domingo, março 9

Bom Senso - Precisa-se!

A aprovação, ou não, do Polis Litoral Ria Formosa, está a "agitar as massas"!
É bom que assim seja!

Quer dizer que os Farenses estão preocupados com o futuro da sua terra!
Mas, pergunto eu, se quem vai votar na Assembleia Municipal, também está preocupado com Faro ou antes em cumprir uma disciplina partidária que não defende os interesses dos Farenses?!
Cidadãos eleitos pelo povo mas que põem os interesses do partido acima dos interesses de quem os elegeu!
É a isto que eles chamam disciplina partidária!
E ainda nós vamos em conversa de políticos!
Aos membros da Assembleia, pelo menos aqueles que são Farenses, peço bom senso!
É imperioso que o Polis seja aprovado para que Faro não fique definitivamente "enterrada no tempo"!
Depois da aprovação, então há que tentar por todas as vias, que os planos pormenor sejam bem analizados e estudados, fazendo o melhor para defender a Praia de Faro e as casas que lá estão!
Mas isso é depois....
Agora não há alternativas! O Polis Litoral da Ria Formosa tem que ser aprovado pela Assembleia Municipal de Faro!
Não há outra alternativa e o bom senso deve imperar, sob pena de àmanhã "chorarmos" por não ter sido aprovado...

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os planos de intervenção e de Pormenor (já previstos anteriormente no POOC) serão efectuados pela sociedade Polis e terão que seguir todas as regras em vigor, isto é discussão pública e aprovação pelos orgãos municipais. Assim sendo, a melhor forma de salvaguardar os interesses das casas nas ilhas barreira é fazer com que a Câmara esteja na sociedade Polis e acompanhe desde o ínicio a sua realização.
Dizer não ao Polis em nome da não demolição é mentir às pessoas.
As demolições podem fazer-se sem o Polis e sem a Câmara, pois elas decorrem do POOC que tem força de Lei e que foi elaborado pelo Governo do PSD e aprovado pelo Governo do PS quando o PSD estava na Câmara de Faro.
Ficar de fora do Polis não salva nenhuma casa, pode até ter o efeito contrário (o Governo fica sózinho com Tavira, Loulé e Olhão), deixa é Faro sem 10 milhões de euros de fundos comunitários para requalificar a sua frente ribeirinha.
Para mim é absolutamente claro que a oposição não tem nenhuma alternativa ao Polis, nem argumentos verdadeiros e honestospara votar contra.
Espero que haja bom senso, como pede o Pedro e que a Cidade esteja primeiro face a esta corrida entre o PSD e José Vitorino para ver quem é mais contra as demolições e quem mais impede o Apolinário de fazer obra, obras que são velhos sonhos e ambições de todos os farenses.
Não há direito.

8:33 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Não é uma questão de Vitorino ou Apolinário é sim o que foi estabelecido pelo Governo.
Sendo este o ultimo POOC aprovado e agora o Programa Polis criado por lei serve para levar avante o projecto.
O problema das casas é um falso problema a questão passa por algumas que o INC considera em zona ilegal.
O POOC tem previsto a Renaturalização de 1300 o mesmo dizer que são derrubadas com Polis ou sem Polis.
O Polis é um programa de desenvolvimento de zonas degradadas.
A valorização da cidade de Faro, depende deste investimento, agora vir com conversa das casas é CÁCÀ!

10:29 da tarde
Anonymous Anónimo said...

È BOM QUE POLIS SEJA APROVADO, DESDE QUE SE PONHA POLIS E SEJA BEM POLIDA, DIGO LIMPA E CLARA.

9:57 da manhã
Anonymous Anónimo said...

E triste que por interesses politicos nao se quer aprovar o polis so com o intuito de o ps perder a camara de faro e uma verdadeira tristeza afinal nao querem saber de faro nem dos farenses!!!as demoliçoes a mais de 2 anos que estao aprovadas e uma decisao do governo e nao da autarquia !! a falta de informaçao leva a ignorancia!!

12:27 da tarde
Anonymous Anónimo said...

É ISSO MESMO, A IGNORÂNCIA PERMITE DESINFORMAR A POPULAÇÃO E DAR CONTINUIDADE AO MARASMO QUE VIVEMOS NO ANTERIOR EXECUTIVO. SEM POLIS NÃO HÁ COMO CONTROLAR AS DEMOLIÇÕES. ACORDEM

9:55 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Acho que nesta altura a oposição está sózinha na luta contra o Polis. Quem viu hoje a RTP1 percebeu que até os pescadores da praia de Faro já entenderam o que é o Polis e já dizem que são a favor, desde que existam alternativas para as suas casas na eventualidade de serem demolidas.
Isto é, a haver demolições é imprescindivel que os pescadores, mariscadores, viveiristas e primeira habitação sejam realojados, algo que o Presidente da Câmara tem repetido vezes sem conta.
Por este andar o PSD e o Vitorino ainda ficam sózinhos a falar um para o outro.

11:41 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Depois de ler os blogs da nossa cidade não podia de deixar o meu apelo à aprovação do Polis.Espero que quem tem responsabilidades politicas saiba avaliar o que está no blog a defesa de faro e no faroeste, lembrem-se que estes são foruns de reflexão de quem se preocupa, e demonstrativos de como vai indo a nossa cidade no bem e no mal. Parabens aos autores dos blogs, que mais uma vez servem para esclarecimento da população, e pela participação registada.

11:46 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O Polis vai ser aprovado, depois de consignadas algumas alterações para reforçar os interesses dos farenses.
Agora como vão os escrivas do reino reagir? Melhor o que vão argumentar depois de tantos dislates, insinuações e juizos de valor que se arrogaram a fazer á oposição?
Afinal criticaram e insultaram, sem terem um minimo de conhecimento do assunto em discussão, ou pior servindo de porta bandeira.
Ninguem tem certezas absolutas, nem verdades incontestaveis.
A oposição procurou pressionar para melhorar o documento e cumpriu, os escrivas agora façam o seu papel...
Como sempre o ultimo a rir...
Esperamos que com frontalidade os criticos da oposição, no final deste primeiro ronde, tenham a humildade de reconhecer que a oposição na assembleia municipal de faro, também sente e deseja o melhor para faro.
O combate politico é necessário, melhora as decisões e todos ganham.
Mas atenção o Polis bem para Faro, para servir outros interesses, além dos farenses.
Vamos continuar vigilantes

10:24 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Começo por dizer que em todo este debate nunca me pronunciei em nenhum dOs blogs, mas o ultimo comentador que desculpe,mas isso parece desculpa de mau pagador:

- Então não foi a oposição que por questões de marcação de terreno politico foi arrastada para uma situação que na realidade não acreditava?
- E não foi verdade que se sentiu ultrapassada nessa argumentação?
- Basta ver a discussão nos dois blogs que mais falaram do asunto, Este e o Defesa de Faro, para verificar a intensão geral dos comentadores!
- Parece-me que quem se exaltou a denegrir a adesãò ao Polis (e é isso que está em causa) foi a oposição, desde um populismo cavalgante da ideia das demolições , até à cassete da marina para o Grande Capital, tudo foi usado.
- refira-se como excepção a intervençaõ de bom senso que no final da Assembleia o Bloco de Esquerda teve, deixando a porta aberta para rever a posição o que não aconteceu com as outras formações.

Se haverá mudança da posição da oposição só logo se saberá.

Uma coisa é certa e ninguém pode negar foram os Veradores do PS e o Presidente Apolinário que defenderam esta causa, os outros Vereadores eleitos pelo PSD, sendo um independente abstiveram-se em reunião e depois esse independente veio para a rua fazer campanha contra.

Faro precisa deste POLIS e precisa de outras acções mais.
Vou estar logo na Assembleia para ver como termina (espero) esta questão, e como muitos outros comentadores nos Blogs, apelo ao bom senso de todos e à perspectiva de empurrar Faro para a frente.

9:42 da manhã
Anonymous Anónimo said...

O Polis passou. Como Farense fiquei satisfeito porque a minha cidade finalmente vai dar um passo gigantesco em frente. Faro ganhou, os munícipes de Faro ganharam. A cidade percebeu que este Polis era importante para o concelho e encheu o Teatro Municipal. A bancada do Psd depois de à oito dias atrás ter tido o seu momento de glória com mentiras e demagogias hoje foi apupada pelos munícipes presentes. O feitiço voltou-se contra o feiticeiro. Não percebo porque é que o líder da bancada do Psd hoje não esteve presente. Tentaram brilhar mas saíram pela porta pequena rotulados de vendidos. É a vida.

1:42 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Tanta expectativa com o Polis...
Mas quem vai ganhar não vão ser os farenses, mas sim o BES, Cais comercial.
A maquina do poder esteve ao serviço do mesmo.
Os escrivas de encomenda transmitiram as mensagens, o Povo vai ver como tudo se vai arrastar no tempo, exemplos á muitos pelo Pais fora. Só um Polis correu menos mal, foi o de Beja, os outros estão todos com grandes dividas aos intervenientes.
O dinheiro não chega, cerca de metade é para despesas de funcionamento.
Voltaremos para mais comentários.

8:48 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Acordem farenses, o J. Vitorino já não é presidente de câmara, e agora já todos vimos que a politica do bota abaixo que este senhor sempre defendeu para FARO,era mais uma vez a sua intenção, não se esqueçam do que ele fez ao Farense, ao parque ribeirinho, á 3ª circular de Faro ou seja destruição. Aconselho os vitorinistas a meterem a viola no saco e irem pregar para outro lado.
Prevaleceu o bom senso, o PS reconheceu que haviam situações que deveriam ser acauteladas, e o PSD com as alterações que propôs encontrou uma maneira de viabilizar o Polis salvaguardando os direitos dos pescadores.
Na minha opinião assim é que a politica deve ser exercida com elevação, humildade e o dever da defesa do bem geral, conciliando os vários interesses individuais que esta questão tem.
Acabou o VITORINISMO, Faro retomará agora o seu caminho de concelho democrático, culto, avançado (espero eu), em detrimento do atraso ( um farense nos distritais), inculto (abandono do Teatro Municipal) retrógado ( voltado para a ria, preservando a ambiente conjuntamente com a defesa dos que lá habitam e dela vivem), que era o caminho que Faro estava a levar com o Vitorino.
Espero que o Psd não o recandida-te e que apresente um candidato com visão de futuro.
SOTA

7:46 da tarde

Enviar um comentário

<< Home