domingo, março 2

Requalificação da EN 125

Aqui está uma medida que se saúda mas que peca por tardia!
A EN 125 - a Estrada da Morte - como era "publicitada" em Inglaterra, vai finalmente deixar de ser a "Rua das Lojas do Algarve" !
Só quem a percorre com alguma frequência sabe o que é circular numa via que tem tudo o que está mal! Desde cruzamentos "proibidos", riscos descontinuos a convidar para parar no eixo da via e levar com um por trás, paragens de autocarros em curvas, semáforos e rotundas....
Mas, "não há bela sem senão"!
E, cá para mim, depois virão as portagens na Via do Infante!
E não sou só eu que penso assim!
Leiam um jornal diário que fundamenta esta afirmação:-"Nova" 125 abre curso a portagens no Algarve!
Não será na presente legislatura, como já disse um ministro, e nem podia ser, pois uma obra destas leva muito tempo e se calhar nem ficará pronta até ao final do presente mandato de Sócrates, mas, logo a seguir, com "rosas ou laranjas" vamos começar a pagar!
"E o Zé Algarvio lá continua a ser turista em terra própria!"
Com o tempo ainda começo a pagar "portagem" para ir de Faro para o meu refígio na serra algarvia!
Nessa altura "abandono a civilização e fixo-me na terra dos montanheiros!"
Lá não há estas "modernices"......só há "calhambeques"!

15 Comments:

Blogger Unknown said...

Caro Pecas,disse, "...vai finalmente deixar de ser a "Rua das Lojas do Algarve" !
Só quem a percorre com alguma frequência sabe o que é circular numa via que tem tudo o que está mal..."
Calculo que as 1ª lojas a desaparecer sejam os Stands automoveis(com ou sem marca), desde o Centro Porsche até à Fiaal...???
è isso que acha que está mal quando se refere a lojas? ... não me parece....

Requalificar, melhorar acessos e conceder autorizações para explorar áreas comerciais apropriadas para o efeito, sim.

11:39 da manhã
Blogger Português desiludido said...

O Sr.Ferreira não deve conhecer a EN 125. Não é na zona da Fiaal, da Porsche, da MetaloFarense, da Sumol, etc., que estão os problemsa! Aí a EN 125 tem quatro vias e mais uma de acesso às "lojas"!E depois? Das 4 estradas até Sagres? E de Faro a VRS António? Parece que o Sr. Ferreira não quer perceber o que toda a gente percebe!
Conhece o Troto? Há frequentemente acidentes neste sítio!
E a Maritenda? E atravessar a Fonte de Boliqueime? E a Patã de Baixo? E Porsches (não são automóveis)? E Lagoa?E Luz de Tavira....
Não é entre S. João da Venda e Faro que estão os maiores problemsa!Infeliz o seu exemplo!
E se para si os problemas estão nas lojas de automóveis, acabem-se com elas!
Diz ainda "...Requalificar, melhorar acessos e conceder autorizações para explorar áreas comerciais apropriadas para o efeito, sim."
Mesmo os stands de automóveis estão autorizados (mal) como àreas comerciais que são!
Ajudou pouco, ou nada, o seu comentário.
Cmpts
Pedro

1:24 da tarde
Blogger Unknown said...

Caro Pecas, dei a minha opinião e até com algum conhecimento de causa.
Tenho acompanhado com algum interesse, e curiosidade, o que o "novel" presidente da CCDR tem vindo a dizer sobre este assunto, que para ele é prioritário.
Acontece que se tem referido mais à necessidade de acabar " com stands auto e venda de penicos a céu aberto" do que com a segurança na estrada.
Das suas palavras(dele) resulta que a principal preocupação está em acabar com os negócios junto à EN 125, que de facto é uma rua.
Ainda a semana passada recebi uns clientes do Brasil, que por acaso já construiram/investiram numa fábrica de "penicos" (no vocabulário do sr. da CCDR leia-se piscinas), em portugal, e que procuravam espaços junto à EN 125, para vender o seu produto. As regras e limitações são várias e admiravam-se disso, pois no Brasil é junto às estradas que se encontram os espaços comerciais priveligiados.
(Mais ainda pelo facto de aqui a agricultura nesses espaços ser zero...)

Talvez porque nas cidades não há espaço e só "entope".

Tentei ser irónico, apenas porque considero que de facto as outras zonas do Algarve, podem e devem ser como aquela que referi entre a FIAAL e o Centro Porsche, por exemplo. Com vias de acesso dedicadas, 4faixas e boa sinalização.

São essas as condições que deviam ser criadas, e não o arraso total que se prevê.
Só isso.

Cumpts.
Ferreira

4:52 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Quando se fala de comércio, a situação é complicada e eu veria a coisa assim.

Queremos a 125 segura? Queremos menos mortos e estropiados?

Se não queremos, então fica como está, não pagamos portagens, continuará a ser a estrada da morte, e as áreas comerciais nascerão como cogumelos mesmo sem licença para isso e, levamos uma eternidade para ir de Faro a Portimão por exemplo.

Queremos requalificar então aplica-se o que está legislado.
Haverá concerteza o bom senso de verificar e licenciar o que é licenciável, levando em linha de conta a importância para a economia do que se comercializa, a localização, o espaço ocupado e há quanto tempo.
O que não interessar, limpa-se.
FVFP

10:19 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O que é que se passa com as áreas comerciais? Farão mal? À economia do Algarve?
Ainda é uma boca política, já se viram contra o comércio.
Que é o que há no Algarve.
A EN 125 é a estrada da morte. Faro é um caos, ad eternum.
Na essência, este problema tem que ser resolvido.
Faro é a encruzilhada do sotavento. A cidade.
Foi preciso este blog para forçar o governo a vir aqui, de propósito, para anunciar estes projectos. Parece que vão ser prometidos.
10 anos para resolver o conjunto dos problemas que nos afectam, hoje, profundamente.
Estou a começar a perder a paciencia, de aqui participar. porque não me apraz a maneira como gentes reagem. Tal como no futebol: vamos ter outro derby: Benfica/Sporting. Mas isso é futebol. Não é a saúde da cidade, dos familiares que vão morrendo. Não é promessa política. A realidade é como se precisássemos de água corrente em casa, ontem, e prometem 10 anos para o resolver. Quando lhes aprouver.
Bonito, bonito, é os c... a bater no p...
Para além do mais, virando o interesse, se quizermos montar um comércio ou serviço, junto à 125, a partir dos Comandos, do lado esquerdo, experimentem, vejam as premissas da câmara. Nem de aqui a 20 anos. Serve a quem?? Baralhar, confunde. Decide, depois, quem manda. Experimentem.
Depois vamos a Grenobloe, a Lyon, a Marselha, vamos a Ayamonte, Huelva, Sevilha, a toda a Espanha.
Aí, sempre se faz o que é preciso.
Desde os anos 60. Por isso Espanha, França e mais, aceitam o nosso trabalho, de emigração.
Aqui em Faro, tudo "é dado" mas nada é aprovado. Por isso vem cá o 1º, dia 14, prometer-eleições- mas obras imediatas, essenciais prá comunidade, nada haverá. É aqui que devemos concentrar, penso- a nossa preocupação.
Porque não quero que se repita a medievalidade da questão: O Senhor não vai cobrir a noiva, por direito. Será esquerdo, ou outra questão. Mas a democracia é RESPONSAVEL pelo que pratica.
Vamos lutar por uma cidade viável. Não por um derby político, barato. Cumprimentos

3:12 da manhã
Blogger Unknown said...

Concordo com a apreciação do post do marceano.

...è dificil aproveitar os espaços com potencial comercial porque as regras, e falsas "reservas"(ecológica,agrícola,zonas de separação da via viária e ferroviaria, etc...) são mais que muitas. Esta a realidade e não percebo, mas é que não percebo mesmo, o que é que o aproveitamento de áreas comercias(ou com potencial) tem a ver com segurança rodoviária.
Talvez se proibissem o trafego de viaturas na estrada se acabassem os acidentes....
...será esta a politica de ordenamento de terra queimada? ou, como já antes disse, vamos criar zonas de acesso dedicado, a estes espaços, e quando existir oportunidade de o fazer?

cumpts

12:23 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida que é necessário haver areas comerciais.
Há poucas? Demarquem-se mais.
Já que falamos tanto nos vizinhos espanhóis, será bom verificar se têm áreas comerciais junto ás vias principais e fora dos chamados perímetros urbanos. Parece-me que não.
Porque será?
FVFP

3:56 da tarde
Anonymous Anónimo said...

A requalificação da EN 125 é uma boa noticia, em especial para FARO e para os farenses.
O Governo e a Câmara cumprem uma promessa eleitoral decisiva - Vamos ter a Variante a Faro!!!!!!

1:39 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Nenhuma empresa dedicada às áreas comerciais investe dinheiro pelo prazer de criar monstros. É porque será rentável.
É pena é que só as GRANDES empresas tenham acesso ao que querem. Mandam as cãmaras e o min. do comercio.
Mas vejamos as dificuldades que a CMF põe a investimentos deste género. Experimentem. E vejam!
A Espanha começou a organizar-se, em todos os sectores nos anos 50.
Como tal só pode servir de exemplo.
Positivo.
A bagunça de aprovações por aqui será demasiado subjectiva. É só dificuldades...Experimentem.
Tal como o mercado do trabalho.
Não "produzimos" médicos, importamos. Não há trabalho aqui, emigramos. Qual a única fronteira que temos? A Espanha...Quer queiramos quer não, essa é a realidade. E quanto a vias, organização e crescimento? Já sabemos tudo ou temos carencia de tudo? Até de gentes inteligentes e que trabalhem para o bem comum...continuaremos orgulhosamente sós??? Outra vez?Quanto à variante, daqui a quantos anos, conforme disse o 1º min.??? Parece que vem cá dia 14 e confirmará o que já disse. Hoje vim do sotavento e levei 40 minutos desde a BP até à baixa.! E daqui a 5 anos??

1:59 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Marceano Daqui a 5 anos terá a variante para não passar tanto tempo em filas.

3:36 da manhã
Blogger Unknown said...

caro FVFP,

A Espanha é um bom exemplo. O único local que conheço sem áreas dedicadas a comércio e industria são as auto estradas ou vias rápidas.
De resto, e logo em Ayamonte, temos zonas comerciais, industriais e outras logo em cima do SAPAL.
Algo impensável em Portugal....

Repare na quantidade de armazéns comerciais (naves) de grandes proporções antes, dentro e depois das principais localidades - Lepe, Cartaya, Ayamonte, Sevilla, Huelva.

Temos de ver a realidade e não apenas o que queremos.

Já para não falar das regras absurdas que aqui existem e que obstam a que se consigam criar estruturas deste tipo.
Talvez não se aperceba, como eu tb não me apercebia, da quantidade de pedidos de pequenas, médias e grandes empresas que gostariam de se instalar na nossa zona.
Vão para onde - campinas e terrenos de regadio?

Não - Huelva, Ayamonte, etc...


Cumpts
Ferreira

5:58 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Caro Sr.Ferreira
Até parece que estamos de acordo.
Mas permita-me dizer o seguinte:
Tal como refere, as áreas comerciais nessas localidades andaluzas, estão junto das cidades, nos seus limites e não ao longo das vias.
O que nos distingue, é que lá, as autarquias definem os diferentes tipos de espaço, consoante as necessidades. Chama-se a isto "Ordenamento". E fiscaliza-se e cumpre-se o que está estipulado. Por sua vez o investidor só ocupa aqueles e não outros.
Por cá, estão definidos os espaços, mas os empresários ocupam qualquer um, não importa onde. Não se cumpre, nem se fiscaliza.

Quanto ao SAPAL de Ayamonte, se reparar, o limite fisico que define a zona comercial, é uma estrada que está a uma cota mais elevada, precisamente onde sa faz a transição.

De qualquer forma, estou convencido que, na revisão dos PDMs em curso, serão corrigidas as deficiencias que os que estão em vigor registam, a contento de todos, criando além de outras, mais áreas comerciais, industriais e espero eu, espaços destinados a estaleiros.
Cumprimentos
FVFP

10:56 da tarde
Anonymous Anónimo said...

A requalificação da 125 é mto importante para o algarve, mas não é isso que justifica a introdução de portagens na via do Infante, afinal estamos numa zona turistica que contribui bastante para o orçamento de Estado, e os turisstas não estão habituados a este tipo de exploração tipica de Portugal...portagens? Vão a Espanha Srs Politicos e aprendam a trabalhar.

10:06 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Pois ,todos estamos de acordo que é bem melhor para o algarve ,mas.....atenção que a seguir vem as portagens e depois á boa maneira portuguesa , toca a pagar.
Se paga-se 50 centimos para fazer a A22 toda , ok não me importava , mas como sei que se pagara muito acima dos 5€ m, logo não concordo.
Não esquecer que a ponte 25 abril já esta paga á muitos anos e agora a justificação é da manutenção da ponte. Não podia ser de 50 centimos por carro??

5:16 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Podias... Pecas, estimado louletano, referir a fonte onde caçaste a imagem e referir o contexto da dita: a EN 270.
O "sebastião" nunca teve link nesse seu citadinho espaço mas honra-se de desde sempre ter uma avenida que conduz ao "Faro Este".
Coisas da vida: servir apenas para ser coutada do "Xerife"!

7:55 da tarde

Enviar um comentário

<< Home