quarta-feira, novembro 19

Que democracia?

A líder do PSD volta a estar em destaque, e como quase sempre pela negativa, ao proferir uma frase infeliz:

-"Quando não se está em Democracia é outra conversa, eu digo como é que é e faz-se.
E até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem Democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a Democracia."

Pelos vistos é uma nova forma de Democracia, a 50%!
Será que se o PSD vier a ser governo vai durante seis meses "calar a Democracia" e depois mais seis meses em Democracia ?
É uma espécie de Democracia a prestações...
A senhora diz que foi uma forma sarcástica de se exprimir, mas na sua posição não pode cometer gafes destas!
Quem está feliz e desejando que a senhora continue à frente do PSD, é José Sócrates!
Com uma lider destas no maior partido da oposição, tem o futuro garantido!
E assim, vai a Democracia em Portugal, país que está muito longe das Democracias da Europa!
Deixo-vos um texto de JOÃO PEDRO HENRIQUES no DN

A qualidade da democracia portuguesa está longe de se comparar às melhores democracias europeias.
Ao invés, encontra-se bastante abaixo da média, situando-se ao nível de países como a Lituânia e a Letónia, e só acima da Polónia e da Bulgária.
As conclusões são da Demos, uma organização não governamental (ONG) britânica que tem por principal objectivo "pôr a ideia democrática em prática" através, por exemplo, de estudos. A Demos divulgou no final de Janeiro um "top" de avaliação da qualidade democrática em 25 países da UE denominado "Everyday democracy index" (EDI, cuja tradução possível será "index da democracia quotidiana").
Trata-se de uma avaliação sofisticada que envolve mais itens do que o normal em avaliações deste género.
O escrutínio não se fica pelos aspectos formais da democracia (eleições regulares, por exemplo). Vai mais longe, avaliando o empenho popular na solução democrática dos seus problemas e, por exemplo, a qualidade da democracia dentro das relações familiares.
Os resultados quanto a Portugal contrastam, por exemplo, com o último Democracy Índex mundial divulgado pela revista britânica The Economist, e relativo a 2007. Nessa tabela (ver DN de 5 de Abril), Portugal aparece classificado em 19º lugar (no mundo), posição que sobe para 12º quando vista apenas entre os 27 países da UE.
No EDI, Portugal está em 21º lugar, ficando apenas à frente da Lituânia, da Polónia, da Roménia e da Bulgária.
Vários países que até há poucos anos orbitavam no império soviético encontram-se melhores classificados, segundo este "top" (ver gráfico).
O que se passa então com Portugal?
Olhando para o gráfico, percebe-se a resposta: de um ponto de um ponto de vista da democracia formal, Portugal fica em 14º lugar, acima de países como a Espanha ou a Grécia ou a Itália.
O que puxa a democracia portuguesa para baixo são os outros critérios.
Por exemplo: a participação. Aqui a posição portuguesa desce para 19º lugar. Ou seja, as instituições políticas formais estão pouco cercadas de associações cívicas que as escrutinem.
Um aspecto inovador do estudo da Demos é o que avalia também a "democracia familiar". Tenta perceber-se em que países há mais direitos para cada um escolher a estrutura familiar.
Entre os 25 países analisados, Portugal ficou em 21º.
No cômputo geral, a Demos concluiu o que já se intuía: há um claro padrão geográfico na qualidade das democracias.
Os países nórdicos são os melhores.
As democracias vão-se fragilizando à medida que se desce no mapa europeu.
Os países protestantes tendem a ser mais abertos que os católicos.
Verificou-se, por outro lado, que não há uma relação directa entre a qualidade formal da democracia e a qualidade da democracia quotidiana, que é tanto aquela que se exerce numa assembleia de voto como aquela que se pratica na reunião familiar onde se decidem as férias do Verão.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá boa noite Pedro. Foi bem e bom.

Boa noite aos viajantes, como eu, viajantes nos temas.

Pois, só poderia ser assim.

Porque, velho que sou, talvez por tal também, conheço bem a Europa.

O que mais me custa, pela idade, acumulada, é ver um País a morrer.
Portugal.

Morrer não faz mal.
Morrer faz mal se não houver dignidade.

Viver tem uma exigência: tipo Deco, tipo Asae, tipo responsabilidade.

Estar, hoje, nós aqui, encima dos pés, tem uma exigência:
A dignidade.

Este é o tema que me suscita a pergunta:
Valerá a pena?

Os jovens, herdeiros por natureza do nosso País, responderão.
Se quizerem.

Mas, jovens ou velhos, deixem-se de atoardas, poderia dizer, merdas.
Sejam directos, sempre, assinem, já ninguém lhes fará mal. rss
Por mim, prometo..
Cumprimentos prá malta.. deixem lá as coisas partidas, construam coisas inteiras.
De qualquer modo não se perca tempo.:
de um modo ou de outro, a Portugal resta pouco. Tempo.
Passem bem.

11:05 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Temos os Marretas em força aí de novo ... Cocas comanda ... Statler e Waldorf ... sem comentários ... ai ai democracia ... quem a tem chama-a de sua ... o Carvalho da Silva fica com o pé na rua ( porque foi proibido de entrar nas instalaçõe dos CTT ... e assim vai este país supostamente governado por socialistas ...

Liliana

9:13 da manhã
Blogger Unknown said...

A Dr.ª Manuela Ferreira Leite teve a ousadia (por que não a coragem?!) de manifestar publicamente aquilo que deseja a maioria dos militantes do PPD/PSD.

Na verdade, para essa maioria, é necessária, neste momento, uma qualquer medida, nem que venha das mãos de Deus, que reponha a possibilidade de livremente podermos superiorizarmo-nos em relação aos outros cidadãos, sobretudo aos escravos da nossa sociedade, para, sem grande esforço (e à força de facilidades que o Estado nos conceda), enriquecermos à nossa vontade, sem necessidade de termos de considerar as demais pessoas.

Sempre foi este o ambiente dessa mesma maioria, mas os momentos difíceis que actualmente ocorrem, durante os quais as sondagens revelam não só um acentuado abrandamento da intenção de voto no PPD/PSD, como uma já notável subida de apoio dos cidadãos (com direito de voto) à dita "esquerda" mais à "esquerda" do PS [CDU e Bloco de Esquerda], ameaçam fazer desaparecer a possibilidade de os chamados "sociais-democráticos" voltarem ao poder.

Vejam-se os exemplos do Alberto João Jardim, que despachou os professores todos com BOM, apenas por decreto, transformando-se no "avaliador" do Ministério da Educação no arquipálago da Madeira, ou do Menezes de Gaia, que veio alertar o país, através da diligente comunicação social do regime, de que, quando quiz que se fizessem averiguações sobre as já comprovadas manigâncias dos banqueiros do regime, foi até ameaçado pela "elite" estabelecida, ou dos altos dignitários do PPD/PSD que andaram a falsificar a vida económica, usando um banco da "Loja P2" do Vaticano, para criar empresas falcatrueiras em paraísos fiscais, destinadas a lavar e a desviar dinheiro que lhes não pertenceu nunca.

Sócrates parece estar garantido na "maioria absoluta" por esta sucessão de escândalos dos "laranjas", que já ultrapassam os das gentes do seu partido.

Faça-se então um intervalo (se fôr necessário, que seja por mais do que seis meses) na Democracia de todos para salvar a "democracia" deles.

Que venha a ditadura e que se fine a democracia, como quer a Ferreira Leite (e parece que também o Cavaco Silva).

Um abraço.
ROGÉRIO BARROSO

4:13 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Que venha o diabo e escolha..a tal estamos habituados.
As moscas vivem 24 horas.
Portugal é que está mal.
E nós, na sequência, tal e qual.

Vá lá que os ditos insectos, cheiradores da caca, também não têm tempo para ter nome. Só para os balcões do registo...uma vida..

Cada Portugal terá o português que merece.

Cumprimentos

1:16 da manhã
Blogger Unknown said...

A propósito da demonstração de sinceridade da Manuela Ferreira Leite, em nome do PPD/PSD que dirige (por agora!), o meu amigo Vicente Calixto disse-me que a nova definição da sigla PSD é "Partido Semestralmente Democrata".
Um abraço para todos.
ROGÉRIO BARROSO

1:24 da tarde
Anonymous Anónimo said...

por falar em democracia ,na 5ª feira dia 20 em olhão o presidente mandou o vereador da cultura e desporto roubar um cartaz do movimento de cidadania somos olhão onde informava os cidadões sobre as perguntas que esse movimento têm feito ao oresidente sobre incuprimentos ao ~PDM autorizações de construção em terrenos RAN e REN sem a respectiva desanexação.
vem esse roubo no seguimentoda ameaça aos tribunais dos blogs olhao livre bate estacas . quem quiser saber mais noticias é ir ao blog olhaolivre que está lá tudo ao promenor.
Viva a democracia viva a lberdade.
Floripes

5:40 da tarde

Enviar um comentário

<< Home