quinta-feira, junho 29

O nordeste algarvio.

Motivos profissionais levaram-me hoje ao nordeste algarvio!
Se até Odeleite a paisagem vai alternando entre o àrido e a floresta, terminando aqui com uma bela paisagem da barragem, daqui para o interior o àrido só dá lugar ao àrido! É uma paisagem que nos faz pensar e que ao mesmo tempo nos faz compreender "a fuga das gentes daqueles sítios" para a cidade! Ali, o futuro não existe!
Como pode alguém viver naquele "deserto"? Que agricultura é possível fazer ali?
A população envelhecida vai aos poucos abandonando as culturas de subsistência! A saúde já não permite tratar daquilo que foi a sua horta e de onde "extraiam" os (bons) produtos para sua alimentação!
Então qual é o futuro do nordeste algarvio???
Só vejo um:- a florestação!
É sabido que esta é uma àrea que está a ter um incremento em todo o mundo pois as energias alternativas têm cada vez mais peso na economia!
Só que aquela "terra de ninguém", onde já não há mesmo ninguém, luta contra tudo e contra todos! Nada há que possa fixar a juventude! Assim, a população envelhece "todos os dias"!
Então, quem vai fazer a florestação??? Começam aqui as dificuldades!
E que apoios têm aqueles que, tal "David contra Golias", querem fazer algo pelas suas terras?
Nenhuns!!! Não admira assim que o concelho de Alcoutim seja dos mais pobres do país!
E que Algarve é o nosso onde a ostentação e luxo "vivem à grande e à francesa" em Vale do lobo e Quinta do Lago, e a miséria "sobrevive" em Vaqueiros, ou Lutão, ou qualquer outro lugarejo do nordeste??? Cavaco Silva esteve lá há pouco! Espero que tenha visto e não olhado! E espero que actue para que estes nossos conterranêos tenham direito a viver e não sómente a sobreviver!
A minha deslocação ao nordeste algarvio terminou na Feira de S.Pedro, em Vaqueiros! Dizia-me um local:-"Há 20 anos juntavam-se aqui mais de mil pessoas! Hoje pouco mais de uma centena ! E daqui a mais 20 anos, como será?" Para mim, com o envelhecimento daquela gente, daqui a 20 anos a Feira de S.Pedro, em Vaqueiros, será só uma recordação...
Deixo-vos umas fotos que o meu telemóvel "trouxe" para mostrar a muita gente aquilo que não se encontra no Fórum ou nas lojas dos chineses!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É como muitas regiões de África! Povos tão pobres e com tanto terreno de onde se podia tirar algum tipo de produção, além da oferta de emprego que daí podia vir! na florestação já se fala à muitos anos, mas na verdade continua tudo na mesma, não é? Nós os mais novos, temos de começar sériamente a pensar em soluções, até porque Portugal não é só Lisboa e o vinho do Porto!
bj

11:10 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
»

11:15 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a tua ideia, passo as minhas ferias nos balurcos e bem vejo que as gentes estao sem vontade de fazer algo, por muita boa vontade que exista por parte da autarquia de alcoutim tem de existir + vontade da sociedade civil nesse combate e manter viva as tradiçoes.
Mas é preferivel ir ao encontro do que é facil.
Eu que moro el Lisboa, nao me importava de ir para la e lutar e ajudar no desenvolvimento desta bela regiao que é o Nordeste Algarvio especialmente Alcoutim

12:00 da manhã
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! http://www.cum-swallowing-2.info/gay_cumshot_galleries.html baccarat Matrix scholarships Ethics medicines patents optimum refrigerator temperature Zocor online silniczek krokowy alfa romeo 156 Cheap calling to cambodia Hall with mats upon the floor and his

7:21 da tarde

Enviar um comentário

<< Home