domingo, outubro 30

Tão perto e tão longe

Taxa de desemprego espanhola cai para mínimo de 1979.

A taxa de desemprego em Espanha caiu para o valor mínimo desde 1979, no terceiro trimestre deste ano, uma vez que o crescimento económico criou postos de trabalho suficientes para mais do que compensar o número de pessoas que entraram no mercado de trabalho.
A taxa de desemprego caiu para 8,4%, contra 9,3% no segundo trimestre, avançou hoje o instituto de estatística do país. O número de desempregados caiu em 180 mil face ao trimestre anterior, para 1,77 milhões. O número de pessoas no mercado de trabalho aumentou para 19,2 milhões, 300 mil acima dos três meses anteriores.
A economia espanhola tem crescido a um ritmo maior do que 2% nos últimos 37 trimestres. O primeiro ministro espanhol, Zapatero, disse dia 6 de Outubro que tinha como objectivo trazer a taxa de desemprego espanhola para valores mais baixos do que a média dos países da Zona Euro, actualmente nos 8,6%.
O número de pedidos de subsídio de desemprego caiu em 0,3% em Setembro face a Agosto para os dois milhões, disse dia 4 de Outubro o Ministério do Trabalho.