sexta-feira, dezembro 18

Ainda há “rescaldo” nos bombeiros

Decidida e efectuada a junção das duas corporações de bombeiros de Faro, “o incêndio” ainda não acabou!
E se não acabou é porque parece que “há incendiários dentro dos bombeiros”!
Não é caso inédito pois já uma vez foi detido um bombeiro porque ateava fogos para depois os ir apagar!
No caso de Faro, ao que parece, os ex-municipais tudo têm feito para que o incêndio não se apague!
Estes funcionários camarários não gostaram de ver alguns dos ex-voluntários passarem à sua frente em termos hierárquicos!
Mas esta é uma situação perfeitamente normal!
Se há voluntários mais graduados que municipais, estes terão que hierarquicamente passar à frente!
E não venham com a “estória” da formação e conhecimentos, pois, segundo autoridades do SNB não confirmam melhores capacidades aos bombeiros municipais do que aos bombeiros voluntários!
Se em termos de equipamentos os municipais sempre estiveram melhor, em termos de operacionalidade, não há diferenças!
Mas o que é certo é que os ex-municipais continuam a dar fogo ao rastilho, tendo inclusivamente feito um apelo nacional para que houvesse uma manif a favor da sua causa!
Haja o que houver, com manifestações, ausências a almoços, e outras acções de contra-fogo, o processo, para bem de Faro, terá que ser irreversível!
Se é o melhor para a cidade, os profissionais do fogo só têm que aceitar, não será?
Não me parece que os interesses destes funcionários da Câmara se possam sobrepor aos interesses da cidade!
Estou certo que “com a ajuda da chuva este incêndio se apagará em breve”!
Por outro lado, felicito o Presidente da Câmara, pois foi quem conseguiu concretizar o que os seus antecessores tentaram e não conseguiram!

13 Comments:

Anonymous Lima said...

Já na altura achei que não ia dar certo, e ainda o acho! não se podem misturar coisas que não são misturàveis. Acho que o Engº Macario cometeu um erro aqui. O governo devia ter apoiado as duas cooperacções e deixa-las tal como elas eram. a sua dinstitividade era uma mais valia para o serviço!

1:01 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Mais palavras para quê?
Bom texto!
Boa decisão!

12:53 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Também acho muito bem! Em tempo de crise há que encontrar as melhores soluções. Em termos de apoios do Estado esta iniciativa será muito mais proveitosa para a Cidade e mesmo para os Bombeiros. É preciso é Unir e não Separar.

8:10 da tarde
Anonymous Anónimo said...

o que o Má Cario fez aqui não foi unir, foi criar uma Guerra que nunca se sabe onde vai parar!

9:07 da tarde
Anonymous Anónimo said...

não está em causa a junção mas o incumprimento da lei, acabou com um serviço municipal e para tal só a assembleia municipal tem competência, mas pelos vistos agora este senhor outrora cioso da legalidade com o seu candidato já vale tudo, chamo a isto Desonestidade intelectual e demagogia ao nível do que sempre fez.

12:39 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Srº Pedro
V. Exª escreve:

"E não venham com a “estória” da formação e conhecimentos, pois, segundo autoridades do SNB não confirmam melhores capacidades aos bombeiros municipais do que aos bombeiros voluntários!"

Explique-me lá isto:

"AUTORIDADES DO SNB" !!!!?????

e eu pensava que o Decreto-Lei nº 49/2003 de 25 de Março de 2003 que diz :

http://www.proteccaocivil.pt/Legislacao/Documents/Dec-Lei_49_03_Lei_Org_SNBPC.pdf

Artigo 54.o

Extinção de serviços

1 — É extinto o Serviço Nacional de Bombeiros, criado pela Lei n.o 10/79, de 21 de Março.
2 — É extinto o Serviço Nacional de Protecção Civil, criado pelo Decreto-Lei n.o 78/75, de 22 de Fevereiro.
3 — É extinta a Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais, criada pela Resolução do Conselho
de Ministros n.o 30/87, de 23 de Maio.

Então depois de extinto em 2003 essas “AUTORIDADES” ainda dão pareceres?

E já agora, depois de o SNB passar a SNBPC, o Diário da República, 1.a série—N.o 63—29 de Março de 2007

http://www.proteccaocivil.pt/Legislacao/Documents/DL_75-2007_Organica_ANPC.pdf

tambem se pode ler:

CAPÍTULO VI

Disposições transitórias e finais

Artigo 26.o

Sucessão

A ANPC sucede nas atribuições, bem como nos direitos e obrigações do Serviço Nacional de Bombeiros e
Protecção Civil.

Pois é... tambem extinguiram o SNBPC em 2007.
Atualmente já existe uma “AUTORIDADE” que se designa por ANPC, criado por este decreto.
E já agora por ultimo, o Sr. Chama de “ex-municipais” a quem?
Foi essa “AUTORIDADE” que decretou a extinção dessa Instituição chamada CBM Faro?
Esse “Decreto” pode-se ler onde?
Tambem estou de acordo o Srº, que “com a ajuda da chuva” pode ser que a LEIS EM VIGOR neste Pais, sejam lidas e aplicadas e ai sim, o incêndio será apagado.
Termino por agora, desejando a si e aos leitores deste blog, um Feliz Natal.

2:52 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Caro Anónimo
Não sei que mudanças de nome se operaram!O Presidente do SNB ,em 2000, e á frente do Inspector Distrital do SNB disse-me precisamente que a formação era igual para voluntários e municipais e que não se podiam diferenciar por aí!
Se hoje é autoridade, muito bem! São nomes! Também não devemos falar de Câmara de Faro que agora é Município de Faro!E antigamente uma ambulância era uma ambulância e agora é uma auto maca....
Mudam os nomes! Como se costuma dizer, mudam as moscas mas ...
Também para si um BOM NATAL

5:47 da tarde
Anonymous marceano said...

A tecnologia para ir à Lua e a Marte já estão prontas. Triliões de investimentos. O adiamento será porque os humanos ainda não estão prontos para tal aventura. Falta ainda uma protecção real contra as radiações cósmicas numa mais longa viagem.
Mas entretanto aqui na superfície da Terra as gentes ainda questionam quem é quem..de aldeia a aldeia, de acidente a acidente...
para quê comunidades se cada um quer ir para o seu lado? como era antigamente..? O dividir para reinar continua.. infelizmente !

12:59 da manhã
Anonymous Anónimo said...

sr Pedro Cabeçadas, por acasso não e filho do antigo comandante Cabeçadas????
Informe-se a si e depois todos os municipes, mas informe-se bem !!!!
Nem tudo o que loze e ouro, os bombeiros vonluntarios nem tem de perto a mesma formação que os municipais e alias prova disso e a recruta que esta a decorrer no regimento sapadores de bombeiros lisboa.
Mais !!!!!!!!!!!!!! cuidado o dinheiro cobrado pelo serviço dos veiculos dos municipais ex: ambulancia 2,50 euros agora 'e efectuado na mesma pela ambulancia dos municipais mas 'e cobrado 15 euros e esse dinheiro vai para os voluntarios !!!!!! cuidado !!!!!!

11:04 da tarde
Anonymous Joaquim Seita said...

De facto e por me encontrar a viver noutro canto de Portugal neste momento, não sabia desta junção entre Bombeiros Voluntários e Municipais, a qual saúdo para bem da cidade de Faro e de quem aí vive, há muito tempo que deveria ter sido feita, não faz nenhum sentido haver duas corporações na mesma cidade, afinal fazem o mesmo trabalho, defendem os mesmos princípios e causas, são enfim os Soldados da Paz e é com eles que a população da cidade conta em caso emergência e ou catástrofe, chemem-se como se chamarem, venham de onde vierem e tenham o comando que tiverem, só interessa que sejam bem formados e treinados, bem dirigidos e tenham todos os meios possíveis para intervir quando chamados a isso .

Tudo o resto não interessa nada, essas guerras de alecrim e mangerona do antigamente só atrapalharam, espero que agora tudo entre na normalidade e que a cidade de Faro tenha por fim os bombeiros que merece, deveriam todas a cidades do País seguir o mesmo exemplo .

Fui Bombeiro no Aeroporto de Faro (fomos obrigados a mudar de nome para um mais "pomposo?", "Oficiais de Operações de Socorros" porque um tal senhor que me recuso a dizer o nome dizia na altura que não eramos bombeiros por não pertencermos ao SNB, no entanto tudo fez para que nunca o podesse-mos alguma vez vir ser, dou duas dicas, chegou ao Aeroporto no acidente de 1992 ás 08,30h, quando o acidente se deu ás 08,35h e deu uma entrevista a um jornal da região a insultar-nos de todas as maneiras e feitios) durante 28 anos, sei bem como eram as relações entre estas duas corporações .

Já agora respondo a este anónimo (sempre a mesma coisa, atirar as pedras e esconder a mão) que o Comandante Cabeçadas (Dr. Cabeçadas) para quem não o conhece e ou não o respeita, é irmão do Pedro Cabeçadas e foi um excelente colaborador (não sei se ainda é) nesta nobre causa que é zelar pela segurança e socorro de pessoas e bens no Distrito de Faro .

Bem haja quem defende, colabora e ajuda a melhorar este serviço muito importante e precioso para todos, porque quando tiverem o rabinho a arder não vão escolher quem querem para os socorrer .

Um excelente ano de 2010 para todos .

um abraço

J. Seita

2:56 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Pergunto :

De onde apareceram a maior parte dos bombeiros municipais, os mais antigos???

Dos Voluntários!!

Os Voluntários não têm formação?

Têm, mas à custa deles não de cursos financiados pelo MF, e para individuos escolhidos por afagamento e palmadinhas nas costas.

maria

12:32 da tarde
Anonymous Anónimo said...

"Reza a historia que vozes de burros não chegam ao ceu"


antes de falarmos sobre algo temos que conhecer os seus conteudos e as suas legalidades só depois podemos opinar sobre elas com bom censo e respeito.

12:31 da manhã
Anonymous Anónimo said...

a culpa é do enf Anibal....

11:22 da tarde

Enviar um comentário

<< Home