domingo, novembro 15

Este vai para Loulé

Águas Frias é um lugarejo do interior algarvio, na freguesia de Alte!
Porque não é local de passagem, o "movimento" é reduzido e os visitantes são poucos!
E eu sou um dos poucos visitantes que lá vai com alguma frequência!
Assim vou aos poucos conhecendo as suas gentes e costumes e alguma da sua "estória"
E Águas Frias tem "estória" para contar!
Sendo uma zona agrícola, "sofria para exportar" o que produzia e "sofria para importar" o que necessitava!
Não tinha acessos e para agravar a situação a Ribeira do Arade, que por ali passa, muitas vezes enchia a ponto de deixar o povoado isolado do resto do mundo!
Assim, há cerca de 40 anos, ou mais, a população resolveu ligar-se à civilização, e fez, com as suas próprias mãos, e com o apoio financeiro da Câmara de Loulé no valor de 800$00 (oitocentos escudos) e o empréstimo de um carro de mão, dizia, que a população fez o caminho que os ligou ao Azinhal, "a porta de entrada para a civilização"!
Pouca gente terá tido coragem como esta gente teve, e assim, durante cerca de 4 anos, cada um dando o trabalho que podia, lá foram fazendo os 7 Kms. de caminho da sua "indepêndencia"!
E fizeram !!!
Pois agora Águas Frias está novamente a unir a sua população, não para fazer outro caminho, mas para se defender da REN!
A Rede Eléctrica Nacional, quer fazer passar por cima da cabeça dos moradores duas linhas eléctricas, uma de alta e outra de muito alta tensão!
Dizem as entidades envolvidas que não faz mal algum....
O que é certo é que situações destas têm ocorrido um pouco por toda a parte, e os moradores têm conseguido alterar "o percurso" das ditas linhas!
O que mais revolta aquela gente é que havendo imenso espaço para fazer passar as "malditas" linhas, estas tenham que passar mesmo por Águas Frias!
O que lhes disse é que certamente que a REN faz a obra que tiver menos custos!
Este é um princípio básico deste tipo de empresas!
Assim, a população já fez um abaixo assinado pedindo a alteração do traçado, e quer ser recebida pela Câmara de Loulé, para expor os seus receios!
Certamente que Seruca Emídio os vai ouvir e ajudar a ultrapassar esta situação que está preocupando as gentes de Águas Frias!

P.S.- O que encontrei na Net :- Localidade com cerca de 70 habitantes (2005). Foi aqui escavada uma necrópole de cronologia indeterminada. Não possui saneamento básico nem abastecimento de água

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ò Pedro:esse é um problema de fácil resolução:contacta o sucata Godinho que ele tem bons relacionamentos com o presidente da Ren e contrata como advogado o filho desse artista e é assunto morto à nascença.

7:21 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Compreendo o problema desses habitantes. Mas confio na acção do Edil de Loulé (pessoa que conheço) para, junto dos responsáveis por mais uma "brilhante" ideia, resolver a situação desses habitantes.
Já agora a propósito de ideias, e porque a letra dos comentários não passou do "L", sugeria porque penso que a coisa merece, alguns pareceres quanto á iniciativa, a meu ver extemporânea do Edil de Faro, relativa á "Legalização dos Aparelhos de Ar Condicionado". Na verdade para tornar Faro mais limpa, mais verde e mais arrumada outras acções são muito mais prioritárias.

8:27 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Caro anónimo!
O "abecedário de Faro" vai continuar!
É preciso é calma pois isto não é uma corrida!
Certamente que irá continuar com a cadência possível!
Cmpts

8:34 da tarde
Anonymous Anónimo said...

o adf já dissecou o tema dos aparelhos de ar condicionado!

12:04 da manhã
Anonymous marceano said...

O Google e a Net têm informação científica suficiente, há anos, que explica , publica, expõe os problemas dos fortes campos magnéticos que tais vias eléctricas "proporcionam" aos humanos vivendo nessas áreas de influência. Claro que quem decide será numa vertente económica para a empresa mãe.
Claro é também que quem, técnicamente, propõe à sede tais projectos, na minha óptica, defende a economia da sua empregadora e, em segunda fase, o seu emprego.
Mas sendo este um tema comum de cobardia humana, social e, essencialmente auto protectora, quem propõe, pretende apenas agradar aos chefes. Deixará assim de ser um técnico para ser um tachista.
Essa gentalha existirá até ao fim da humanidade.
Ainda hoje se procura o cão que no princípio da vida deu uma bu..., todos os cães o procuram, cheirando o rabo uns dos outros, ainda não o encontraram.. e na sequência, os cães até gostam do banho...será para não serem acusados do pecado original deles??
Apesar de, depois de descobrirem o culpado, poderem começar a falar, outra vez? Ordens superiores do criador,.. sim, agora preferem o banho, já não acreditam...aprenderam connosco, ditos humanos. Vão todos pró buraco, o culpado e os delatores..assim costuma ser..
Bela anedota para começar mais uma cinzenta semana...

1:15 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Está na altura de aplicar os altos lucros da REN para executar as linhas enterradas am corredores existentes como sejam a auto estrada e a via do Infante. Já chega de proliferar postes de dimensões exorbitantes com radiações que toda a gente sabe que são altamente prejudiciais á saúde. Continuem a votar.

11:32 da manhã
Anonymous Adriana/Águas Frias said...

Como moradora desta aldeia, perdida na serra, que de pequena pouco têm e população envelhecida muito menos, venho demonstrar o meu desagrado para com os nossos politicos que apesar de termos reunidos todos os esforços para resolver este problema, o nosso poder local teima em não nos ajudar e ignorar esta situação. E como se isto nao bastasse,tentam transmitir aos moradores que estas "linhas" nao tem nada de prejudicial para a nossa saude! Porém as gentes de Águas Frias, pouco ou nada tem de tolas e muito menos de provincianas, ou seja, esta luta irá continuar e nós filhos de Águas Frias iremos lutar até que alguem nos ouça e compreenda que apenas queremos continuar nosso cantinho, que apesar de ser esquecido quando falamos de condiçoes basicas(água, saneamento basico), continua a ter uma qualidade de vida superior a qualquer cidade existente neste concelho(Loulé).

P.S--> Pedro, o bloggue está 5estrelas.

2:32 da tarde

Enviar um comentário

<< Home