sábado, maio 27

Trabalho Infantil

Recebi por email e divulgo
crianças portuguesas, na região de Felgueiras, que cosem à mão sapatos para a Zara. A situação é denunciada numa reportagem divulgada, este sábado, pelo jornal «Expresso» e pela revista que o acompanha, a «Única».
O jornal conta o caso de dois irmãos, de 11 e 14 anos, que cosem à mão dezenas de sapatos. Recebem 40 cêntimos por cada par e chegam a cozer entre 100 a 160 pares de sapatos por dia. Na reportagem assinada por Hugo Franco, conta-se que o fenómeno «alastra por várias freguesias rurais de Felgueiras, muito afectadas pelo desemprego».
A Inditex, proprietária da Zara, já reagiu à descoberta. Através do gabinete de Comunicação, a empresa espanhola promete ser implacável com a empresa subcontratada, que por sua vez subcontratou o trabalho às famílias.
«Vamos confirmar primeiro, mas, a ser verdade, a Inditex será implacável. Essa fábrica deixará de trabalhar para o nosso grupo», assegura a multinacional espanhola.
O «Expresso» escreve que a Inditex «já mostrou cartão vermelho a algumas empresas portuguesas, pelos mesmos motivos». «Só no último ano, 400 empresas externas de vários pontos do Globo deixaram de trabalhar para nós, por violarem o código de conduta da Inditex sobre trabalho infantil, liberdade de associação, saúde e segurança, ou meio ambiente», acrescenta ainda o responsável do gabinete de Comunicação da Inditex.
Quem também promete estar atento a esta situação é Joaquina Cadete, responsável pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Em declarações à Agência Lusa, a responsável afirmou que os técnicos do PETI «vão ter uma negociação pura e dura com esta família, alertando, nomeadamente, para os riscos de insucesso escolar das crianças em causa». A família citada na reportagem vai passar assim a ser acompanhada, mas Joaquina Cadete lembra que, uma vez que as situações se passam em casas particulares, os técnicos do PETI só podem actuar se forem feitas denúncias.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

3:07 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

7:41 da tarde

Enviar um comentário

<< Home