Ludo/Pontal um parque ambiental ligando Faro à Quinta do Lago é mau?
Para mim que, confesso, não tenho casa na Praia de faro, não é!
É aliás uma exigencia inadiável.

5:44 da tarde
Anonymous Anónimo said...

CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE ESCREVEU O ÚLTIMO ANÓNIMO. O POLIS NÃO PODE SER ENCARADO COMO UM PROBLEMA PARTIDÁRIO, MAS SIM COMO UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADE. TEREMOS RESPEITO PELOS POLÍTICOS QUE NÃO UTILIZAM A VIA DA TERRA QUEIMADA PENSANDO CAPITALIZAR VOTOS. COMO CIDADÃ VOTAREI SEMPRE EM PESSOAS RESPONSÁVEIS E COERENTES, QUE PENSEM NO BEM COMUM E NÃO NOS SEUS UMBIGOS. TENHAM VERGONHA NA CARA, JÁ ESTAMOS FARTOS DE PSEUDO-POLÍTICOS. DEPOIS NÃO SE QUEIXAM QUE NÃO VOS DAMOS CRÉDITO.

10:08 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Veremos se tudo isto não serviu para que fossem acautelados os interesses dos farenses...parece que já existe uma solução que serve todas as partes.
Afinal quando se quer, ou se é obrigado a tal, até se consegue resultados a contento de todos.
Ninguem está ou esteve contra o Polis, apenas se procurou não pagar a qualquer preço o custo do salvador Polis. Preocupados com o futuro estamos todos, não só os socialistas... a democracia funciona com a discussão, não se pode aceitar tudo como definitivo, da discussão sai a luz.
Tudo indica que valeu a pena, a mobilização, como as apreensões da tal oposição que muitos acham irresponsavel, só porque pensam de outra aneira, mas com o mesmo objectivo, o melhor para faro...porque não se tratou e acautelou logo de inicio, todos os interesses dos farenses? Pressionados conseguiram, ainda bem para todos.

11:53 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O Polis é um projeto demasiado complexo e sério.
Merecedor de vários debates entre os actores envolvidos, nunca como está a ser tratado.
As populações e suas Associações, deviam ser consultadas e debatidas as questões inerentes a tal transformação do territorio onde se vai desenvolver, quem é que devia desencadear esse processo? A Câmara, nada disso foi feito, como responsabilizar a oposição de tal falha?
O futuro irá demonstrar que muito não foi acautelado, dado á pressa na aprovação.
Mais uma vez vão ser os politicos os culpados de tudo o que de mau vier a ser detetado na implantação do Polis, os mesmos que hoje acusam a oposição de demorar a aprovação, vão ser os mesmos que vão pedir responsabilidades á esta...
a memória é curta, cá estamos para voltar ao assunto.

10:40 da tarde

Enviar um comentário

<< Home