quarta-feira, abril 23

25 de ABRIL

Falar do 25 de Abril começa a ser difícil!
Tantos sonhos, tantas promessas, um Portugal novo....
Muito se fez mas muito falta fazer!
E será que alguma vez se vai fazer o que ainda falta?
Deixo-vos um poema...
O Cravo
A 25 de Abril de 1974
festejou-se a liberdade e o sonho
com hinos nos lábios,
com votos renovados de esperança.
O País aberto à verdade
e os braços estendidos aos Heróis,
às promessas e à confiança.
Foi dia de luta, de lágrimas,
de adeus às armas, de acolhimento,
de um sorriso para uma certeza.
As prisões e as torturas
queriam-se longe da lembrança.
Agora reforçavam-se os desejos
de uma Pátria nova Renascida,
de uma Pátria nova Portuguesa!
Porém,
o tempo passou
e um cravo rubro, solitário,
ficou na estrada tombado…
As desilusões esmagaram-no
e o Homem Novo ignorou-o,
tomando-o por vinho entornado.
E hoje,
é recordado com brindes e discursos de glória
esse dia que ninguém esqueceu.
Mas há novos pés, no silêncio, a pisarem
aquele cravo de sangue exaltado e vitória
que no auge da festa alguém perdeu.
No futuro,
uma criança,
brincando na areia da estrada,
encontrará o cravo
que à Revolução foi ceifado.
Ao romper de uma aurora,
com vigor, plantá-lo-á de novo,
para que a fé não se apague.
E crente nas razões do povo,
na sua justiça e na sua dor,
estará a plantar, sem o saber,
a mais doce força da Saudade,
o mais intenso poema de Amor.

Helena de Sousa Freitas

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tanta filosofia para quê? Hoje tem-se medo falar seja ode for até naqueles em que acreditamos esses os piores.

1:36 da tarde
Blogger Unknown said...

O primeiro-ministro afirmou que a aprovação da nova constituição da União Europeia - que o foi apenas pelos da sua laia (deputados do PS, do PPD/PSD e do CDS/PP na Assembléia da República) - era uma forma de festejar o "25 de Abril".
Não há dúvida: o burro e o vigário somos eu e eu.
Um abraço.
ROGÉRIO BARROSO

6:23 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Todos os governos que passaram por Portugal, deixaram o nosso pais de rastos, e hoje muitos desses governantes ostentam sinais de riqueza exterior, bastantes elevados....Situação essa fraturante e decisiva para as proximas decadas... o povo já não acredita...apenas os grandes senhores que coabitam e movimentam-se bem no foro politico, é que brindarão sempre com a deslocação à caixinha das eleições...mais não digo porque posso ser preso...

7:00 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Vamos observar o blogg Arrastão, do Daniel Oliveira. Escreve no Expresso. Foi, será, do BE.
A mim dá-me ganas de ir mais longe.
Para fugir do cheiro da merda do PSD.
Dá-me ganas de bazar.
Dá-me nojo do aproveitamento do OE.
Dá-me nojo...ver os portugueses de 2008 serem tão fúteis, tão medrosos.
Quando Schenghen acabar, antes do muro de arame farpado ser montado, pensemos em bazar.. antes que seja tarde.
Cá por mim, cá por mim, vou tentar bazar outra vez.
Cá por mim, cá por mim, ó amigo Barroso, não vá o diabo tentar...
Ilusões: O Tratado de Lisboa era para ser referendado...Foi???
O Orçamento paga a palhaçada.
Vou apoiar o BE. Definitivamente.
Porquê?:
1.Não é marxista.
2.Está à esquerda do PS.
3.O PS está à direita do PSD.
4.Quando quizer ver palhaços irei ao circo. Mesmo e sempre, pagando o bilhete.
5.Prendam-me...
Deixem-se de merdas.
E esqueçam-se dos anonimatos ó futuros donos deste país..cheira mal??
Voltaremos.
Abrzs

1:32 da manhã
Blogger Unknown said...

Viv'ò Bloco de Esquerda!
Um abraço para o Marceano, que é do BE.
ROGÉRIO BARROSO

7:27 da manhã

Enviar um comentário

<< Home