quarta-feira, setembro 14

Música do Momento

Goste-se ou não, o fado é a canção nacional!
Amália Rodrigues foi a maior intérpetre de fado de todos os tempos! Aqui fica " Lágrima"!
Fica também um pequeno apontamento da história do fado!

A alma dos portugueses
O fado não é apenas uma canção acompanhada à guitarra. É a própria alma do povo português. Ouvindo as palavras de cada fado pode sentir-se a presença do mar, a vida dos marinheiros e pescadores, as ruelas e becos de Lisboa, as despedidas, o infortúnio e a saudade.
A grande companheira do fado é a guitarra portuguesa. Juntos, fado e guitarra, contam a essência de uma história ligada ao mar.
O fado, por ser de todos os portugueses, está na taberna e no salão aristocrático. Surgido na primeira metade do século passado, depressa se tornou na canção popular de Lisboa. Desde então, manteve sempre as sua características de expressão de sentimentos associados à fatalidade do destino.
O fado está marcado pelo phatos das tragédias da Grécia clássica.A canção emblemática de Lisboa é também indissociável dos seus bairros mais típicos. Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa são os seus mais autênticos berços.
Por esta razão, ouvir o fado é conhecer Lisboa. É também conhecer os portugueses, no mais profundo da sua alma de povo que enfrentou o mar desconhecido.E, por ser uma canção nacional, o fado está igualmente marcado pelo atracção que a aristocracia boémia sentiu pela ruas e vielas de Lisboa, pelas tabernas e pelas mulheres.
O fado foi partilhado por fidalgos, por vadios e por marinheiros. No regresso ao salão aristocrata, trouxeram o fado para que fosse acompanhado ao piano.
A companheira do fadoA guitarra portuguesa é a grande companheira do fado. A sua origem remonta ao cistro surgido na França e na Itália do Renascimento.O cistro viajou desde o século XVI pela Alemanha e pela Inglaterra, tendo sido intro-duzido em Portugal pela colónia britânica radicada na cidade do Porto.Abandonada nos outros países europeus, a guitarra adaptou-se e criou raízes em Portugal. A sua evolução deu-lhe características próprias, passando a ser designada por guitarra portuguesa.

4 Comments:

Blogger Miguel said...

Portugal é um FADO!

Bjks da matilde

3:02 da tarde
Blogger armando s. sousa said...

Gostei muito de ler estes pequenos apontamentos sobre o fado e da guitarra portuguesa.
Um abraço.

3:39 da tarde
Blogger naoseiquenome usar said...

Um património só nosso, admirado por tantos lá fora, tantas vezes maltratado pelo uso que dele se faz cá dentro (fico doente quando vejo cantores pimba a cantar fado). Amália foi única. A guitarra Portuguesa é única e acompanha o fado, sendo que este, quando bom, nos penetra a alma. E quer na variante de Fado de Lisboa, quer na de Fado de Coimbra!

4:18 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »

8:48 da tarde

Enviar um comentário

<< Home