domingo, outubro 18

Bairro Centenário

No abecedário de Faro, estamos hoje com a letra B e vai daí estamos no Bairro Centenário!
Confesso que sei muito pouco da história deste bairro, e não encontrei nada na net para me ajudar!
Pelo que me disseram era um bairro de cantoneiros e que foi construido pela Junta Autónoma das Estradas, hoje, Estradas de Portugal !
Independentemente da sua origem e história, e espero que algum dos leitores possa dar uma ajuda neste capitúlo, este bairro vive paredes meias com um complexo habitacional de alta densidade e o Estádio de S. Luís.!
As casas térreas vão mantendo alguma dignidade, e sei que a Provectus (IPSS) tem aí a sua sede!
O que não pode continuar é com os arruamentos em terra e esburacados, com carros abandonados e um certo de ar de tristeza para não dizer pobreza!
Parece-me uma zona que recuperada poderá ser um ponto de interesse da nossa terra!
Com calçada portuguesa, recuperado o fontanário, eventualmente convidando as Estradas de Portugal a aproveitar uma das casas e fazer um pequeno museu dos equipamentos usados pelos cantoneiros há 100 anos, talvez aquele Bairro recuperasse a dignidade que os Farenses querem e merecem!
O que me parece inquestionável é que não pode continuar abandonado como até agora!
O "Faro este" espera que os seus leitores alvitrem soluções para aquele espaço e,
entretanto, a Câmara terá que ir pensando neste assunto!
Como alguns leitores sugeriram também para a letra B o Barco da Carreira e o Bom João, aguardo que me enviem as suas estórias!
Vamos pensando o que dizer relativamente à letra C.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como a letra P de Penha ainda vem longe,gostaria de deixar já aqui um alerta para quem apartir de 20 do corrente tomar a cargo o pelouro da limpeza da cidade.Não adianta como até agora têem feito, andar um carro de aspiração, mais uma funcionária com um soprador de detritos na Rua Jornal Correio do Sul, enquanto na sua parte norte, todo aquele terreno depósito de lixo e carros abandonados não for devidamente arranjado,de modo a travar toda aquela areia barrenta que vai constantemente para a rua.
Sr. futuro Presidente da Junta de Freguesia da Sé,esta rua dita cerca de 50 metros da delegação da mesma na Penha,por isso logo que possivel mãos à obra e nós cá estaremos para reconhecer o trabalho.
Um morador.

6:25 da tarde
Anonymous Conde Montenegro said...

Na minha opinião era um excelente espaço para enterrar o que resta do socialismo farense.

11:07 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Ó conde .
Também acho .
Até porque a social democracia já lá tem a sua campa.
Ficavam lindos lado a lado.
Visconde da Penha.

6:42 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Quanto amim acho que a monarquia está a surgir em força.O próximo passo será estes condes e viscondes prestarem vassalagem ao princepe do Chelote?

10:42 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Porque não tirar partido de a zona das casas do Bairro Centenário ser praticamente uma cova e arranjar uma solução arquitetónica que aproveitasse este espaço para outras construções um pouco mais altas de maneira a alojar a Provectus e outras associações ou serviços, e espaço para crianças?

10:57 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Olha nao possojudar mas acho que para quem nao sabe ja fez um excelente trabalho.
MUITO BEM !
Abraços xD

3:48 da tarde

Enviar um comentário

<< Home