terça-feira, abril 14

FARO - REQUALIFICAR AS ENTRADAS

REQUALIFICAR AS ENTRADAS


Entrar numa cidade deve constituir um acto de prazer, tal como na casa de amigos que gostam de nos receber com simpatia e com consideração.

Faro recebe os seus visitantes, essencialmente por quatro portas: Patacão, Rio Seco, Chelote e Penha. A primeira tem alguns arranjos positivos, ainda que incompletos e carentes de uma qualidade mais cuidada.

As outras três são muito pobres e com um aspecto confrangedor para quem recebe milhares de pessoas por dia e dá assim sinais de pouca consideração por elas.

Quando temos apreço pelas pessoas que convidamos a visitar a nossa casa, não lhe colocamos lixo, tábuas, latas e paredes podres na recepção.

As entradas de Faro revelam anos de abandono, de desleixo, de ausência de planificação e de determinação.

É possível fazer melhor e até gastar pouco dinheiro público.

A solução passa por lançar rapidamente concursos de ideias, com vista à requalificação global das entradas.

A execução das obras preconizadas nesses projectos podem, em boa parte, ser apoiadas em donativos privados de empresas que gostem de se associar a imagens agradáveis e positivas. Existem em Portugal vários exemplos disso, e até uma jovem empresa promotora que a tal se tem dedicado com sucesso.

No seguimento das próximas eleições autárquicas, este processo será prioritário.

Como programa de trabalho, pretende-se naturalmente o seguinte:

- Remoção da excessiva quantidade de painéis;
- Limpeza de muros;
- Criação de espaços verdes ordenados;
- Bermas cuidadas;
- Nova solução para a fluidez viária de Vale de Amoreira / Nacional 2;
- Retirada de construções abarracadas;
- Requalificação de sinalética informativa e direccional;
- Etc…

O dinheiro público não abunda, mas as cedências e compensações urbanísticas dos loteamentos confinantes, que deste modo saem valorizados, e os donativos atrás referidos são grande parte da solução.

Faro merece imaginação, gosto e determinação.


José Macário Correia

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

oH sR. MACÁRIO cORREIA, ANDOU A LER O BOLETIM DA cÂMARA DE FARO?
É QUE SE ANDOU É FEIO COPIAR, JÁ ME DIZIAM NA ESCOLA PRIMÁRIA..
SE NÃO ANDOU, ENTÃO ESTÁ MUITO DISTRAÍDO PORQUE O QUE FALA SÃO TUDO COISAS QUE JÁ ESTÃO A SER TRATADAS E ANUNCIADAS, NOMEADAMENTE NO REFRIDO BOLETIM...

É MELHOR PREPARAR MAIS PO SEU PROGRAMA...

12:40 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez o São Macário irá resolver os nossos problemas todos.
A partir de hoje terá uma alcunha...São Macário o conquistador, pois irá resolver também o problema da zona de indefinição, conquistando, dessa forma, território para Faro.
Em Outubro próximo as urnas estarão cheias de nevoeiro...vamos lá ver é se isso não impede os eleitores de ver bem em que votam.
Beijinhos

6:59 da tarde
Anonymous Ex. Socialista said...

Existe um Socialista com medo de perder o tacho que chama a Macário Correia o São Macário. Não é Santo concerteza mas pelo menos promete aos farenses rigor e seriadade, valores que Apolinario desconhece. Afinal não foi o sr Sim quem prometeu tudo a todos e depois deu o mesmo aos do costume? Confesso que votei Apolinario porque Vitorino não servia para Faro, mas hoje, tal como muitos outros farenses sinto-me enganado por um presidentezinho que foi o maior inutil politico que alguma vez passou pela CMF.

8:29 da tarde
Anonymous Anónimo said...

QUEM ESTÁ A PROMETER TUDO A TODOS É O SR. DE TAVIRA, QUE SÓ REPETE COISAS QUE ESTÃO JÁ EM CIMA DA MESA A SER TRATADAS E RESOLVIDAS!!!

11:06 da manhã
Anonymous Anónimo said...

PELOS COMENTÁRIOS QUE TENHO LIDO NESTE BLOG, ISTO JÁ PARECE O "TEM AVONDE II".
PENSEI QUE ESTE BLOG SEGUIRIA UMA LINHA SÉRIA, ONDE SE PUDESSE DISCUTIR IDÉIAS E DAR SUGESTÕES QUE PUDESSEM VIR A CONTRIBUIR PARA MELHORAR A NOSSA CIDADE.

11:18 da tarde
Anonymous Anónimo said...

" Cedencias e compensaçoes urbanisticas dos loteamentos confinantes". Não vale a pena porem mais no programa que a gente ca da terra ja sabe o que é que isto quer dizer. E ainda falam do que os outroa fizeram... Faro continua a dar para tudo e para todos.
Zé Francisco

10:08 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Macário, você devia ver, era as repostas dadas na habitação social.Você sabe que lá se passa? Pergunte nos locais certos, vai apanhar uma BIG supresa.

7:14 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O Eng Macário tem que nos dizer duas coisas:

- Qual o volume de donativos dados por empresas privadas à Câmara Municipal de Tavira?

- Relativamente às "cedências dos promotores" se é verdade que um dos membros da "Perestroika" (estamos a falar do Engº David Santos) vai na sua lista?

Cumprimentos

11:33 da tarde

Enviar um comentário

<< Home