sábado, maio 17

Dia Mundial da Hipertensão



Dia Mundial da Hipertensão
(www.performance.pt)
Sabe quais os valores estabelecidos de tensão arterial elevada?
Se não, junte-se aos 27 por cento dos portugueses que assume desconhecê-los por completo. Dados que constam do estudo que marca o Dia Mundial da Hipertensão.
Oitenta e seis por cento da população portuguesa considera a hipertensão como um problema grave ou muito grave, mas a maioria desconhece os valores correctos para avaliá-la.
Os resultados são de um inquérito da Sociedade Portuguesa de Hipertensão no âmbito das comemorações do Dia Mundial dedicado a este problema.
Apesar de 95 por cento dos inquiridos admitir que a tensão arterial elevada é um problema “grave ou muito grave”, quase dois terços (65 por cento) menciona valores incorrectos e 27 por cento não os conhece de todo.
No que diz respeito a causas, a maioria aponta a má alimentação (52 por cento), metade acusa o consumo excessivo de sal e 45 por cento identifica o stresse. Referidos são também o tabagismo (20 por cento), a obesidade (19 por cento) e hereditariedade ou factores genéticos (17 por cento).
Para a maioria dos portugueses, os medicamentos são o meio mais eficaz para controlar a hipertensão arterial (76 por cento), e diminuir o sal na alimentação é um método válido para 59 por cento.
O estudo “O que sabem os portugueses sobre a hipertensão” quis também saber o que pensam os profissionais de saúde sobre o tema. Quase metade dos médicos e um terço dos farmacêuticos acreditam que a população está pouco informada sobre os riscos da hipertensão. Grande parte destes profissionais são da opinião de que a generalidade das pessoas não adopta medidas para prevenir a hipertensão.
Dia Mundial da Hipertensão“Reduza o consumo de sal – aumente a actividade física” é o mote que marca as actividades do Dia Mundial da Hipertensão. (Perfomance online)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É importante que todos saibam se são hipertensos! É só ver a tensão com regularidade!Muita gente morre por ser hipertenso sem o saber!
Pentotal

4:12 da tarde

Enviar um comentário

<< Home